Justificativa TCC Exemplo e Explicações


Em uma investigação, a justificativa de TCC refere-se aos motivos da investigação a ser realizada, ou seja, justificar uma investigação consiste em expor os motivos pelos quais é importante realizar o respectivo estudo. A este respeito, existem normalmente três dimensões ou tipos de justificação: teórica, prática e metodológica. Algumas investigações podem exigir os três tipos de justificativa, outras dois tipos e outras apenas um. Isso depende das particularidades de cada investigação.

Você está fazendo o trabalho da sua tese e já passou da fase de formulação do problema, porém agora ficou em branco com a questão de elaborar a justificativa do seu trabalho? E ainda, quando você pediu ajuda ao seu tutor no assunto, ele deu a frase típica: “você só tem que explicar os motivos do porquê está fazendo a pesquisa”, e com certeza você pensou em escrever “Eu quero me formar, e eu não tenho escolha.”

Vamos explicar passo a passo como você pode escrever uma excelente justificativa, para que você não precise recorrer a essa ideia maluca. Neste post compartilho a teoria sobre esta seção do TCC, com exemplos de justificativa teórica, prática e metodológica de um projeto de tese ou monografia.

Como fazer justificativa de TCC sem mistérios

A justificativa TCC exemplo pronto é feita quando o objetivo do estudo é gerar reflexão e debate acadêmico sobre o conhecimento existente, confrontar uma teoria, contrastar resultados, fazer epistemologia do conhecimento existente ou quando buscar mostrar as soluções de um modelo.

Este tipo de justificativa, segundo o autor, é a base de programas de doutorado e alguns programas de mestrado, onde se busca a reflexão acadêmica.

Antes de explicar como fazer uma boa justificativa, é importante deixar claro que esta é a parte do desenvolvimento teórico do projeto em que definimos os motivos que nos levaram a desenvolver o estudo (sim, seu professor lhe deu bons conselhos) mas esta é uma maneira muito geral de dizê-lo, porque em uma justificativa tocamos em vários aspectos essenciais da obra; Portanto, para uma definição completa, devemos responder a uma série de questões que podemos cobrir nas seguintes etapas:

Breve descrição do problema

Você se pergunta: o que colocar na justificativa do TCC? Como escrever a justificativa do TCC? Na primeira seção, descrevemos brevemente o tópico de nossa pesquisa. Nesta breve introdução devemos mostrar o panorama geral de nossa pesquisa, mostrando implicitamente as causas que deram origem à necessidade de execução do estudo. O desenvolvimento desta ideia nos dá o preâmbulo para desenvolver as seguintes ideias. Para a dedicatória de TCC, é a mesma coisa!

Indique a intenção da investigação

Todas as nossas ações respondem a um objetivo e, quando pensamos nesse fim, a execução de ações precisas que nos permitem alcançá-los é uma tarefa simples. Portanto, antes de começar a escrever, reveja os objetivos que você já definiu e defina em qual categoria se encaixa o seu:

O que é a justificativa no TCC?

A justificativa prática deve ser feita quando o desenvolvimento da pesquisa ajuda a resolver um problema ou, pelo menos, propõe estratégias que, quando aplicadas, contribuiriam para resolvê-lo.

Os estudos de graduação e pós-graduação, no campo das ciências econômicas e administrativas, e ousaria dizer também no campo educacional, geralmente têm uma justificativa prática, porque descrevem e analisam um problema ou propõem estratégias que poderiam resolver problemas reais se eles foram realizados. Quando uma análise econômica de um setor produtivo é realizada em um projeto de graduação, sua justificativa é prática, pois gera informações que poderiam ser utilizadas para a tomada de medidas de melhoria daquele setor.

Exemplo de justificativa TCC

“Esta investigação é realizada com o propósito de contribuir para o conhecimento existente sobre a utilização de rubricas validadas, como instrumento de avaliação da obtenção de competências de investigação científica no ensino secundário, cujos resultados podem ser sistematizados numa proposta, a ser incorporado como conhecimento às ciências da educação, pois estaria demonstrando que o uso de rubricas melhora o nível de desempenho dos alunos”

Lembre-se de colocar uma boa epígrafe TCC se quiser passar uma boa impressão ao orientador. Se não souber exatamente o que colocar, saiba que o Studybay é confiável para ajudar você nisso. Comprar TCC e artigo TCC também é uma boa opção.

Justificativa TCC pronta

A justificativa de um trabalho acadêmico ou TCC é um dos eixos fundamentais para a estruturação de qualquer tipo de projeto de pesquisa. Deve conter evidências que avaliem a importância do tema de pesquisa selecionado. Isso deve responder a uma pergunta: qual é o objetivo da investigação? Com as respostas a isso, encontraremos algumas ideias sobre as contribuições que a investigação traz.

Descreva o tema de sua tese com base no que o levou a selecioná-lo. Certifique-se de definir claramente o tema de sua pesquisa. Evite querer fazer uma investigação muito ampla, é melhor cobrir uma área de especialização.

Usando as evidências, estabeleça a relevância científica de sua pesquisa. Para fazer este artigo cite cientistas relevantes. Destaque as seções de discussão dos estudos que você vai utilizar para a tese, o uso prático da tese também deve ser destacado.

Justificativa projeto TCC

Você deve tentar descrever sucintamente os artigos científicos que trazem contribuições valiosas para o seu projeto, é uma forma de confirmar que muitos estudos relacionados já foram feitos e, portanto, existem as informações necessárias para a realização de um novo trabalho acadêmico.

Embora você deva desenvolver a metodologia muito mais profundamente um pouco mais tarde. O indicado é fazer um breve resumo dessa metodologia. Como, onde, quando e com quem você vai conduzir sua pesquisa?

Pesquisa complementar: Quando nosso trabalho visa concluir um trabalho iniciado por outra pessoa, estou desenvolvendo essa investigação. Nesse caso, no primeiro parágrafo, devemos nos desenvolver em torno da pergunta: Estou continuando com outro estudo?

Pesquisa de oposição: Se ao contrário, com seu estudo você busca repensar um modelo arcaico, se você faz um trabalho que propõe uma inovação em uma área específica então, deve expressar essa intenção, desenvolvendo um parágrafo em torno da questão: ¿Minhas este trabalho se propõe a refutar um modelo teórico?

Modelo justificativa TCC

A justificativa do trabalho de pesquisa ou simplesmente a justificativa, é a seção de sua tese ou trabalho de graduação onde você expressa o motivo do estudo, o motivo da sua conclusão.

Três elementos são de extrema importância na justificativa: identificar quem se beneficia com o projeto de pesquisa uma vez concluído, como é beneficiado e o tempo em que esses benefícios se tornarão tangíveis.

Consiste em indicar os motivos imperiosos que o pesquisador tem para estudar o problema, porque o estudo está sendo realizado e quem se beneficia. Aqui, três aspectos também devem ser destacados:

  • O aspecto teórico.
  • O aspecto prático.
  • O aspecto metodológico.

Por trás da intenção da investigação, deve haver um motivo que a impulsiona. Trata-se de demonstrar os motivos que dão sentido ao desenvolvimento da investigação, pois, se não houver um motivo claro e conciso, sua execução não terá sentido. Ao desenvolver essa ideia, você deve ser muito eloquente, mas deve cuidar da ordem em que apresenta suas palavras, pois se divagar pode perder a essência do que deseja expressar. Você pode desenvolver suas ideias respondendo às seguintes perguntas:

Em que aspecto da área de estudo você mostrou a necessidade do seu trabalho?

  • Qual é o benefício que seu trabalho traria?
  • Quem se beneficiaria com sua pesquisa?

Justificativa do tema TCC

O Aspecto Teórico: é voltado para a apresentação das razões teóricas que justificam a investigação, ou seja, indica todos os conhecimentos que o trabalho proporcionará sobre o objeto investigado.

Aspecto prático: indica a aplicabilidade da pesquisa, sua projeção na sociedade, aqueles que dela se beneficiam, seja ela uma organização ou grupo social.

Aspecto Metodológico: indica a contribuição da investigação para outras investigações, bem como o desenho utilizado.

Ao justificar sua pesquisa, você precisa deixar claro em que se baseia sua importância, quais os benefícios que ela gera e para quem, quais são suas contribuições. Leve também em consideração os seguintes critérios de justificativa para que você os analise e verifique se sua pesquisa os satisfaz.

Se as soluções que eles chegam resolvem o problema levantado, sua pesquisa tem utilidade prática e é justificada por ela.

Se a pesquisa ou seus resultados geram novos conhecimentos, seja por descobertas ou pela proposição de novas teorias, pelo próprio conhecimento que gera, então ela tem utilidade teórica.

Se uma nova metodologia ou procedimento é criado, ele tem utilidade metodológica.

Justificativa slide TCC

Você também deve avaliar sua relevância social em termos das contribuições sociais que gera para um grupo humano específico, para uma comunidade ou para a sociedade.

Porém, segundo alguns autores, deve-se ter em mente que a justificativa do estudo não é feita com todos esses critérios, basta que atenda a apenas um e já esteja justificado. Porém, considero que quanto melhor e mais abundante a justificativa, melhor avaliado é um projeto de pesquisa.

Nesse sentido, deve-se levar em consideração que a justificativa é a venda do projeto e a capacidade do pesquisador em gerar benefícios com o referido projeto, se a justificativa for convincente o projeto pode obter fontes de financiamento e ajuda para que não ficar apenas em um requisito acadêmico da instituição a que é apresentado.

Em suma, a justificação deve indicar claramente quem beneficia e como o beneficia, qual o contributo teórico ou prático para resolver o problema proposto, os benefícios podem ser expressos em termos de prazos. Benefícios de curto prazo, benefícios de médio prazo e benefícios de longo prazo.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br