Você tem dúvidas sobre Normas ABNT TCC? Nós te ajudamos!


As regras e normas da ABNT que temos atualmente em vigor são mais importantes do que as pessoas imaginam, já que elas têm essa pecha de algo difícil e problemático. Acontece que sem elas, não seria possível que trabalhos técnicos como é o caso de um TCC fossem compreendidos de forma universal. A Associação Brasileira de Normas Técnicas serve para ajudar na padronização dos programas e materiais, desde um TCC de graduação, até um pré-projeto de mestrado.

Uma vez que seu artigo, TCC ou qualquer outro material acadêmico esteja de acordo com as normas da ABNT, isso demonstra que ele é um trabalho sério e confiável. É por este motivo que a maioria das instituições de ensino exigem que seu trabalho esteja de acordo com as normas ABNT. Mas não se desespere, você pode receber seu trabalho pronto se for preciso, e pode aprender as regras também!

Confira mais detalhes sobre normas ABNT tcc:

Resumo TCC Normas ABNT

Antes de mais nada, é importante compreender para que exatamente servem estas normas. As regras ABNT são aplicadas a trabalhos de aspiração científica, ou seja, trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, que buscam debater algo a nível científico. Como a ciência tem sempre aspiração de verdade, é preciso que o material divulgado esteja dentro de padrões. Os padrões são importantes para que todos que tenham acesso ao documento possam entendê-lo, e para isso existe a ABNT e suas normas.

Agora que já falamos sobre seu papel, vamos compreender como a ABNT enxerga um texto acadêmico. Ou seja, quais as formas como se divide um texto ou trabalho no campo científico de modo que seja possível analisá-lo sob a ótica das normas ABNT. Primeiro, devemos falar sobre a divisão entre elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Elementos pré-textuais – o que são?

Como o próprio nome já deixa claro, os chamados elementos pré-textuais são determinados por virem antes do que é, de fato, o conteúdo do TCC, da monografia, da tese ou o que for. Portanto, estamos falando de coisas como a capa, a folha de rosto, a dedicatória e agradecimentos, o resumo do trabalho, as listas e o sumário. Entre todos estes, os únicos elementos obrigatórios são a capa, a folha de rosto, o resumo e o sumário.

Elementos textuais – como identificá-los?

Identificar quais são os elementos textuais de um TCC ou trabalho acadêmico é particularmente fácil. A pergunta que deve ser feita para identificá-los é: este texto é, de fato, parte do teor principal da tese? Ou seja, se eu tirar isso da minha leitura, o TCC ainda fará sentido? Os elementos obrigatórios da parte textual do TCC são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, mas no meio disso você pode – e deve – encaixar todos os capítulos e seções que forem necessárias para que o TCC tenha qualidade.

Elementos pós-textuais – O que vem depois do TCC

Agora ficou fácil, não? Estes são todos aqueles elementos presentes num TCC que vêm depois do texto, e que não fazem parte do teor mais importante do trabalho. Estamos falando das referências bibliográficas, os apêndices e anexos. As referências são os únicos elementos pós-textuais obrigatórios de um TCC.

Gráficos TCC normas ABNT

Ok, já vimos tudo sobre como se divide um TCC sob a ótica das normas ABNT. Agora fica a pergunta: e se eu quiser incluir gráficos ou imagens, como funcionam as regras da ABNT neste caso? Obviamente, da mesma forma que qualquer elemento que é introduzido no documento, as imagens também devem seguir determinados parâmetros e regras. Mas você verá a seguir que não existe nada de muito misterioso ou difícil em tudo isso.

Confira as principais orientações a respeito de como os gráficos, ilustrações e imagens devem ser perante as regras da ABNT:

  • Quadros e tabelas, como diferenciar? Saiba que a ABNT tem normas estritas em relação à diferenciação de um quadro e uma tabela. Para a Associação, um quadro é composto por linhas horizontais e verticais, fechado em todas as extremidades e usado para expressar dados qualitativos. No caso toda tabela, temos apenas linhas verticais, sem bordas demarcadas, usada para expressar dados quantitativos.
  • As imagens devem apresentar uma identificação com uma palavra que a designe. Por exemplo, caso você inclua uma fotografia, deverá ir numerando uma a uma, conforme inclua outras. “Fotografia 1”, “Fotografia 2”, “Fotografia 3”, e assim por diante.
  • Inclua sempre a fonte da ilustração, fotografia ou imagem, referenciando a origem logo abaixo da imagem, com o ano da reprodução da mesma entre parênteses. Para isso, use fonte tamanho 10, espaçamento simples e estilo “normal”.
  • Lembra das Listas que comentamos ser um dos elementos pré-textuais obrigatórios? Pois é, caso seu TCC tenha imagens, ele precisa ter uma lista com todas elas em ordem e com a respectiva página. Não se esqueça de incluir isso depois que tiver o trabalho pronto.

Comprar ou fazer modelo TCC Normas ABNT

Existem muitas pessoas interessadas em comprar TCC pronto, e não é para menos. No último ano de faculdade, com vinte e muitos anos nas costas e geralmente já trabalhando, é difícil e muito desafiador conseguir se dedicar a um TCC durante todo o tempo que ele deveria demandar. Mas não se preocupe, pois com um modelo de TCC pronto seguindo as normas ABNT, você pode conseguir escrever um trabalho inteiro sem tantas dificuldades assim.

Além disso, sempre existe também a opção de se comprar o trabalho pronto, e não há nenhuma vergonha nisso. Atualmente, e cada vez mais, as pessoas estudam a graduação para adentrar no mercado de trabalho, e evoluir em sua profissão através da jornada profissional em si. Para a maioria das carreiras mais populares hoje em dia, uma tese de graduação ou de mestrado é menos importante do que o título em si, e devemos encarar essa verdade de frente.

De qualquer forma, um modelo de TCC pronto também pode ser comprado de forma personalizada, seguindo o que o seu trabalho irá demandar. Assim, você pode até ser o autor e quem vai escrever as partes mais textuais e importantes da sua monografia, porém, já terá o modelo pronto em mãos para ajudar.

Com um modelo de TCC pronto, você já terá os seguintes passos mais ou menos bem estabelecidos:

  • Capa já elaborada, com os elementos obrigatórios
  • Espaços reservados no documento para os elementos pré-textuais obrigatórios, como capa, dedicatória, resumo, etc.
  • Um esboço da introdução do seu tema
  • Alguns insights para o desenvolvimento do tema, com uma estrutura já pensada para os capítulos e subcapítulos
  • Insights para a conclusão e assessoria para a apresentação dos resultados

Tudo isso sem contar que o trabalho já estará de acordo com as normas da ABNT no que diz respeito à formatação do texto, com espaçamento, tamanho da fonte, estilo da fonte e outras coisas já certinhas como devem ser segundo a associação.

Programa Normas da ABNT

O programa completo de normas da ABNT é muito extenso, com dezenas de páginas, e na verdade a maioria daquelas regras acabam nem sendo necessariamente aplicadas a um TCC. O problema, porém, é conseguir separar e diferenciar as regras mais ou menos pertinentes para o seu trabalho. Por isso mesmo, muita gente acaba pagando profissionais para escrever o trabalho ou para adequá-lo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nós te ajudamos aqui, separando algumas informações essenciais que dizem respeito diretamente à elaboração do documento de TCC, tese ou pré-projeto de mestrado. Veja abaixo:

Margens: As margens devem seguir um padrão, o qual diz que a superior e a da esquerda devem ter 3cm, enquanto a inferior e a da direita, 2cm. Isso para que você possa encadernar o documento com espiral se necessário ou desejado.

Tamanhos de textos: Os títulos devem ter tamanho 12, em fonte Arial ou Times New Roman. Os textos podem ter fonte de tamanho 11, e devem manter o padrão de estilo da fonte dos títulos.

Espaçamento: O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.

Normas da ABNT passo a passo

Relembrando o que vimos nesse texto:

  • O TCC e outros trabalhos acadêmicos podem ser divididos em várias seções e sub-seções. As mais importantes são as divisões entre elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
  • As tabelas e quadros recebem classificações diferentes, e você deve ter o cuidado de ver se as suas tabelas apresentam dados quantitativos, enquanto os quadros, dados qualitativos.
  • Vimos que as imagens, fotografias e ilustrações devem estar com um título e referenciadas em uma lista, a qual faz parte dos elementos pré-textuais obrigatórios de um TCC
  • Vimos quais são as principais regras mais pertinentes para a escrita de um TCC, detalhando as requisições do documento com relação às suas margens, tamanho da fonte, tipo da fonte, espaçamento entre as linhas, etc.
Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br