Referencial teorico exemplos prontos – Entenda como fazer


Marco teórico ou referencial teórico são expressões já conhecidas de todo estudante de graduação, mestrado ou doutorado. Principalmente se você está produzindo um pré-projeto de pesquisa ou mesmo um TCC. O trabalho de conclusão de curso é geralmente o primeiro contato de uma pessoa com este jargão acadêmico.

Entenda tudo sobre ele nos parágrafos a seguir e esteja por dentro do que colocar como seu referencial teórico. Veja também informações sobre como, onde e por que você deve considerar usar ajuda profissional para escrever seu TCC ou o referencial teórico dele.

O que é o referencial teórico TCC?

O referencial teórico ou marco teórico é uma peça mais do que importante do esqueleto do seu TCC, a qual irá sustentar todo o resto do seu trabalho. Isso porque é aqui, no referencial teórico, que você irá introduzir os principais conceitos que usará nas próximas páginas. Por exemplo, caso você esteja fazendo uma tese de sociologia que trata da desigualdade social. Irá usar o termo “Classe Social”? Se sim, sob qual perspectiva ou corrente teórica? Isso porque o mundo acadêmico está repleto de conhecimento já cimentado e o que você pretende fazer com uma tese é justamente aproveitar esta estrutura toda já construída para poder colocar outro tijolinho mais em todo esse castelo de conceitos e ideias.

Mais do que isso, o seu referencial teórico também é uma pista importante de que você fez o mínimo. Isto é, relacionando os autores através do qual você pretende analisar um fenômeno, é possível dar satisfações a quem está lendo no sentido de que você compreende a quantas andam as discussões e debates sobre um determinado fenômeno na academia.

Como fazer um referencial teórico?

Basicamente, o mais importante a se ter em conta para um referencial teórico tcc é simplesmente estudar muito. Sim, sabemos que é bastante difícil ler e conhecer todos os autores que falam sobre seu tema. É por isso que muitos estudantes recorrem a sites como o Studybay, para conseguir trabalhos prontos. Como assim? Simples, você pode solicitar ajuda de escritores e acadêmicos que entendem do seu tema e pagar por isso. Assim, algumas tarefas difíceis como escrever um referencial teórico, deixam de ser um problema para você.

De qualquer forma, eis alguns pontos que você não pode nem pensar em deixar de fora do seu referencial teórico:

  • Comece descrevendo o contexto atual dos debates na academia sobre seu tema. Ou seja, fale quais são os principais autores sustentam cada ponto que tem mais credibilidade entre os acadêmicos.
  • Depois, concentre-se na linha teórica que você irá seguir e a desenvolva. Mas para isso, escolha uma das correntes ou perspectivas entre as mais aceitas no meio. Para isso, não deixe de ler e tentar identificar qual das posições ou paradigmas mais fazem sentido para você.
  • Por último, fale sobre o histórico de pensamentos e ideias propostas pelos autores defensores desta perspectiva. Vá ainda mais longe e explique como e por que outros autores e conhecimentos mais antigos podem também ser valiosos e contribuir com os conceitos e debates que acontecem na academia nos dias de hoje.

Modelo de referencial teórico

Não hesite em procurar modelos de referencial teórico para se inspirar na hora de começar a escrever o seu. Todo artigo de tcc ou pre projecto de trabalho pode ajudar você a entender como construir seu referencial teórico. Trabalhos prontos TCC costumam ter o que você precisa, com uma seção inteiramente dedicada ao referencial teórico. É importante salientar que muitas vezes esta seção dos trabalhos está denominada com a nomenclatura de marco teórico. Inclusive, em alguns casos, não é tão raro de vermos o nome “Estado da Arte” para falar do referencial teórico.

De qualquer forma, o ideal é que você tente seguir mais ou menos o conceito que passamos na parte anterior do texto. A maioria dos marcos ou referenciais teóricos que você encontrar por aí seguirão este mesmo modelo. Ou seja, divida mentalmente seu texto em três partes e se atenha a desenvolver cada uma delas. Primeiro, com a introdução, dizendo o que se fala atualmente sobre o tema na academia. Depois, decidindo qual linha teórica você vai seguir e deixando claro isso em seu texto. Por último, fale sobre todo o histórico e os autores importantes que constituem a ou as correntes de conhecimento que você pretende utilizar a seu favor no seu trabalho.

Referencial teórico ABNT

É importante que todo o material que você cite ou utilize em seu texto seja referenciado. E, para isso, existem as regras da ABNT. Como você bem sabe, regras foram feitas para serem seguidas, principalmente no mundo acadêmico. Mas ao contrário do que muito dizem, isso é bom, muito bom para falar a verdade! Assim, todas as pessoas, independentemente de qualquer coisa, podem ter acesso ao conhecimento produzido no âmbito acadêmico-científico. Imagina só que bagunça seria se cada acadêmico ou cientista formatasse e colocasse as referências teóricas em seu trabalho do jeito que bem quisesse?

Pois bem, saiba que existem instruções apropriadas e requisitos para serem cumpridos para todos os tipos de referências. Como assim todos os tipos? Calma, já vamos explicar. Acontece que você pode referenciar um texto por havê-lo parafraseado ou por haver citado textualmente um determinado trecho daquele material. Para cada situação existe uma regra diferente de como isso deve ser passado a seu leitor. É importante saber se nestes serviços oferecidos para compra de TCC, o enquadramento às normas da ABNT está incluso.

Referencial teórico artigo

Nos artigos científicos, acontece a mesma coisa: você precisa referenciar tudo certinho. Muitos autores, até mesmo quando explicam a ideia de outros com palavras completamente diferentes, ainda preferem explicitar que aquela ideia não é exatamente deles, referenciando o(s) autor(es) encarregados daquele pensamento no rodapé da página ou em parênteses. Para saber como exatamente referenciar cada tipo de texto, recorra ao site da ABNT – a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

De qualquer forma, o melhor que você pode fazer é ir escrevendo seu artigo ou TCC livremente. Conforme for escrevendo, vá anotando as referências que utilizar, mas sem se preocupar com a formatação e estas coisas. Depois que tenha o texto completamente pronto, já revisado em seu conteúdo, aí sim você se preocupa com a forma. Pegue o manual da ABNT e vá conferindo ponto a ponto – incluindo os referenciais teóricos – para ver se está certo.

FAQ:

O que é um referencial teórico?

Um referencial teórico é uma seção de um artigo científico ou TCC. Esta seção costuma ser dedicada a explicar, em detalhes, as discussões e embates teóricos existentes no momento sobre um determinado tema. Ela também serve para reconstituir historicamente o significa que determinados conceitos têm ou tiveram ao longo da história.

Qual o melhor método para fazer referencial teórico?

Conforme comentamos, o principal requisito para desenvolver um bom referencial teórico é ler muito. Ao ler e estudar tudo o que você for capaz sobre o tema em questão, terá adquirido um bom conhecimento sobre aquilo, um conhecimento genuíno, sendo capaz de sistematizar aquilo de forma lógica e coerente para quem o lê. De qualquer forma, você também sempre pode recorrer à opção de solicitar ajuda profissional a um acadêmico que entenda muito do tema que será abordado.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br