Corretor Gramatical e Ortográfico


Um corretor gramatical ou corretor ortográfico é uma ferramenta disponível na web que verifica automaticamente o seu texto em busca de erros gramaticais ou de redação, a fim de melhorá-lo e dar a ele uma aparência mais formal.

Ele pode ser um grande auxílio para qualquer pessoa que tenha que produzir um texto, independentemente de seu tamanho. Um corretor de texto pode ajudar a identificar erros de ortografia, de sintaxe, de pontuação e até mesmo servir como uma ferramenta de aprendizado.

A profissão de revisor de texto é algo que existe há muito tempo e é essencial em diversas áreas de atuação. Seja para trabalhos escolares, acadêmicos ou até para a própria atuação profissional, é essencial que os textos passem por um revisor. Revisar um texto exige um olhar focado nos detalhes e muita paciência, sendo algo praticamente impossível de ser feito pela própria pessoa que redigiu. Por isso, é comum contratar um profissional terceirizado, como se fosse comprar tcc pronto, mas apenas para revisar o seu texto.

Por outro lado, existem opções de correção de textos grátis online, que não prometem uma eficiência igual à do olhar de um profissional treinado em revisar textos, mas podem ser um substituto fácil para quem precisa de uma pequena revisão. Além disso, esse tipo de ferramenta tem crescido cada vez mais e se tornado cada vez mais eficiente.

O que é o corretor de texto

Desde que se existe a gramática, existe o corretor de textos. Antigamente, essa tarefa exigia a competência de um profissional qualificado, com ampla experiência na área e um vasto conhecimento de gramática. Isso, com a modernização da tecnologia, passa a ser cada vez menos necessário.

Com os computadores, ficou muito mais fácil ter o auxílio de ferramentas automáticas para correção de texto. Os próprios softwares dedicados à produção de texto muitas vezes já vêm com um dicionário incluso que trabalha com uma ferramenta de correção em tempo real, destacando palavras ou termos escritos de forma errada.

Com o advento da internet, as coisas facilitaram e muito. Hoje em dia, tudo é feito através de ferramentas disponíveis gratuitamente para qualquer um na web. A correção automática conta cada vez mais com melhores e maiores bancos de dados, trazendo uma melhor qualidade de correção para o seu texto.

Isto posto, um corretor de texto é basicamente isso: uma ferramenta disponível na web para corrigir automaticamente erros gramaticais em qualquer tipo de texto.

Como funciona

Após redigir o texto, clica-se no botão de análise e ele trará todas as informações sobre os possíveis erros do seu texto. Isso funciona com base em um algoritmo que identifica, através de padrões conhecidos numa ampla base de dados, as construções corretas das palavras e frases. Assim, por semelhança com o que já está escrito corretamente na base de dados, é capaz de identificar as palavras novas que estiverem escritas de forma errada.

Existem diversas ferramentas que auxiliam a produção de textos nesse sentido, inclusive acadêmicos ou escolares, como por exemplo o Detector De Plágio, que também compara o texto com uma base de dados determinada e busca se há indícios de plágio na sua redação. São ferramentas imprescindíveis para evitar que se entregue algo mal feito ou com indícios de plágio quando, muitas vezes, se acaba optando por comprar tese ou comprar trabalhos acadêmicos prontos.

Como usar o corretor de texto

O site disponibiliza uma caixa para que você escreva o seu texto ou cole o texto já escrito e, após isso, ele analisa e procura por erros gramaticais. É capaz de identificar erros de grafia, acentuação e muitas vezes até de sintaxe. Conforme a tecnologia avança, esse tipo de ferramenta inteligente tem ganhado cada vez mais capacidade de análise.

Existem diversos motivos para você usar o corretor de texto, alguns deles são:
· Trabalhos escolares
· Publicações acadêmicas
· Textos pessoais
· Aprendizado

O corretor de texto pode ser uma boa maneira de você aprender a escrever um texto corretamente. Aprender a escrever um bom texto traz inúmeros benefícios, não só para ir melhor em redações de vestibulares ou concursos, mas para se expressar melhor nas mais diversas áreas.

Como tudo hoje em dia é feito praticamente através de um computador, o texto é a principal forma de comunicação. Assim, seja por mensagens ou por e-mail, todos nós estamos sempre escrevendo algo. Aprender a escrever corretamente aquelas palavras que são mais difíceis ou até mesmo acertar uma pontuação ou uma crase são coisas que podem beneficiar e muito a comunicação.

Verificação ortográfica

A verificação ortográfica consiste numa ferramenta para analisar possíveis erros de grafia de acordo com a Gramática Normativa. Esses erros incluem grafia incorreta de palavras, uso de acentos, crases e sinais de pontuação. A crase é um dos erros de ortografia mais comuns nos textos hoje em dia. Principalmente com a disseminação da grafia incorreta através das redes sociais, muitas pessoas se confundem e acabam escrevendo errado por influência de outras que também escreveram errado. Por isso, o corretor ortográfico se torna uma ferramenta poderosa no auxílio daqueles que buscam um texto escrito de acordo com as exigências da Gramática Normativa.

Além disso, ao reparar em como o texto é corrigido da maneira correta, é possível até compreender de vez a grafia correta e evitar erros ortográficos repetidos.

Os principais erros que a verificação ortográfica procurará no seu texto são:
· Erros de grafia das palavras
· Erros de “typo”, isto é, letras invertidas ou pequenas confusões na hora de digitar
· Erros de acentuação

Deste modo, o corretor ortográfico passará por todo o seu texto e verificará se há algum desses erros para você, facilitando o processo de revisão. Lembrando que é bem comum que haja esse tipo de erro em qualquer texto, até naqueles feitos por profissionais que dominem completamente a técnica da escrita. Um erro de typo, por exemplo, independe do nível de conhecimento de quem escreveu. É algo que acontece e está muito presente principalmente em textos longos e cansativos de serem redigidos.

Erros comuns que são cometidos na língua portuguesa

A língua portuguesa é extremamente complexa e cheia de detalhes. Por isso, existem diversos pontos que são de difícil compreensão e trazem dúvidas na hora de redigir um texto. Por exemplo:

· Parônimos

Os parônimos são aquelas palavras que possuem a escrita ou a pronúncia muito similar e, por isso, são motivos comuns de confusão para as pessoas. Por exemplo, a palavra “acento” e a palavra “assento” possuem significados completamente diferentes, embora a pronúncia seja igual. A primeira remete à acentuação, seja gráfica ou de qualquer outro tipo, e a segunda se refere aos bancos ou cadeiras, lugares para se sentar. Outra palavra que traz muita confusão é “sessão”, que pode ser confundida com “seção” ou “concerto” e “conserto”, dentre muitos outros exemplos.

· Tempos verbais

Outro grande motivo de confusão é a conjugação correta de tempos verbais. É muito comum confundir o pretérito imperfeito com o futuro do pretérito, sendo o primeiro referente a um tempo verbal em que a ação ocorreu, mas não teve desfecho e o segundo referente a um tempo verbal em que uma ação aconteceria no futuro, mas não acontecerá mais. Para além disso, há verbos que mudam completamente sua grafia em determinadas conjugações, como é o caso do verbo “vir”, que é muitas vezes confundido com “vier”.

Outros pequenos erros que a correção ortográfica pode detectar são diferenças entre o “mais” e o “mas”, o uso do hífen, dentre outros.

É importante saber que a correção ortográfica não será capaz de detectar todos os erros, embora consiga indicar a maioria. Assim, não é garantido que um texto revisado por um corretor online grátis estará livre de todos os erros. Isso ocorre até mesmo por uma limitação na capacidade do algoritmo, dado o nosso atual estado da arte. Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, essa área de correções com base em algoritmos terá cada vez mais precisão e eficiência.

Por isso, é importante ter em mente que erros de parônimos podem passar despercebidos por um corretor online, uma vez que não se tratam de erros de grafia de palavras, mas sim de seu significado. É possível que o corretor detecte o erro, em frases comuns que são contrastadas com a base de dados e mostram que a grafia está equivocada. Por outro lado, é possível também que o corretor contraste com a base de dados e aponte um erro onde não há. Por isso, é importante ter algum nível de cuidado próprio na hora de revisar seu texto online. Trata-se de uma ferramenta extremamente útil, mas não significa que tudo pode ser feito por ela.

Corretor de pontuação

Logo após a crase, a pontuação é o grande inimigo das redações. É comum se empolgar na hora de redigir um texto e começar a encher de vírgulas, pensando que elas funcionam como o indicador de pausa dos nossos pensamentos. No fim, acaba com um texto cheio de vírgulas que complicam a leitura e, muitas vezes, estão incorretas. Tem sido cada vez mais comum encontrar vírgulas, por exemplo, que separam sujeito de predicado, um erro básico e que é ensinado que se deve evitar logo nos anos iniciais da alfabetização.

Então, o corretor de pontuação busca automaticamente no seu texto qualquer sinal de pontuação que pareça exagerado ou incorreto. O contrário também acontece, apontando lugares onde há falta de pontuação. Além disso, ele demonstra possíveis erros de pontuação como espaços antes do sinal ou o uso da pontuação indevida.

Corrigir texto, vírgulas e pontos online

Portanto, o corretor de textos online se mostra uma ferramenta extremamente eficaz de auxílio aos estudantes e redatores na internet. Não apenas para uso escolar ou acadêmico, o corretor também é um forte aliado do profissional que trabalha com redação de textos. Independente se você possui o conhecimento adequado para produzir um texto sem falhas, é comum, por sermos humanos, que cometamos erros de vez em quando. Deste modo, o corretor é capaz de detectar esse erro por nós e nos ajudar com a produção de um texto com melhor qualidade.

Capaz de corrigir erros de ortografia e pontuação, essa ferramenta online gratuita é sem dúvidas uma das maiores revoluções da computação moderna. Lado a lado com o avanço cada vez mais rápido das ferramentas de tradução automática, a correção online promete estar cada vez mais presente e capacitada, graças ao avanço da inteligência artificial.

Muitos empregos, sejam de redator ou de revisor, já sugerem que seus profissionais utilizem de ferramentas de correção online, dadas suas vantagens em fornecer um texto final de melhor qualidade.

Corretor de palavras

O corretor de texto online também pode ser uma boa ferramenta para quem busca apenas corrigir palavras isoladas ou ver a grafia correta de uma palavra difícil. Vale lembrar o que já foi mencionado acima no texto, quando se trata de palavras parônimas, o corretor não identificará o erro pois a palavra que gera a confusão também está com sua grafia correta.

Mesmo assim, em qualquer outro caso, é uma ferramenta válida. Uma grande vantagem do corretor de palavras online é que pode ser utilizado em diversos idiomas, então para quem não domina o inglês, por exemplo, pode servir para corrigir palavras de grafia difícil.

Correção de frases

O corretor de texto online pode ser usado também para corrigir pequenas frases. Nesse sentido, funciona exatamente igual corrigir um texto completo. Não há restrição de tamanho mínimo. Pode ser útil para quem está com uma frase difícil e quer saber se escreveu tudo corretamente.

Dependendo da inteligência do algoritmo e da riqueza da base de dados, é capaz até de detectar erros de sintaxe comuns, o que pode ser um grande auxílio na hora de redigir uma boa frase. Assim, a correção de frases é uma ferramenta excelente voltada para quem precisa, por exemplo, se comunicar profissionalmente por e-mails em questões de trabalho ou até por mensagens de aplicativo, garantindo que a comunicação seja eficiente e correta.

Algumas dicas para melhorar a correção do seu texto

Corrija diversas vezes: Uma das vantagens do corretor de texto online é que o trabalho inteiro da revisão é automático e instantâneo, o que permite que você tenha um retorno direto e fácil de ser arrumado. Deste modo, não poupe esforço em corrigir diversas vezes. Diferente de um revisor profissional contratado, que perderá tempo lendo linha por linha e corrigindo cada ponto, o corretor de texto online faz tudo automaticamente, poupando esforço e tempo e permitindo que esse mesmo esforço e tempo seja dedicado a uma segunda ou terceira revisão.

· Evite abreviações: É comum, na hora de escrever na internet, utilizar muitas abreviações. O corretor de texto online é voltado para quem busca um texto que esteja de acordo com as regras impostas pela Gramática Normativa. Deste modo, abreviações sempre serão vistas como erros e devem ser evitadas.
· Conheça as mudanças na ortografia: A língua portuguesa está sempre mudando e sendo atualizada, então é importante estar a par do que é prescrito pelo Novo Acordo Ortográfico. O uso de hífen, por exemplo, é um tópico que traz muita confusão e que foi modificado constantemente. De mesmo modo, a acentuação sofre alterações com o decorrer do tempo, um exemplo é a trema que caiu em desuso e foi, no último acordo ortográfico, retirada completamente da grafia.

Considerações finais

Por fim, vamos resumir então os principais pontos em que um corretor de texto online pode ajudar, gratuitamente, a ter uma melhor redação. São eles:
Correção ortográfica, isso é, grafia correta das palavras
Correção de pontuações, com espaços e pontuações indevidas, por exemplo
Correção de palavras isoladas, podendo ser até em outro idioma
Correção de pequenas frases voltadas para a comunicação profissional através de e-mail ou aplicativos de mensagem

Por outro lado, é importante notar alguns aspectos que podem fugir da capacidade do algoritmo de correção de texto automático. São eles:
· Palavras que estão com a grafia correta, mas seu significado é diferente do desejado. Assim, é difícil apontar que há um erro se o algoritmo não for capaz de identificar na base de dados um uso equivocado similar.
· Algumas questões de sintaxe ou de construções de frase mais complexas.

Por isso, o corretor não deve substituir completamente um revisor qualificado. Para isso, o Studybay é Confiável site para ter acesso a um profissional qualificado para revisar seu texto, entre outros lugares, por exemplo.

Para concluir, vale reforçar, como foi dito antes, que a correção de texto é voltada para quem busca um texto de acordo com a Gramática Normativa. Essas regras gramaticais são exigências de textos mais profissionais e acadêmicos. Vale lembrar que, em situações informais, é comum que a escrita fuja um pouco dessas normas, podendo até ter alguns erros relevados. Um ponto de grande discussão hoje em dia é a questão do preconceito linguístico, no qual há atribuição de erro e julgamento sobre escritas que fujam da Gramática Normativa. O corretor de texto é uma ferramenta que não deve ser usada com o intuito de intensificar o preconceito, mas sim como um auxílio para quem precisa se adequar às normas gramaticais vigentes.

FAQ

Pra que serve o corretor de texto?

Para corrigir palavras isoladas, pequenas frases ou até textos completos. Ele é capaz de detectar erros de grafia, pontuação ou até erros comuns de sintaxe. Ele é muito útil para identificar prontamente typos ou outros pequenos erros do tipo.

Preciso pagar pelo corretor de texto?

Não. O corretor de texto online é uma ferramenta gratuita feita com base em um algoritmo que contrasta o texto digitado com o texto disponível em uma base de dados, trazendo de volta qualquer possível erro que ele tenha identificado. Isso é rápido, fácil e grátis.

O corretor pega todo tipo de erro?

Não. Erros significado em palavras semelhantes, porém que não estejam escritas erroneamente, podem passar despercebidos. Também é o caso de erros de sintaxe mais complexos ou de construções de frases subordinadas equivocadas. O corretor é uma ferramenta de auxílio e não deve substituir completamente um revisor qualificado.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br