Projeto de Pesquisa sobre drogas

1. Introdução

O termo drogas pode possuir diversas definições que variam de acordo com a cultura histórica de cada nacionalidade, porém para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo e definido como qualquer substancia capaz de alterar a funcionalidade do organismo .

As drogas são classificadas como sintéticas que são drogas desenvolvidas com substancias artificiais e como drogas naturais que são provenientes de plantas, flores e entre outros recursos disponibilizados pela natureza.

E segundos estudos epidemiológicos a utilização de drogas naturais e sintéticas se tornou um problema de saúde publica tanto no Brasil quanto no mundo, devido a maioria dos usuários dessas substancia serem estudantes do 2° grau e universitários.

Geralmente essas substancias psicoativas são produzidas a partir de uma ou mais substancias artificiais, como anfetamina, metafentamina entre outras.Essas substancias podem ser inaladas ,fumadas ,injetadas , ingeridas e ganham diferentes nomenclaturas como ,krokodil,pó de anjo e miau miau .

No entanto na percepção psicológica a utilização dessas drogas e facilmente explicado, pois na faixa etária de 14 a 24 anos são desenvolvidas competências e habilidade para a tomada de decisão que muitas vezes geram frustrações e o uso dessas substancia seria para lidar melhor com as mudanças dessa fase, mas consequentemente deixa o usuários em situação de vulnerabilidade.

2. Identificação do Problema

No Brasil, as drogas sintéticas são em sua maioria oriundas de momentos festivos, e por vezes esse contexto se dá aos jovens, por frequentarem esses ambientes com maior frequência. As drogas sintéticas são por sua vez, assim como todas as outras drogas, um meio de refúgio diante das incertezas da vida, diminuição da ansiedade, momentos conflitantes, onde os usuários em sua grande maioria buscam uma fuga da sociedade, em que os valores humanos e afetivos são deixados de lado e as necessidades básicas e emocionais, ficam voltadas para o consumo desenfreado desses entorpecentes, que prometem prazer a qualquer custo.

As drogas sintéticas, são produzidas por meio de substâncias químicas, das quais não podem ser encontradas na natureza, o que faz com que esse tipo de entorpecente seja relativamente mais caro que outras drogas convencionais. Sendo assim o consumo por sua vez é realizado por pessoas que tem um poder aquisitivo maior, o que demonstra a indicativa antes referida, de que a situação psicológica influencia ainda mais o consumo.

A atual circunstância em que o mundo está vivendo, com o fato da pandemia, pode fazer com que o consumo tenha aumentos consideráveis, pois as pessoas buscam respostas que ainda não existem, e isso pode gerar uma procura ainda maior por essas tentativas de transformar suas vidas em momentos felizes e agradáveis intermináveis.

3. Hipóteses

O consumo das drogas sintéticas está mais suscetível entre os jovens, muitos de classe média alta, pois se nota que ocorre um consumo maior em festas e boates. Essa consumação descontrolada do uso de drogas sintéticas sem qualquer auxílio, pode levar muitas vezes ao uso indevido e perigoso. O público alvo são na maioria os jovens universitários, onde ocorre uma distribuição maior, pois se tem essa troca entre os jovens que vendem e os que consome, criando assim um poder aquisitivo maior.

4. Objetivos

Geral
 Analisar o aumento do consumo das drogas sintéticas no Brasil
Específicos
 Descrever os principais fatores que podem ter desencadeado tamanho aumento;
 Descrever as consequências do uso indiscriminado dessas substancias.

5. Justificativa

O consumo de drogas sindéticas no Brasil vem aumentando a cada ano que se passa, segundo pesquisas do Escritório de Drogas e Crimes das Nações Unidas (Unodc), ouve o surgimento de 350 novos tipos de drogas sintéticas, isso só entre 2008 e 2013. Por atingir um público jovem, esse aumento acontece por fatores envolvendo transtornos psicológicos, comportamentais e sociais. Muitos começam a usar por influência de terceiros e acabam não conseguindo para de consumir.

E possível notar esse consumo excessivo em festas, onde não se tem o controle sobre aqueles que vendem e aqueles que consomem. A irresponsabilidade de se consumir drogas sintéticas que não se sabe a procedência acaba se tornando um problema grave de saúde, os efeitos esperados por quem as consome pode acabar se transformando em um efeito colateral perigoso no qual levara a pessoa a morte.

6. Revisão de Literatura

Há a algum tempo o brasil era a principal rota de trafico de drogas licitas e ilícitas que saiam de países como Colômbia ,Peru e Bolívia e iriam para a Europa e américa do norte onde o consumo de substancias ilícitas e crescente. No entanto com o crescimento constate no mercado nacional e internacional de drogas a situação se tornou um problema de saúde publica ,porem mesmo tentando conter a circulação e criação das dessas substancias as autoridades não conseguem pois a maior parte das substancias utilizadas para criar as drogas sintéticas são legalizadas o que ajuda os laboratórios clandestinos terem como criarem cada vez mais substancias psicoativas.

No Brasil e no mundo a utilização dessas drogas e elevado por serem mais baratas que as tradicionais(maconha, cocaína e etc.) e se tem maior facilidade para comprar .A intenção dessas substancias no organismo e ser absorvida mais rápido ,substituir o efeitos das drogas naturais e proporcionar para o usuário um sensação de prazer .agitação e fuga da realidade, porém com o constate utilização dessas substancias o usuário ficara dependente .

E o grande problema de saúde relacionados as drogas psicoativas e a toxicodependência ,visto que o LSD ,pó de anjo, miau miau,papel,maconha sintética e outras deixam o usuário com compulsão para consumir constantemente .Segundo a UNOC em 2005 algumas substancias psicoativas entravam no brasil através da Argentina, as mais conhecidas são LSD,GHB,ICE.

Porem para a saúde do coração, do fígado, pulmões, rins e até mesmo do cérebro e muito prejudicial a longo prazo causam a destruição dos neurônios, desenvolvimento de doenças psiquiátricas, lesões no fígado, mau funcionamento dos rins e doenças cardiovasculares.

Em vista aos malefícios a saúde no Brasil foi criada a lei 11,343 determina que, embora o porte de droga continue caracterizado como crime, os usuários e dependentes (que não são diferenciados na lei) não estão mais sujeitos à prisão. Caberá aos juizados especiais definirem medidas de advertência e/ou socioeducativas. Criou-se também a figura do capitalista do tráfico, o personagem que obtém lucro ao financiar a produção, o comércio e a distribuição de drogas. Para ele, a pena vai de 8 a 20 anos. 26 Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.

7. Metodologia

Esse estudo será do tipo explicativo, realizado a partir de buscas referenciadas na internet para uma pesquisa qualitativa. Serão buscadas informações em artigos bibliográficos e sites especializados no assunto que terão citações de pesquisas feitas desde a década de 90 até os tempos atuais. Para esta pesquisa serão utilizados artigos dos sites do ministério da saúde, google academico,e entre outras fontes seguras de pesquisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *