Maneiras de conservar alimentos

Em tempos atuais, existem várias formas de conservação de alimentos, contudo essa prática de conservar não é algo novo. Desde o início da história da humanidade existe a conservação dos alimentos. A partir do momento que em os homens pré-históricos descobriram o fogo este processo de conservação de alimentos deu um salto. O fogo primitivo, assim como o processo de conservação pelo calor (no sistema atual), apresentam os mesmos objetivos (redução/eliminação de microrganismos patogênicos, melhora na palatabilidade) e funcionam muito bem.

Seguindo a história, com o tempo, os mesmos homens primitivos foram descobrindo novos métodos, como a conservação pela defumação, frio, salga e adição de aditivos (inicialmente temperos). Esses métodos são utilizados até hoje porém, através de tecnologias modernas. Estas mesmas tecnologias, junto com a evolução humana, proporcionaram novos métodos de conservação como é o caso do uso de radiação, atmosfera modificada, UHT (Ultra Hight Temperature), pasteurização, entre outros.

Os métodos de conservação

Os métodos de conservação sempre se apresentaram importantes pois, antigamente, representavam a sobrevivência de muitas tribos e hoje, além da proporcionar a segurança alimentar (evitando agentes patogênico, via alimentos, para a saúde humana e a possível morte da população), também se mostra como uma ferramenta de crescimento econômico mundial.

Devido a evolução do mundo e das tecnologias, além do aumento da variabilidade de alimentos, os homens puderam escolher melhor sua dieta de forma que ficassem mais exigentes com os produtos a serem consumidos. Desta forma, as industriais de hoje em dia são cada vez mais incentivadas à melhorias resultando também na sua sobrevivência no comercio mundial, por sua preferência.

As Tecnologias de Conservação de Produtos de Origem Animal, no sistema em que conhecemos hoje, são utilizadas desde a captura do alimento até a sua apresentação na mesa do consumidor. Estas tecnologias podem ser: conservação pelo frio, calor, defumação, salga, aditivos, atmosfera modificada, radiação, UHT, pasteurização, entre outros. A tecnologia de conservação também é aplicada nas embalagens dos produtos comercializados que podem ser embalagens celulósicas (papel e papelão), de vidro, metálicas, plásticas (flexíveis), laminadas ou até mesmo embalagens ativas.Este trabalho tem for finalidade aumentar o conhecimento dos consumidores e dos profissionais da saúde sobre a conservação adequada de Produtos de Origem Animal que se mostra de extrema importância, uma vez que a falta de segurança no processo de conservação pode resultar em microrganismo patogênicos que representam um grande risco de patogenia para a saúde pública .Além disso, resulta também em prejuízo econômico para o produtor.

O objetivo deste trabalho é de apresentar uma revisão de literatura sobre os tipos de conservação de alimentos de origem animal visando um maior esclarecimento sobre a importância da qualidade microbiológica e nutricional além da validade comercial do produto sob aspectos físico-químicos e microbiológicos. Além de conscientizar sobre a importância da conservação dos produtos de origem animal e também de incentivar a realização de novas tecnologias de conservação de alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *