Pessoas que corrigem os outros


Seja para criação e conteúdo online, seja para trabalhos acadêmicos ou publicações, é imprescindível uma boa gramática. Isto, porém, não é tão simples quanto parece. Mesmo no ambiente acadêmico, muitas publicações sofrem com erros de escrita. Para isso existe a profissão do revisor, um profissional especializado em reparar esses detalhes que passam despercebidos à primeira vista. 

Alguns dos serviços em que é fundamental trabalhar com uma boa revisão incluem:

  • Publicações acadêmicas
  • Serviços de tradução
  • Serviços de redação de artigos
  • Criação de conteúdo para sites
  • Ensaios críticos
  • Textos literários
  • Trabalhos de graduação
  • Redação de vestibular

Entre outros. Até mesmo para comércio é importante ter uma boa apresentação textual. Por exemplo, em casos de lojas virtuais, com a descrição correta dos produtos e outros detalhes. Um texto bem produzido é o gancho para manter a atenção do leitor, através de uma construção fluida e fácil de absorver.

Existem sites que corrigem redações gratuitamente?

Sim, é claro que existem muitos sites e ferramentas que podem corrigir redações de forma automática, e cada vez mais, conforme evoluímos na tecnologia, vamos evoluindo na capacidade de tornar esse mecanismo totalmente viável e acessível.

Acredito que atualmente todos já estejam bem familiarizados com os corretores automáticos do Word, ou mesmo do nosso smart phone (todo smart phone tem um corretor automático que parece ter sido feito para arruinar nossas vidas!).

Acontece que a maioria de nós, como eu mesmo acabei de fazer aí em cima, desdenhamos da capacidade de nossos corretores automáticos e tendemos a acreditar que eles não cumprem um papel importante, porém, esse é um grande equívoco. Experimenta só desativar esses corretores do Word, do e-mail, do celular e de todo lugar por uma semana. Provavelmente, isso incorrerá em dezenas ou centenas de erros de gramática, pontuação e ortografia que passarão despercebidos pelo usuário leigo de computador.

Portanto, não subestime o poder dos revisores de texto online. Eles funcionam de forma bastante sólida, por meio de inteligência artifícial e machine learning, o que podemos traduzir como aprendizagem de máquina. Ou seja, conforme os usuários vão alimentando as ferramentas com exemplos de frases corretas e incorretas, ele vai aprendendo a entender os padrões certos e errados e corrigir aqueles que estejam fora das normas (ou sugerir sua correção).

E aí você pode estar se perguntando: ok, muito bem, maravilha! Agora eu consigo revisar meus textos todos utilizando as ferramentas que tenho online. Porém, não para por aí. Porque as ferramentas de revisão online automáticas costumam ser utilizadas somente para um único fim: eliminar as dualidades e palavras que estão escritas de forma errada, mas ainda não chegamos em um nível tecnológico onde a abstração da linguagem humana pode ser captada e compreendida pela máquina na mesma profundidade que é compreendida por nós.

Sendo assim, é completamente imprescindível que todos nós revisemos os textos mesmo depois que os textos já tenham passado por uma revisão automática feita por máquina. Isso porque existem muitas palavras que são parecidas e podem caber no mesmo contexto, porém, alterar completamente o sentido da frase. Esse tipo de acontecimento é muito indesejado nesse caso.

Por último, mas não menos importante, está o fato de que é importante também, ainda que mais difícil por levar mais tempo, submeter o texto à revisão de outras pessoas para além de quem o escreveu, para eliminar todo e qualquer vício de linguagem ou perspectiva distorcida com relação ao tema.

Os revisores ou pessoas que corrigem a gramática dos outros

Já se você precisa de um trabalho mais sério, para além de uma redação de vestibular ou um texto simples, é importante procurar pessoas que corrigem as outras. Os famosos revisores ou editores. 

Este tipo de serviço é essencial para quem trabalha com traduções ou publicação de artigos, por exemplo. Imagine escrever um livro, ou traduzir um, com mais de cem páginas e muitas vezes feito em prazos curtíssimos. É impossível se atentar a todos os detalhes. Deste modo, um outro par de olhos sobre o trabalho garante que o produto entregue seja da melhor qualidade e o resultado do serviço seja excepcional.

Não é apenas uma questão de conhecimento da parte de quem está prestando o serviço. É comum nestas áreas que erros passem despercebidos e a revisão é uma parte fundamental do processo.

Aprenda com professores que corrigem redação online grátis

Para além das plataformas já citadas, é possível encontrar professores que corrigem redação online, ensinando a escrever um bom texto. Esse tipo de conteúdo é fácil de encontrar em canais como o YouTube, com vídeo aulas, ou até em plataformas de ensino como o Descomplica.

Outro setor que tem crescido muito é o de contratação de profissionais para trabalhos acadêmicos ou até mesmo comprar TCC. É fácil de encontrar em grupos de Facebook pessoas divulgando postagens como “faço trabalhos acadêmicos”. Nesse caso, é importante ficar atento se a pessoa tem recomendações e se pode oferecer, de fato, um bom serviço. Uma alternativa mais profissional para este tipo de serviço seria sites como o StudyBay. O StudyBay é confiável e possui uma página no ReclameAqui caso você queira ver as opiniões de outras pessoas que contrataram seus serviços.

O nobre trabalho das pessoas que corrigem erros de português

Por fim, enfatizamos que a revisão é um aspecto fundamental de qualquer produção, seja acadêmica ou literária! O revisor é um profissional capacitado em reparar pequenos erros e corrigi-los ou apontá-los para que possam ser corrigidos. Mesmo escritores famosos de livros utilizam revisores e editores, pois é um processo essencial em qualquer produção de texto. Para você que não precisa ou não tem interesse em se dedicar a ter uma boa escrita, um revisor pode ser o parceiro ideal. Muitos escritores famosos já admitiram que sequer se preocupam em escrever tudo corretamente pois este trabalho é repassado ao editor e revisor.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br