Como fazer um estudo de caso

Um artigo de pesquisa de estudo de caso geralmente examina um único assunto de análise, mas os papéis de estudo de caso também podem ser projetados como uma investigação comparativa que mostra relações entre dois ou mais assuntos. O caminho sobre como fazer um bom estudo de caso pode estar dentro de um paradigma investigativo quantitativo, qualitativo ou de método misto.

Informações gerais sobre como fazer um trabalho de estudo de caso podem ser encontradas nos parágrafos abaixo, assim como fazer um tcc e outras coisas.

Como fazer um estudo de caso pela ABNTdetector de plágio

Ao contrário do que muitos pensam, a ABNT não é quem corrige nem tem contato direto com o seu artigo, estudo de caso ou trabalho de faculdade. Na verdade, o que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) faz é apenas estabelecer padrões, que podem ou não ser fiscalizados pelas instituições de ensino.

No entanto, identificar um caso a ser investigado envolve mais do que escolher o problema de pesquisa. Um estudo de caso abrange um problema contextualizado em torno da aplicação de análise, interpretação e discussão em profundidade, muitas vezes resultando em recomendações específicas para ação ou para melhorar as condições existentes. Como fazer resumo de TCC pode ser outra inquietude de muitos alunos, mas considerações práticas como tempo e acesso às informações podem influenciar a seleção de casos, mas essas questões não devem ser os únicos fatores usados ​​na descrição da justificativa metodológica para identificar um caso particular a ser estudado. Diante disso, selecionar um caso inclui considerar o seguinte:

O caso representa um exemplo incomum ou atípico de um problema de pesquisa que requer uma análise mais aprofundada? Os casos geralmente representam um tópico que fica à margem de investigações anteriores porque o caso pode fornecer novas maneiras de compreender o problema de pesquisa. Por exemplo, se o problema da pesquisa é identificar estratégias para melhorar as políticas que apoiam o acesso de meninas ao ensino médio em nações predominantemente muçulmanas, você pode considerar o uso do Azerbaijão como um estudo de caso em vez de selecionar uma nação mais óbvia no Oriente Médio. Isso pode revelar novos insights importantes sobre a recomendação de como os governos de outras nações predominantemente muçulmanas podem formular políticas que apoiem a melhoria do acesso à educação para meninas.

O caso desafia e oferece um contraponto às suposições prevalecentes? Com o tempo, a pesquisa sobre qualquer tópico pode cair na armadilha de desenvolver suposições com base em estudos desatualizados que ainda são aplicados a condições novas ou em mudança ou a ideia de que algo deve simplesmente ser aceito como “bom senso”, mesmo que o problema não tenha exaustivamente testado na prática atual. Uma análise de estudo de caso pode oferecer uma oportunidade de reunir evidências que desafiam as suposições prevalecentes sobre um problema de pesquisa e fornecer um novo conjunto de recomendações aplicadas à prática que não foram testadas anteriormente. Por exemplo, talvez haja uma longa prática entre os estudiosos de aplicar uma teoria específica para explicar a relação entre dois sujeitos de análise. Seu caso poderia desafiar essa suposição aplicando uma estrutura teórica inovadora [talvez emprestada de outra disciplina] para explorar se essa abordagem oferece novas maneiras de compreender o problema de pesquisa. Adotar uma postura contrária é uma das formas mais importantes de desenvolvimento de novos conhecimentos e compreensão a partir da literatura existente.

Estudo de caso tcc

Como acontece com qualquer artigo de pesquisa, sua introdução deve servir como um roteiro para que seus leitores determinem o escopo e o propósito de seu estudo. A introdução a um artigo de pesquisa de estudo de caso, entretanto, não deve apenas descrever o problema de pesquisa e sua importância, mas você também deve descrever sucintamente por que o caso está sendo usado e como ele se relaciona com a abordagem do problema. Os dois elementos devem estar ligados. Com isso em mente, uma boa introdução responde a estas quatro perguntas:

O que está sendo estudado? Descreva o problema de pesquisa e descreva o objeto de análise [o caso] que você escolheu para abordar o problema. Explique como eles estão ligados e quais elementos do caso ajudarão a expandir o conhecimento e a compreensão sobre o problema.

Por que este tópico é importante investigar? Descreva a importância do problema de pesquisa e declare por que um projeto de estudo de caso e o assunto de análise em torno do qual o artigo foi elaborado são apropriados para abordar o problema. É claro que sempre tem também a possibilidade de comprar TCC, e isso geralmente acompanha uma checagem do texto no detector de plágio automático.

Como fazer estudo de caso arquitetura

A revisão da literatura para um artigo de pesquisa de estudo de caso é geralmente estruturada da mesma forma que para qualquer artigo de pesquisa de nível universitário. A diferença, no entanto, é que a revisão da literatura se concentra em fornecer informações básicas e permitir a interpretação histórica do objeto de análise em relação ao problema de pesquisa que o caso pretende abordar.

Coloque trabalhos relevantes no contexto de sua contribuição para a compreensão do estudo de caso que está sendo investigado. Isso envolveria o resumo de estudos que usaram um assunto semelhante de análise para investigar o problema de pesquisa. Se houver literatura usando o mesmo caso ou um caso muito semelhante para estudar, você precisa explicar por que a duplicação de pesquisas anteriores é importante. Por exemplo, as condições mudaram; estudos anteriores foram realizados há muito tempo, etc..

Como fazer um estudo de caso psicologia

Descreva a relação que cada obra tem com as outras sob consideração que informa ao leitor porque este caso é aplicável. Sua revisão da literatura deve incluir uma descrição de quaisquer trabalhos que apoiem ​​o uso do caso para investigar o problema de pesquisa e as questões de pesquisa subjacentes.

Identifique novas maneiras de interpretar pesquisas anteriores usando o estudo de caso. Se aplicável, revise qualquer pesquisa que tenha examinado o problema de pesquisa usando um projeto de pesquisa diferente. Explique como o uso de um projeto de estudo de caso pode revelar um novo conhecimento ou uma nova perspectiva ou que pode redirecionar a pesquisa para uma nova direção importante.

Como fazer um estudo de caso de enfermagem

Resolva conflitos entre estudos anteriores aparentemente contraditórios. Refere-se a sintetizar qualquer literatura que aponte para questões não resolvidas de preocupação sobre o problema de pesquisa e descrever como o objeto de análise que forma o estudo de caso pode ajudar a resolver essas contradições existentes.

Indique o caminho para atender à necessidade de pesquisas adicionais. Sua revisão deve examinar qualquer literatura que estabeleça uma base para a compreensão do motivo pelo qual seu projeto de estudo de caso e o assunto de análise em torno do qual você projetou seu estudo podem revelar uma nova maneira de abordar o problema de pesquisa ou oferecer uma perspectiva que aponta para a necessidade de pesquisa.

Exponha quaisquer lacunas existentes na literatura que o estudo de caso possa ajudar a preencher. Resuma qualquer literatura que não apenas mostre como seu objeto de análise contribui para a compreensão do problema de pesquisa, mas como seu caso contribui para uma nova maneira de compreender o problema que a pesquisa anterior não conseguiu resolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *