Como fazer relatório escolar, científico ou acadêmico?

Seja um relatório escrito em papel ou em formato digital, todos os trabalhos que realizamos no ambiente escolar, acadêmico ou científico devem conter algumas seções, assuntos e até um formato específico. Tudo variando segundo o tipo de demanda que você tem em suas mãos.

Relatório escolar como fazer?

  • A folha de rosto deve conter o título do trabalho, indicar a disciplina e o nome do professor, mostrar claramente o nome do (s) aluno (s) que realizam o trabalho, o curso, o nome da escola, a cidade e a data de entrega. Tudo isso em uma única folha, que será a primeira do trabalho.
  • O índice deve relatar a primeira página de cada seção e subseção do trabalho. Deve aparecer após a capa.
  • A introdução é uma breve redação (1 a 2 folhas no máximo) que explica o motivo do trabalho, os objetivos a serem alcançados, o processo seguido para redigir o relatório e as principais fontes de informação consultadas. A introdução é uma apresentação do trabalho, o que ajuda o leitor a inserir o relatório completo e colocá-lo no devido contexto.
  • O corpo do trabalho é o conteúdo real do relatório. Muitas vezes, os alunos reduzem o trabalho escrito à apresentação única e exclusiva do corpo do trabalho, esquecendo-se do restante dos elementos obrigatórios.

Como fazer um relatório de gestão escolar?

Depende do que estamos falando. Se estamos falando de como fazer um relatório de gestã do tipo administrativa, como o relatório de uma instituição de ensino sobre a eficácia dos seus métodos e desempenho dos alunos, não é esse tipo de conteúdo que abordaremos aqui. Neste texto, estamos falando sobre como fazer relatório de pesquisa de faculdade ou mesmo da sua escola. Estudo de caso como fazer um resumo: simples e rápido, sem muitos rodeios.

Você pode citar fontes de informação, sempre utilizando aspas “para indicar o início e o final da citação, além de informar claramente a origem e autoria da citação (com um número ao lado de cada citação pode-se criar uma nota de rodapé no final do a página ou um anexo final de citações) É expressamente proibido copiar literalmente de livros, páginas da web, etc. e não indicar a origem das informações.

Da mesma forma, a porcentagem de nomeações no trabalho nunca deve exceder aproximadamente 15-20%. O aluno pode consultar todas as fontes de informação que desejar, mas no relatório escrito deve fazer uma síntese pessoal com as suas próprias palavras e raciocínios.

Relatório de trabalho

  • As conclusões devem informar se os objetivos traçados na introdução foram alcançados, as dificuldades encontradas ao longo da redação do relatório, insistir nas idéias centrais do trabalho e nas questões que permaneceram pendentes ou não resolvidas.
  • Os anexos apresentam todos os documentos que suportam a obra (por exemplo, em Tecnologia: plantas do projeto tecnológico, fichas de desenho técnico com as principais vistas do objeto, fotografias da obra na oficina, etc.)
  • Fontes de referência: livros, revistas, enciclopédias, páginas da web … A referência explícita deve aparecer aqui para todos os materiais que foram ilustrados para a redação do relatório.

Como fazer um relatório de pesquisa?

Devemos também cuidar da estética da apresentação: margens suficientes nos quatro lados do papel (cerca de 3 cm de margem são mais do que suficientes), numeração em todas as páginas, consistência na fonte de todo o trabalho e início de cada seção em um nova página (como regra geral, no início da seção, uma margem superior bastante pronunciada é deixada; por exemplo, o texto da nova seção geralmente começa no meio da página).

Vale dizer também que você pode ter a sorte de conseguir comprar um artigo científico pronto ou comprar TCC caso contrate o profissional ou a empresa certa. Existem vários serviços de consultoria estudantil hoje em dia que podem auxiliar os estudantes no rumo de seus trabalhos e relatórios.

Como fazer um relatório ABNT?

Claro, a ausência de erros ortográficos é essencial.

Em trabalhos escritos criados em um computador, temos a facilidade de poder ler e reler as informações para corrigir expressões, reordenar parágrafos, etc. Por isso, principalmente no trabalho em grupo, é muito importante dedicar um tempo à leitura conjunta de todo o trabalho para dar o máximo de coerência possível às informações.

Introdução de um relatório

A introdução de um relatório é a primeira vez que o leitor terá conhecimento da situação a ser tratada. Por este motivo, você deve responder às perguntas:

  • Que evento ou tópico é abordado no relatório?
  • Por que essa situação foi abordada?
  • Para que ou com que propósito esta pesquisa foi feita?
  • Com que métodos ou ferramentas a pesquisa foi realizada?

Além disso, ao final da leitura da introdução, o leitor também deve ter clareza sobre como foi organizada a investigação e a ordem em que os fatos serão apresentados.

Conclusão de relatório

Por fim, a conclusão, como na maioria dos estudos, analisa brevemente os resultados, sintetizando a pesquisa e sugerindo linhas de ação com base nos resultados obtidos.

Além disso, também é muito importante deixar uma seção para a bibliografia, na qual serão colocadas as fontes da pesquisa. Siga as instruções que deixamos em nossos artigos Como citar um livro e Como citar uma fonte da Internet.

Como fazer um relatório acadêmico

Um relatório é um trabalho escrito que visa comunicar e dar conta de uma situação de diferentes perspectivas, ou seja, algo sobre o qual uma investigação completa está sendo realizada. Um relatório pode ser solicitado em qualquer área, seja de trabalho, estudante, universidade, comercial, etc., mas para prepará-lo adequadamente é essencial levar em consideração alguns aspectos importantes de sua redação.

Para definir o objetivo, pergunte-se: Para quem é o relatório? Qual a utilidade que ele vai dar? O que você quer saber? Qual é o conhecimento do assunto? É importante fazer essas perguntas antes de começar a escrever seu relatório.

Defina a fase preliminar das atividades que você vai realizar para cumprir os critérios de avaliação propostos. Determine as fontes de informação, recursos humanos e recursos materiais para extrair os dados. Depois de extraídas, analise todas as informações selecionadas, organize-as e comece a fazer comparações.

Avalie os dados e proceda à sua verificação, consolide as informações, organize e elabore o relatório escrito. Bons relatórios devem dizer qual é a fonte de uma determinada informação, para isso deve-se anotar a fonte, você pode fazê-lo adicionando um número ao lado dos dados em questão e no rodapé ou anexando no final do documento.

A estrutura do relatório está dividida em três partes principais. Embora todos os relatórios devam ter essas seções, seu conteúdo não é rígido e deve ser ordenado de acordo com os critérios do editor ou de acordo com o tema a ser apresentado.

Relatório de Projeto

Para saber como fazer um relatório de projeto, primeiro é importante tirar as dúvidas sobre o que é um relatório. Em termos gerais, o relatório é um texto sobre uma situação ou um acontecimento em que são descritas as características ou o desenvolvimento do mesmo. É apoiado pela observação e é ideal para apresentar ao leitor tudo o que ele precisa saber sobre o que aconteceu.

O relatório deve ser elaborado em linguagem clara, precisa, concreta e objetiva. Evite incluir apreciações pessoais fazendo uso de formas verbais como: acredito, penso, gostaria, desejo, etc., que devem ser substituídas por outras como: é observado, foi analisado, prosseguiu, etc.

Existem diferentes tipos de relatórios, podendo ser expositivos, interpretativos ou demonstrativos.

O relatório expositivo é uma sequência de eventos narrados sem análise e interpretações do autor, deve conter antecedentes que ajudem a entender o que é narrado, por exemplo, a venda de produtos em lojas comerciais.

O relatório interpretativo analisa as situações para tirar conclusões e dar as recomendações adequadas. Um exemplo desse tipo de relatório seria a realização de uma avaliação das práticas pedagógicas em uma escola.

O relatório demonstrativo é aquele que surge após um estudo. Descreve as etapas seguidas e as conclusões obtidas a partir dos resultados. Também é chamado de cientista ou técnico. Um exemplo de relatórios científicos seriam aqueles feitos após a realização de um experimento.

Especificamente, a realização de um relatório deve ter as seguintes fases: definição do objetivo, seleção da informação, análise, avaliação e verificação, estruturação do relatório e continuação do trabalho sobre ele.

Como fazer resumo de relatório

Escreva o relatório de forma objetiva, subjetividade não é aceita. Limita-se a descrever os fatos observados sem opiniões. Depois, para fazer o resumo, não tem muito mistério. Uma boa técnica é, antes de mais nada, simular que você está contando a algum amigo sobre o seu projeto, e vá anotando as coisas que você resolveria contar a ele. Esse basicamente é o conteúdo do seu resumo.

Elaborar um resumo de relatório é como fazer um resumo de TCC, e você deverá seguir os mesmos preceitos e requerimentos. Abaixo, listamos alguns bons exemplos de atitudes que você deve tomar ao fazer um resumo de um relatório escolar:

  • Liste todos os dados possíveis.
  • Seja organizado.
  • Descreva em detalhes cada etapa seguida.
  • Cite as fontes de informação que você consultou.
  • Escreva parágrafos curtos, claros, precisos e concretos.
  • Declare as informações com precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *