Texto narrativo pronto aqui

O que é um texto narrativo?

O texto narrativo é a história de uma sequência de eventos ou ações, que ocorreram em um determinado espaço e tempo. Pode ser uma história real ou fictícia caracterizada pela recriação de lugares, personagens, ações e emoções. Pode ser um texto narrativo curto, um texto descritivo e narrativo, entre outros tipos.

A história do texto narrativo vincula uma série de eventos à medida que ocorrem, de modo que o início, o meio e o fim podem ser identificados.

A narração não se encontra apenas nos textos, faz parte também da nossa comunicação quotidiana e permite-nos dar a conhecer o que nos aconteceu, testemunhamos ou ouvimos. Portanto, entre suas finalidades destaca-se a possibilidade de comunicar, informar ou entreter por meio de histórias simples, como uma piada ou anedota, ou complexas, como um romance ou uma reportagem jornalística.

Texto narrativo exemplo

O texto narrativo apresenta uma estrutura que consiste em três partes:

Introdução: serve como apresentação da história, dos personagens e para localizar o leitor ou ouvinte no espaço e no tempo em que os acontecimentos acontecem. Ele expõe a situação inicial com a qual a narração começa.

Desenvolvimento: é a parte mais extensa da história. É uma sequência de eventos que se relacionam entre si e que tem a ver com os conflitos e obstáculos que os personagens da história devem enfrentar e resolver.

Resultado: é o fim da história e onde são esclarecidas as dúvidas que surgiram ao longo da história. Nesta parte, é apresentado se o (s) personagem (s) resolveram o problema central da história. Caso contrário, resta um final em aberto para uma possível sequência.

Essa estrutura permite que o leitor ou ouvinte compreenda o argumento da história, a sequência de eventos, coloque-a em um determinado espaço e tempo e permite que ele siga o fio da narrativa.

Estrutura

Os textos narrativos compartilham uma série de características gerais que os identificam e os diferenciam de outros tipos de texto.

Elementos

Tem um narrador: O narrador é quem conta a história, a voz da história, que pode ou não fazer parte dos personagens do texto. Os principais tipos de narrador são:

Narrador principal: representa a voz de um dos personagens da história, participa das ações mais importantes e narra na primeira pessoa.

Narrador onisciente: é ele quem sabe tudo sobre os personagens e os acontecimentos que vão ocorrer na história.

Narrador testemunha: ele apenas narra o que observa, pois não conhece todos os detalhes dos acontecimentos ou dos personagens.

Expõe personagens reais ou fictícios: Os personagens são aqueles que realizam as ações ao longo da história, podendo ser reais ou imaginários. Podemos distinguir entre os personagens principais (aqueles que realizam as ações mais importantes) e os personagens secundários (aqueles que complementam as sequências de eventos).

Não há limite de caracteres em textos narrativos, então isso varia de acordo com o gênero. Por exemplo, as histórias têm menos personagens do que os romances.

Descreva as ações: Ações são os eventos que ocorrem ao longo da história e fazem parte do argumento a ser apresentado. Esses eventos estão inter-relacionados e possuem uma ordem particular, dependendo do tipo de narrativa.

Descreva os espaços: As histórias acontecem em um espaço ou lugar específico que é descrito pelo narrador. De acordo com a história, os eventos podem ocorrer em um ou mais espaços, como uma rua, uma floresta, uma cidade, uma pequena vila, uma casa, entre outros.

Texto narrativo pronto

O tempo é o momento em que os eventos ocorrem um após o outro, o que leva a uma ordem cronológica da história. Pode ser sobre o passado, presente ou futuro. De qualquer modo, caso você não consiga fazer o texto narrativo da forma como espera, sempre existem sites confiáveis que reúnem escritores e professores a fim de ajudar os alunos que apresentam dificuldades com este tema.

O Studybay é confiável e é um exemplo de site confiável para comprar TCC. Mas não é o único, além dele, existem alguns outros sites menores e menos tradicionais, mas que também oferecem serviços parecidos e quase tão bons como os do Studybay. Então, se você está querendo um texto narrativo pronto para ir direto para o seu boletim com uma nota 10, o Studybay talvez seja o melhor e mais confiável de todos eles.

Algumas histórias são lineares e outras são baseadas em retrospectiva ou antecipação de eventos. Por exemplo: “Ontem, Ana voltou para casa lembrando do abraço afetuoso que deu ao pai”.

Graças ao fato de os textos narrativos abrangerem diferentes gêneros, podemos encontrar uma grande diversidade de histórias recreativas, históricas, imaginárias ou reais, tanto na poesia épica quanto em contos, romances, crônicas ou biografias, entre outros.

Como fazer um texto narrativo?

Os textos narrativos destinam-se a comunicar algo em particular. Alguns se destacam por serem recreativos e outros por serem informativos dependendo do estilo de redação do autor. Por isso, a história, o romance, a crônica, a biografia, entre outros, podem ser diferenciados entre os textos narrativos.

Textos narrativos como a história, a lenda ou o mito são histórias que têm entre seus propósitos gerar no leitor ou ouvinte uma reflexão que pode nos convidar a refletir sobre nossas ações, entre outras.

Eles também podem deixar um ensinamento ou moral como uma lição de vida que destaca os comportamentos morais e o bem.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br