Saiba como referenciar site (com exemplos)


A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou ABNT, é o órgão responsável pela padronização de trabalhos científicos e tecnológicos, quaisquer que sejam eles. Para isso, ela institui as normas que devem ser seguidas no momento de qualquer publicação.

Assim como na capa e no corpo do trabalho, existem normas para as referências. Aqui vamos ensinar como padronizar seus trabalhos na hora de fazer citações ou referências bibliográficas! Mas antes, vamos entender o que é uma citação e o que é uma referência bibliográfica:

  • Citação

Pode ser direta ou indireta. É o conteúdo de outra publicação que você utilizará como referência no seu trabalho. Citações diretas são conteúdos copiados interinamente de outras publicações e colocados entre aspas, com referências ao autor. Citações indiretas são referências à publicação ou ao argumento de algum autor através de um resumo ou paráfrase, com suas próprias palavras, e também devem estar acompanhadas do nome do autor original. São muito utilizadas para defender argumentos ou explicitar conceitos.

  • Referência

É, para além da menção ao autor, a origem de onde a informação foi retirada. A norma ABNT exige que, ao fim dos trabalhos, haja uma relação de referências bibliográficas que contenha todas as obras e autores citados no corpo do trabalho. Para isso, existe uma formatação e uma ordem correta que iremos ensinar aqui para você!

Tá, mas como referenciar site ABNT?

Hoje em dia, a principal ferramenta para conseguir informação é o computador. Assim, os sites também passaram a servir como fontes para trabalhos acadêmicos e publicações e, por isso, também devem seguir as normas da ABNT. A internet tem cada vez mais se tornado fonte de informação para referência de monografia ou TCC pós graduação, uma vez que muitas dessas utilizam dados em suas publicações e esses dados precisam ser extraídos de algum local. Assim, saber como referenciar site do governo por exemplo é fundamental.

Uma citação de site segue os mesmos modelos de uma citação normal de livro, porém na referência bibliográfica deve conter algumas informações a mais, como a data de acesso e o domínio do site. Este é o fundamental na hora de citação de blog ABNT ou como fazer referência de revista online.

Assim, saber como citar notícia de jornal online ABNT ou como referenciar site ABNT exige que você se mantenha atento ao momento em que acessou o site e guarde estas informações.

As citações acima de três linhas devem vir em fonte reduzida e com recuo de 4cm da margem esquerda.

Modelo de referência bibliográfica de site

Vamos compreender de vez então como fazer uma referência bibliográfica de um site. Ela deve conter as seguintes informações:

  • Nome do autor ou organização;
  • Título da página, matéria, reportagem ou artigo;
  • Dia, mês e ano de publicação (se houver);
  • Endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  • Data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.

Estes elementos devem ser elencados da seguinte maneira: 

ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo. Ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: Data.

É importante também verificar, na hora que estiver montando as referências, se a instituição à qual o trabalho será submetido exige alguma regra extra a ser seguida.

Outra parte importante é que, em caso de mais de uma referência bibliográfica, elas estejam elencadas em ordem alfabética seguindo pelo último nome do autor. Por exemplo, autores com sobrenome que comecem com A venham antes de B e assim por seguinte.

Em caso de referências de sites, porém, há três casos a mais que exigem atenção e que a ABNT exige um procedimento padronizado que deve ser seguido:

  • No caso de citações sem o local de publicação

Diferente de uma versão impressa de um livro publicado, informações coletadas de sites podem não conter o local onde foram publicadas. Assim, no caso de uma citação coletada de um site que não informe o local, a ABNT determina a sigla [S.I.] para ser usada na hora de preencher a referência bibliográfica.

A sigla [S.I.] indica sine loco, o que significa “sem local”.

Uma referência de uma citação sem local ficaria o seguinte:

ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, [S.I.], volume, número ou fascículo. Ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: Data.

  • No caso de citações sem a data de publicação

Materiais retirados de sites ou postagens de blogs ou correlatos podem não ter a data de publicação disponibilizada. Para isso, é inserida após a citação uma estimativa de data seguida de um ponto de interrogação. Por exemplo:

“Citação de reportagem de internet que não possui data”. (SOBRENOME DO AUTOR, 2021?)

Na referência bibliográfica é inserido da mesma maneira:

ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, [S.I.], volume, número ou fascículo. [2021?]. Disponível em: <URL>. Acesso em: Data.

  • No caso de citações sem informação de autor

Materiais retirados de páginas da web que não informem a autoria podem ser referenciados pelo nome do site. Por exemplo: 

“Citação de reportagem de internet que não possui data ou nome do autor”. (NOME DO SITE, 2021?)

E na referência bibliográfica é inserido da seguinte maneira:

NOME DO SITE. Título: subtítulo (caso exista), [S.I.]. [2021?] Disponível em: <URL do site>. Acesso em: Data.

Exemplo de citação de site

Agora que vimos como fazer referência bibliográfica de site, vamos conferir alguns exemplos de referências para três tipos diferentes de postagens frequentemente encontradas: Artigos e Matérias de jornais

  • Exemplo de citação de matéria de jornal

“Começam nesta terça-feira (3) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)” (CORREIO24HORAS, 2021).

  • Exemplo de citação de artigo

“As principais características da cultura afro-brasileira estão expressas nos diversos aspectos e elementos culturais presentes em todo o território nacional” (SENA, 2020).

Por fim, como citar fonte de site

Assim, a referência bibliográfica das citações que utilizamos deve constar no seguinte modelo:

  • Referência bibliográfica da citação de matéria de jornal

CORREIO24HORAS, Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira. [S.I.] 2021. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/inscricoes-para-o-sisu-comecam-nesta-terca-feira-1/>. Acesso em: 29 de ago. de 2021.

  • Referência bibliográfica da citação de artigo

SENA, Ailton. Principais características da cultura afro-brasileira. Guia Enem, 2020. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/antropologia/principais-caracteristicas-da-cultura-afro-brasileira>. Acesso em: 29 de ago. de 2021.

Lembrando que a referência bibliográfica deve ser elencada em ordem alfabética. Os meses devem ser abreviados em três letras, com exceção do mês de maio que deve ter inserido seu nome completo.

Esses são os parâmetros que a ABNT exige para citações e referências de sites, esperamos que assim você consiga manter o seu trabalho padronizado sem problemas!

A importância da referência de site ABNT

Agora você já sabe tudo que deve inserir nas referências bibliográficas! Além de como fazer uma citação de algum conteúdo de site, seja de matéria de jornal ou de artigo, e também como referenciá-los quando não houver todas as informações disponíveis.

Com a vida cada vez mais acelerada, muitas pessoas não possuem mais a disponibilidade de tempo para se empenhar em elaborar um trabalho de graduação nos modelos exigidos pela ABNT. Assim, um dos ramos que tem crescido é a de contratação de profissionais para cumprirem certas tarefas, desde a revisão e formatação até a elaboração completa do trabalho. Para isso, porém, é necessário considerar quanto custa um TCC. Muitas vezes o valor cobrado não compensa ou o serviço não é muito confiável.

Por outro lado, existem ferramentas de corretor de texto online gratuitas que podem auxiliar muito na hora de redigir um trabalho! Vale a pena conferir.

Lembrando também que as normas da ABNT devem ser seguidas em todo o corpo do texto, além da capa e das referências bibliográficas. Assim, não basta saber como fazer a citação e referenciá-la na bibliografia, mas é preciso também dominar os requisitos de formatação como:

  • Tamanho da fonte
  • Alinhamento
  • Espaçamento
  • Margens

De qualquer jeito, saber fazer uma referência de site ou citação de site já é uma tremenda ajuda! Principalmente pela enorme variedade de conteúdo que podemos encontrar pela rede, expandindo e muito o leque de fontes para informações. Com certeza, saber como referenciar um site irá garantir com que você possa incluir o máximo de informações nos seus trabalhos e será um grande facilitador para os projetos da graduação! Este tipo de conhecimento é importantíssimo e servirá para qualquer publicação, seja na graduação, na pós graduação ou para quem quiser seguir com carreira acadêmica.

Como posso colocar referência de site?

Para colocar na bibliografia ABNT site, basta seguir o modelo padrão, porém incluindo a data de acesso. A data deve ser inserida como Acesso em: Data. Lembre-se também de inserir o link de acesso no modelo Disponível em:

Como faço para citar site no corpo do texto ABNT?

Citações podem ser indiretas ou diretas, referenciando o autor ou o nome do site. É possível também fazer uma citação de uma citação, isso ocorre quando a referência é tirada de um texto que está citando outro autor no qual você não tem acesso.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br