Como fazer um resumo de TCC passo a passo

Um resumo é um pequeno resumo do seu próprio texto (artigo, tese, etc.). De forma condensada, inclui todas as informações necessárias para entender o que você escreveu, por que o fez, sua posição a respeito do assunto e em relação ao seu discurso acadêmico.

Se o trabalho para o qual você deseja escrever um resumo inclui pesquisa própria, você também deve fornecer uma breve introdução sobre seu histórico, método, design e resultados, um trabalho como fazer um artigo científico.

Seja qual for o assunto do seu texto, escrever o resumo deve ser a etapa final absoluta. No entanto, não hesite em escrevê-lo, pois ter as ideias frescas em sua mente pode ajudar no processo de escrita abstrata.

Mas antes de fazer isso, reserve um momento para descobrir quem será seu público-alvo e o quanto eles estarão envolvidos no assunto para que você encontre a quantidade certa de informações e também a linguagem certa para as transmitir.

Resumo de TCC Exemplo

Existem dois tipos de resumos: descritivos e informativos. Vamos ver o que eles têm em comum e onde eles diferem uns dos outros, começando com o conteúdo.

Qualquer resumo deve incluir informações sobre a importância de sua pesquisa, seu assunto e seu interesse pessoal por ela que se manifesta em sua hipótese. Deve também informar os leitores sobre seus métodos se você lida com o assunto em um nível quantitativo ou qualitativo e deve dar uma impressão do desenho que você escolheu para sua pesquisa.

É aqui que termina o resumo descritivo. O resumo informativo incluirá os resultados de sua pesquisa e suas conclusões, bem como possíveis recomendações.

Portanto, o resumo descritivo é como um teaser que (contendo no máximo 100 a 200 palavras) fará o leitor querer continuar lendo, enquanto o resumo informativo tem o caráter de um ‘spoiler’, revelando todas as informações importantes em uma versão anotada de o texto que pode ter entre um a dois parágrafos a uma a duas páginas (um resumo informativo deve ter menos de 10 por cento do comprimento do texto original).

Como fazer resumo de projeto de TCC

Se você está escrevendo para uma monografia de faculdade, haverá diretrizes do que a instituição de ensino diz que você deve seguir. Além disso, você será informado sobre o tipo de resumo necessário.

Se não houver diretrizes ou outras regras, você é livre para escolher o tipo de resumo. Para fazer essa escolha, contemple seus grupos-alvo e baseie sua decisão no que seria mais adequado para eles.

O resumo de uma obra, geralmente um ensaio, é um resumo conciso de seus pontos principais. Pretende concentrar a argumentação de uma obra, apresentando-a da forma mais clara possível.

O resumo geralmente aparece após o título e antes do corpo principal de um ensaio. Se você estiver escrevendo um resumo como parte de uma tarefa, verifique com seu instrutor onde colocá-lo.

Resumo para apresentação de TCC

Em geral, evite copiar e colar muito diretamente de seu ensaio, especialmente do primeiro parágrafo. Frequentemente, um resumo é apresentado diretamente antes de um ensaio e costuma ser a primeira coisa que os leitores consultam após o título. Você não repetiria suas ideias literalmente no corpo do seu ensaio, então por que faria isso em um resumo? Considere a parte abstrata do próprio trabalho.

Comece forte. Um resumo deve ser um mini ensaio, portanto, deve começar com uma declaração clara de seu argumento. Assim como fazer um TCC, fazer um resumo exige organizar as ideias.

Os resumos variam em tamanho. Mas uma boa regra é ter de cinco a sete sentenças. A maior parte do resumo analisará as evidências de sua afirmação e resumirá suas descobertas.

Evite sintaxe complicada. Frases longas e frases complexas têm seu lugar em ensaios, mas o resumo deve ser conciso. Não é o lugar para gramática ambiciosa.

A última frase ou duas devem apontar para quaisquer conclusões alcançadas e a direção que pesquisas futuras podem tomar. Como a primeira frase, a última deve ser provocativa e direta. Deixe seus leitores querendo ler seu ensaio.

Como fazer resumo de artigo TCC

Esteja você redigindo sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado, o resumo será um elemento-chave deste documento ao qual você vai querer dar a devida atenção.

Mantenha os pés no chão

Mantenha o conteúdo do abstrato factual; isso quer dizer que você deve evitar trazer muita coisa ou qualquer opinião, o que inevitavelmente pode fazer a escrita parecer vaga nos pontos que você está tentando transmitir e até mesmo com falta de estrutura.

Escreva, edite e reescreva

Passe um tempo adequado editando seu texto e, se necessário, reescrevendo-o completamente. Mostre o resumo para outras pessoas e peça-lhes que expliquem o que entendem sobre sua pesquisa – eles são capazes de lhe explicar cada um dos 6 pontos da estrutura, incluindo por que seu projeto foi necessário, as questões e resultados da pesquisa e o impacto que teve no seu campo de pesquisa? É importante que você seja capaz de transmitir com que novo conhecimento contribuiu para o seu campo, mas esteja ciente ao escrever seu resumo para não exagerar inadvertidamente as conclusões, o impacto e a importância do seu trabalho.

Exemplos de teses e dissertações

Talvez a melhor maneira de entender como escrever um resumo de tese seja examinar exemplos do que torna um resumo bom e um ruim. Procure este tipo de material na internet, existem muitos exemplos por aí.

Depois de ler este ‘bom resumo’, você deve ter um entendimento muito melhor sobre o que é a área de assunto, onde estava a lacuna no conhecimento, o objetivo do projeto, os métodos que foram usados, os principais resultados e finalmente o significado destes resultados.

Resumo de TCC ABNT

É importante que todo resumo de TCC siga as regras da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esta associação se trata do principal ponto de organização dos requisitos e normas de todos os tipos de textos acadêmicos, técnicos, científicos ou quaisquer outros textos que necessitem de uma determinada certificação. A principal norma que dita como o estudante deve redigir seu resumo é a NBR 6028:2003, a qual coloca diversos fatores de atenção a serem levados em conta pelos alunos.

São estes:

  • O texto do resumo deve ter linguagem concisa e objetiva
  • O texto deve ser escrito de maneira dissertativa no formato de parágrafo único e sem qualquer tipo de recuo
  • O conteúdo deve ter um máximo de 500 palavras e mínimo de 150 palavras
  • Espaçamento de texto do Word (entre linhas) de 1,5
  • Não se esqueçam: é obrigatório que o resumo contenha uma linha final com até 5 palavras-chave. Mais uma vez, é obrigatório.

Basicamente, qualquer modelo de tcc ou tcc pronto fornecerá a você uma boa ideia do que se trata um resumo de TCC ideal, e você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças. Ainda assim, é interessante que você nunca subestime este tipo de conteúdo somente por ele ser curto. Procure dedicar um dia inteiro, pois para saber como fazer uma monografia boa, você precisa saber como fazer um bom resumo de tcc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *