A importância do agronegócio para a economia

A agroindústria é importante para o crescimento econômico do país, pois agrega valor à produção rural brasileira. De acordo com o Art. 225 da Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Porém, o agronegócio provoca o desmatamento e o uso de fertilizantes químicos nas plantações é prejudicial à natureza e ao homem.

Dessa maneira, temos como exemplo de desastre ambiental o desmatamento, que é uma prática comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade. Isso acontece pois na busca pelo desenvolvimento e lucro imediato, muitas empresas desrespeitam as legislações ambientais e exploram o meio ambiente sem se importar com as consequências dessa exploração. De acordo com os dados da Global Forest Watch, o Brasil perdeu 53.8 milhões de hectares de cobertura arbórea entre 2001 e 2018, o que provoca também o agravamento do aquecimento global.

Outro fator existente são os fertilizantes químicos usados nas plantações de verduras e legumes, que inclusive se torna mais frequente a cada dia, visto que sem a presença desses produtos não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial, mas, juntamente com estes benefícios vem a poluição de rios, lagos, mares e também é prejudicial à saúde. A utilização dos adubos químicos, dos agrotóxicos e das sementes híbridas forma um círculo vicioso interessante apenas para as multinacionais da agroindústria.

É preciso que os proprietários de plantações e criações de animais assumam, portanto, sua responsabilidade diante dos impactos ambientais gerados através da agroindústria, uma vez que a mesma causa o desmatamento e a poluição do solo e da a água através do uso de produtos químicos. Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, é possível amenizar os problemas ambientais, construindo um Brasil mais sustentável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *