O que é TCC (Significado de TCC)

Escrever um TCC não é nada fácil: Além de buscar um tema que seja atraente para você, é importante que você leve em consideração variáveis ​​como o número de fontes de informação existentes e as possibilidades de transferência do conhecimento gerado para contextos reais de trabalho. Aqui você verá o que é TCC na faculdade, de verdade.

TCC Significado

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o projeto de investigação realizado durante o último ano do curso universitário e no qual os alunos devem refletir as competências e conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Isso não importa o curso, o que é tcc na psicologia também é em outras áreas.

Quais são os tipos de TCC?

Embora o trabalho deva ser realizado de forma independente, você contará com a orientação e orientação de um professor especializado no tema escolhido que o orientará desde o início até a apresentação de sua pesquisa.

Dependendo do seu diploma universitário e da finalidade do seu trabalho, você pode escolher diferentes modalidades de pesquisa: bibliográfica, de campo ou experimental, entre muitas outras. As universidades oferecem diretrizes para determinar a modalidade e outras questões básicas do projeto, portanto, o centro será sua primeira fonte de informações para garantir que você concentre o trabalho adequadamente.

Estrutura

Para poder fazer um bom TCC é necessário que você estruture bem o trabalho. Esta estrutura dependerá do tipo de TCC que escolheu, isto é, se pretende realizar, por um lado, um trabalho de investigação básica ou aplicada ou, por outro, uma intervenção de diagnóstico, desenho e implementação ou avaliação de um projeto, entre outros. Qualquer que seja a opção escolhida, a estruturação do trabalho permitirá que você seja ordenado na proposta e consistente ao longo de todo o projeto.

Resultados, discussão e conclusões são os dados mais relevantes do estudo. Os resultados devem refletir uma análise rigorosa dos dados para que posteriormente na discussão sejam interpretados com base no referencial teórico e nos objetivos estabelecidos. As conclusões sintetizam as informações fornecidas anteriormente, respondem ao cumprimento dos objetivos declarados e sugerem pesquisas futuras. Eles podem ocupar um capítulo separado ou ser incluídos na discussão.

Referências bibliográficas a qualquer fonte usada no trabalho. Para tal, pode utilizar um programa de gestão de bibliografia que lhe permitirá guardar todos os documentos e recursos que encontrou e gerar automaticamente as referências bibliográficas no formato que desejar, por exemplo, o que é referencial teórico TCC, o que é apud no TCC, etc.

Normas ABNT

Uma vez selecionado o tema, é conveniente identificar palavras-chave e fazer uma primeira abordagem às fontes de informação e estudos já publicados sobre o assunto, para ficar claro quais avanços foram feitos anteriormente e quais aspectos específicos estão gerando mais interesse. Da mesma forma, você precisa estar sempre atento a todas as normas ABNT.

O que é plágio no TCC?

Esta consulta permitirá que você estabeleça um objetivo ou objetivos que orientam o projeto e a atividade de pesquisa que irá realizar. Lembre-se de que quanto mais amplo for o problema de estudo, mais custará para você avançar no desenvolvimento do projeto. Portanto, desde o início é importante especificar o máximo possível o que você deseja investigar.

O que significa TCC?

Os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser tutelados ou dirigidos por um especialista na disciplina escolhida, que faça parte do corpo docente da universidade.

Qual a diferença entre análise crítica e ensaio crítico?

Em alguns cursos universitários dão a opção de o aluno decidir qual professor gostaria de orientar o trabalho, sempre com a necessária aceitação por parte dessa pessoa. Nas demais séries, porém, não existe essa possibilidade e, dependendo da disciplina escolhida, você recebe um tutor.

O que colocar na introdução do TCC?

Neste ponto deverá apresentar o tema a ser investigado, justificar a relevância do seu estudo e os interesses acadêmicos e profissionais que o levam a investigá-lo e especificar os objetivos gerais e específicos.

O que falar na apresentação do TCC?

Escolher um tema para o TCC que seja interessante para você é fundamental para ter motivação para começar a pesquisar e investir horas no desenvolvimento deste projeto. Assim, para encontrar um tema de que goste, você precisa se fazer perguntas relacionadas aos seus interesses profissionais. Perguntar a si mesmo o que deseja saber é fundamental para definir o conteúdo do trabalho, buscar respostas, estabelecer hipóteses e obter conclusões interessantes ao final do projeto.

O que é a metodologia de um TCC?

Esta parte responde à pergunta (como foi realizada a investigação) Deve-se explicar o procedimento de desenvolvimento do TCC, justificar a metodologia da pesquisa, as fontes de informação e as técnicas ou instrumentos que permitiram a coleta de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *