Exemplo de Hipótese TCC – Hipótese de TCC pronta


Se você decidiu focar seu TCC em uma investigação, provavelmente se perguntou o que é uma hipótese e como deve ser escrita. A seguir, este post vai tirar todas as suas dúvidas para que você possa enfrentar esta seção com sucesso.

O que é a hipótese no TCC?

Ao iniciar uma investigação, muitos alunos se perguntam o que é uma hipótese e quão importante ela é. A hipótese é a presunção ou suposição provável, objetiva e específica que é provisoriamente estabelecida como base para uma investigação ou hipótese tcc pdf.

Usando o método científico, os pesquisadores costumam propor a hipótese de um tcc ou a hipótese do tcc para explicar os problemas que estão tentando resolver. Eles estão baseados no fato de que está sendo estudado porque no momento da investigação sua veracidade não pode ser confirmada.

Hipótese TCC

Uma vez que sabemos o que é uma hipótese, é importante conhecer sua função. Esses pressupostos servem para orientar e delimitar a investigação, oferecendo um direcionamento em torno da resolução da questão a ser estudada. É a forma como os pesquisadores colocam o problema e estabelecem possíveis soluções.

Uma hipótese deve surgir de uma história de investigações ou eventos anteriores. Nem todas as investigações requerem uma premissa que dê uma explicação para o problema a ser resolvido. Quando você não está tentando provar algo, não precisa fazer uma suposição. Por exemplo, se em seu trabalho você tem que estudar as características físicas de adolescentes, seu estudo é explicativo e descritivo, então você não precisa de suposições.

Exemplos de hipótese de TCC

A principal característica da hipótese para tcc é que são verificáveis. Eles devem ser comprovados por observação ou experimentação. Por exemplo, um estudo que investigou os efeitos da ingestão de sal poderia fazer a seguinte suposição: “A ingestão de sal de mais de 5 gramas de sal por dia em homens com idades entre 40 e 60 anos aumenta a pressão arterial.” Esta é uma premissa que pode ser verificada e revisada para veracidade.

Portanto, deve sempre ser baseado em uma situação real. Além disso, as variáveis ​​ou termos devem ser compreensíveis, precisos e tão específicos quanto possível.

As hipóteses também devem ser objetivas. Nossa percepção não deve fazer parte disso. A maior imparcialidade possível é buscada.

Outro aspecto importante é que devem estar relacionados às técnicas disponíveis para testá-los. Antes de formular o pressuposto, temos que analisar se existem técnicas e ferramentas de investigação para verificá-lo e se estão ao nosso alcance.

Projeto de TCC hipótese

Caso decida realizar uma investigação em que necessite de explorar ou compreender uma determinada realidade, escolha um contexto de fácil acesso, até para como escolher o tema do tcc. Lembre-se de que a coleta de dados é uma das fases mais importantes do projeto e na qual você terá que investir muitas horas. Um bom trabalho de pesquisa significa investigar a realidade do estudo, portanto, quanto mais próximo de você, mais dados você pode contribuir e mais rico ele será.

O que é TCC está sujeito a uma série de limitações de tempo, então você tem que ser realista e aproveitar os contatos já estabelecidos em seu ambiente. Você pode se concentrar em questões relacionadas ao seu centro de estágio, seu trabalho, a universidade ou outras organizações que você tenha contatado anteriormente para comprar tcc ou ajustar para as normas ABNT.

Para realizar o Projeto de Graduação Final é importante que você se documente bem. Não se trata de usar as primeiras páginas da web que falam sobre o tema que você está pesquisando, nem de ler o primeiro livro ou artigo que você acha que pode ajudá-lo. Trata-se de analisar a bibliografia existente sobre o assunto e investigar seus autores para saber qual deles pode dar a melhor resposta às suas perguntas. Além disso, é essencial que você use e contraste fontes rigorosas e que planeje bem o uso de cada um dos recursos que encontrou para saber como escrever a hipótese do tcc.

Veja em mais detalhes quais são os tipos de hipóteses que você pode formular, um a um:

Hipóteses descritivas

Eles se concentram em explicar as correlações entre os fenômenos e não tanto na razão pela qual eles ocorrem.

Hipóteses explicativas

Eles são úteis para abordar o motivo do evento e sua explicação.

Hipótese nula

É aplicado em análises estatísticas. Eles são interessantes se você deseja comparar parâmetros entre populações. Nesse caso, refere-se ao fato de não haver relação entre as variáveis ​​avaliadas. Também é chamada de “hipótese de não relacionamento”, mas não deve ser confundida com uma suposição errônea. Simplesmente as variáveis ​​estudadas não seguem nenhum padrão ou hipótese exemplo tcc.

Hipóteses condicionais

Essas suposições indicam que uma variável depende do valor de duas outras. Existem duas variáveis ​​associadas à causa do problema e apenas um termo associado ao efeito.

Hipóteses determinísticas

São aquelas suposições que indicam relações entre variáveis ​​que são sempre atendidas sem qualquer tipo de exceção.

Os objetivos principais são responsáveis ​​por declarar explicitamente o que se espera alcançar em termos de conhecimento. É por isso que eles devem fornecer uma ideia clara do que se pretende saber e que derivará diretamente da pergunta de pesquisa.

E os objetivos?

Os objetivos específicos ou secundários de um TCC procuram responder à pergunta “Como?”. Trata-se de indicar de que forma vamos realizar o estudo. Eles são fundamentalmente aquelas ações ou propósitos específicos que nos ajudam a alcançar o objetivo central. Podemos entendê-lo como uma prévia de como será nossa metodologia de trabalho, uma vez que manifestam variáveis: o que são essas, segmento da população analisada, etc.

Assim como a hipótese e justificativa tcc, é imprescindível elaborar um objetivo corretamente, pois um objetivo principal bem enunciado nos ajudará a focar nosso estudo e, portanto, evitar a coleta de dados que não contribuam em nada.

As hipóteses e os objetivos de um TCC são algo intimamente relacionado e, ao mesmo tempo, muito importante. Geralmente, cada objetivo terá pelo menos uma hipótese associada a ele.

Classificação de objetivos de acordo com sua finalidade

De acordo com o objetivo, os objetivos podem ser classificados em 4 grandes grupos que descreveremos a seguir.

Os objetivos descritivos examinam aspectos pouco conhecidos de nossa realidade. Esses tipos de objetivos são muito bem compreendidos com exemplos de objetivos de um TCC de enfermagem:

Com os objetivos relacionais, pretende-se conhecer a relação entre as diferentes variáveis ​​de estudo. É comum o pesquisador querer analisar detalhadamente as características das relações entre as variáveis, uma vez traçadas essas relações.

Como fazer a hipótese do TCC

Deve ser declarado “o que faz o quê”, ou seja, qual é a causa e qual é o efeito. A hipótese é que X realmente produz o efeito Y. Esses eventos são chamados de variáveis. Por exemplo, na premissa “pessoas de 60 a 70 anos que comem 5 ovos por semana aumentam significativamente os níveis de colesterol no sangue”, as variáveis ​​são o consumo de ovos e os níveis de colesterol.

A dificuldade na formação de hipóteses pode ser devido a vários pontos que precisam ser superados. Um deles é o desconhecimento do referencial teórico. Eles devem ser formulados depois de conhecer e estabelecer o quadro teórico, não antes. Além disso, também é importante conhecer as diferentes técnicas que podem ser utilizadas para testar sua veracidade.

O que seria hipótese no TCC

Existem diferentes tipos de hipóteses à medida que são levantadas de diferentes perspectivas e de acordo com seu objetivo. Poderíamos enumerar todas elas, mas isso mereceria um texto separado apenas para esse fim.

Como criar uma hipótese TCC

A hipótese deve ser expressa como uma declaração ou proposição da maneira mais simples possível. Para todas as conjecturas, uma relação causal deve ser claramente estabelecida e pelo menos dois eventos devem estar envolvidos.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br