Agradecimentos TCC Pronto – Como fazer, o que escrever e alguns exemplos


Ao escrever um trabalho acadêmico ou um TCC, redigir os agradecimentos não deve ser um grande problema. Até porque, esta é, de longe, a parte mais fácil e que requer menos estudo para quem está se graduando.

De qualquer forma, como todos os conteúdos que compõem um trabalho acadêmico, existe o jeito certo e mais adequado para se escrever uma seção de agradecimentos, e muitas vezes os estudantes não sabem muito bem nem como começar a escrever esta parte do texto.

Pensando nisso, na intenção de ajudar os estudantes que querem escrever uma seção de agradecimentos de TCC bem redigida, separamos algumas dicas práticas e importantes para você. Confira!

Agradecimentos TCC Pronto

Não importa se o agradecimento é por uma ajuda recebida, pela motivação passada por alguém a você, ou simplesmente por uma relação de cumplicidade e amizade que você tenha desenvolvido com alguém… sempre é importante expressar a sua gratidão para com quem foi importante para o seu trabalho.

No final de qualquer jornada acadêmica, seja ao terminar um artigo TCC, um projeto de tese ou uma tese completa, é sempre bom demonstrar a todos que ajudaram que você se lembra deles e reconhece o que fizeram por você.

Existe uma seção exclusiva para que você inclua seus agradecimentos. A escrita desse texto é livre, porém, você deve seguir ao menos as regras da ABNT para a escrita, já que a parte de agradecimentos também faz parte, de fato, do seu trabalho acadêmico.

Agradecimentos TCC ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a chamada ABNT, não determina que todo trabalho de TCC precisa necessariamente ter uma seção de “Agradecimentos”. Na verdade, esta parte é optativa, porém, para os alunos que desejem incluí-la no trabalho, é obrigatório que sigam os seguintes parâmetros de fonte e parágrafos:

  • O tamanho da fonte deve ser 12
  • O alinhamento dos textos precisa ser justificado
  • Espaçamento de linhas precisa ter 1,5cm
  • Recuo em relação à margem da esquerda deve ser de 3cm

Como fazer agradecimentos de TCC

Você não precisa se preocupar tanto assim com o conteúdo dos seus agradecimentos. Na verdade, o que nós mais recomendamos que você faça caso queira ter uma seção de agradecimentos bem escrita e de acordo com o que você realmente pensa, é o seguinte:

  1. Comece escrevendo os agradecimentos livremente, como se fosse um texto que você vai entregar às pessoas a quem queira agradecer. Neste início, não se preocupe com os aspectos mais formais.
  2. Depois, enquadre o seu texto dentro de todas as propriedades da ABNT que explicitamos mais acima. Confira ponto a ponto para ver se está de acordo com as normas.
  3. Finalmente, releia seu texto e procure dar a ele um toque mais formal e acadêmico. Para isso, substitua algumas palavras mais comuns por palavras mais sofisticadas, e revise toda a pontuação e normas de português para ver se está tudo certinho.

Modelo de agradecimentos para TCC

Caso esteja buscando um modelo de agradecimento para TCC, fique tranquilo, pois nós iremos fornecer a você um exemplo praticamente pronto, no qual você terá apenas que alterar algumas poucas coisas para personalizar e transformar esse exemplo em seus agradecimentos personalizados e exclusivos.

Algo importante de explicitar e deixar bastante claro sobre esse capítulo de agradecimentos: Os agradecimentos e a dedicatória são coisas diferentes, e não devem ser confundidas. Enquanto a dedicatória é usada para que você, literalmente, dedique seu TCC a alguém – alguém que você pode conhecer ou não, por exemplo – os agradecimentos serão a parte onde você irá, literalmente, agradecer a quem mereça. Geralmente aqui, temos pessoas conhecidas e que fazem parte da sua vida, ou autores e outros indivíduos que contribuíram mesmo que indiretamente para que seu trabalho fosse concluído.

Exemplos de Agradecimentos de TCC

Confira abaixo nosso modelo exclusivo de agradecimentos que você pode usar no seu TCC. Apenas lembre-se de substituir os espaços em branco pelos respectivos nomes que deseje incluir.

A todos os colaboradores e trabalhadores da faculdade _______________, agradeço por todo o apoio e dedicação que me concederam, mantendo o ambiente adequado para estudos e trabalhando de todas as formas possíveis para manter o entorno escolar em sua excelência.

Agradeço também a meus professores, incluindo meu orientador _______________, por ter me apoiado e ajudado sempre que necessário.

Gostaria também de deixar meu muito obrigado à minha família, amigos e pessoas especiais que fizeram parte desta jornada tão relevante da minha vida. Alguns nomes importantes e que preciso citar são _______________, _______________, _______________ e _______________.

Com a conclusão deste trabalho, chego ao final de mais um ciclo da minha vida acadêmica, o qual esteve repleto de alegrias, tristezas, choros, risos, realizações e frustrações, como é a vida por si só. Gostaria de agradecer a todos que participaram direta ou indiretamente de cada um destes tão marcantes momentos que vivemos juntos dentro e fora desta instituição de ensino.

Obrigado, de coração!

É claro que as pessoas e entidades a quem você vai agradecer são algo pessoal e depende de cada um. Caso você seja uma pessoa religiosa, por exemplo, pode fazer agradecimentos a Deus tcc sem problemas. Existem também alguns modelos de agradecimento no Studybay, e o Studybay é confiável para pegar este tipo de exemplos.

Formatação agradecimentos TCC

Conforme já deixamos claro antes, o requisito mais importante que existe sobre o TCC agradecimentos, é a questão da formatação e da adequação do texto às normas da ABNT. Isso não significa que você não precisa estar nem aí para o conteúdo do seu texto, não é isso. Acontece que nenhum professor vai tirar nota sua, nem reprovar nenhum aluno por conta de uma seção de agradecimentos mal escrita.

Porém, seu trabalho pode sim ser rejeitado pela banca examinadora caso ele não esteja inteiramente de acordo com as normas da ABNT, e isso inclui os agradecimentos. Portanto, nunca deixe de fazer uma ou mais revisões completas do seu trabalho antes de entregá-lo, e não deixe de incluir os agradecimentos entre as coisas que precisam ser revistas.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br