Dificuldades da Epígrafe TCC à Conclusão?

Não queremos todos chamar a atenção dos nossos leitores desde o início? Mas isso não acontece o tempo todo, não é? Vejamos alguns exemplos de epígrafe para tcc.

Uma das partes difíceis de escrever um romance, artigo ou mesmo um ensaio é acertar na introdução. Um bom começo atrai os leitores, dando-lhes uma amostra do que está reservado para eles, e sua capacidade de esculpir as palavras de uma forma que os atraia pode fazê-los quanto costa tcc querer ler mais.

Mas e se você não conseguir encontrar a frase de efeito certa e a sequência certa de palavras que ajudem sua escrita a se destacar? É aqui que uma epígrafe brilhante pode ser útil e fortalecer sua escrita.

Epígrafe TCC ABNT

A epígrafe deve ser tratada como uma citação em bloco e deve começar a meia polegada de distância da margem esquerda, exatamente como iniciar uma frase normal. Não use aspas ao redor da citação.

Para citar a fonte, coloque um espaço abaixo da citação e escreva o nome do autor, coloque uma vírgula e o título da fonte em itálico. Os créditos devem ser liberados para o lado direito da página.

“O que é uma epígrafe?” você pergunta.

Uma epígrafe é uma citação curta, um provérbio, um verso, a letra de uma música ou citações de pessoas famosas e personagens fictícios.

As epígrafes são geralmente usadas no início de um trabalho escrito para definir o tema e o tom dos parágrafos seguintes. Você pode até usar epígrafes no meio e no final de seu trabalho para manter os leitores envolvidos durante toda a jornada. Eu vou chegar lá em um minuto.

Digamos que você esteja escrevendo um artigo ou ensaio sobre como a mídia de televisão e as notícias das redes sociais não podem ser totalmente confiáveis. Você pode começar seu trabalho com uma citação como esta:

Isso oferece uma perspectiva interessante para seus leitores, que são bem-vindos por uma introdução metafórica no lugar de uma pergunta ou estatística padrão.

Você pode então continuar escrevendo sobre como a mídia pode interpretar mal os fatos e levar as pessoas a acreditarem em algo que não é verdade.

Epígrafe para TCC direito

Então, como você capacita sua escrita com epígrafes brilhantes para um artigo TCC?

Vamos começar com um exemplo para ver como funciona uma epígrafe:

As epígrafes podem ser usadas no início, entre os parágrafos e no final do seu tópico. Use-os bem para:

Dê uma grande inauguração

Pense nesses anúncios atraentes que você vê online. Aqueles que fazem você querer clicar e ver o que está lá. As epígrafes desempenham um papel semelhante em chamar a atenção do leitor e aumentar seu interesse e curiosidade para ler mais.

É essa grande abertura que dá aos leitores uma pista do que você vai dizer e identifica a linha de abordagem que sua história terá. Portanto, mantenha-o relevante e oportuno para que seus leitores possam se identificar facilmente com o tema.

Exemplo: se você está escrevendo um ensaio sobre o papel dos advogados criminais no sistema jurídico, pode começar com uma citação de uma série de TV

Frases para epígrafe de TCC

Nem todos os tópicos podem ser interessantes, certo? Ao ler o conteúdo de formato longo, seus leitores podem começar a perder o interesse em algum lugar no meio. Como a maioria dos leitores tem pouco tempo, um grande bloco de texto em meio a um tópico árido pode desencorajá-los.

O que você faz nesses casos? Introduza epígrafes no meio desses parágrafos secos que servirão como brigadas de balde. Brigadas de balde são frases ou palavras usadas como uma pausa entre o conteúdo para manter seus leitores envolvidos.

Se você vasculhar a internet, encontrará todos os tipos de citações ditas por diferentes pessoas que podem parecer chiques. É tentador usá-los, mas você deve se lembrar que suas citações podem até enganar os leitores se não forem usadas corretamente.

Ao pesquisar seus tópicos, você pode encontrar algumas dicas e textos interessantes que podem ou não ser completamente úteis para o seu tópico, mas de alguma forma relacionados e relevantes. Anote-os e use-os em intervalos diferentes entre os parágrafos onde você acha que seu artigo pode perder o interesse do leitor.

O principal a ter em mente com uma epígrafe é que o texto escolhido deve estar relacionado à história em questão. Pode não ser a base de sua escrita, mas também não deve tirar os leitores do assunto.

Se bem utilizadas, as epígrafes podem prenunciar eventos que virão (começar), destacar um ponto que o autor deseja fazer (terminar) ou introduzir um novo tema em uma nova seção da obra (meio).

Exemplo: se você está escrevendo uma reportagem sobre Hamlet, pode usar as citações reais da peça para fazer uma pausa entre dois parágrafos.

Uma conclusão forte para o seu tópico destaca os pontos importantes, recapitula o artigo inteiro em poucas frases e pode, muitas vezes, impressionar seus leitores mais do que o começo.

Assim que terminarem de ler um artigo, uma conclusão poderosa os levará a dar o próximo passo: compartilhá-lo com suas redes, acompanhar seu trabalho ou simplesmente adicionar sua página aos favoritos. Quanto custa TCC? Custa o quanto você estiver disposto a estudar!

Ter uma epígrafe relevante no final pode resumir todo o seu trabalho de maneira criativa, dando aos seus leitores algo além das conclusões padrão.

Exemplo: se você está escrevendo um artigo sobre como superar a depressão e permanecer forte, pode encerrá-lo com uma citação de uma série de livros. Isso tudo para ter seu TCC pronto.

TCC Engenharia

A epígrafe para tcc engenharia deve ser, naturalmente, uma frase que foi proferida ou escrita por algum engenheiro ou acadêmico relacionado à área de engenharia. Dependendo do seu subtema, você escolherá um intelectual que seja mais pertinente.

TCC de Pedagogia

A epígrafe para tcc de pedagogia também deve estar relacionada à sua área em questão. Portanto, caso vá ser um trabalho sobre educação infantil, pensemos em uma epígrafe para educação infantil, e por aí vai.

TCC administração

Muitos TCCs de administração não contam com epígrafe para tcc administração, mas pode ser uma ótima ideia caso você tenha uma boa em mente.

TCC arquitetura

Não deixe de incluir uma epígrafe para TCC arquitetura, pois ela poderá inspirar o leitor logo de cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *