Aprenda como fazer um projeto de pesquisa

Concentre sua pesquisa em um tópico restrito. À medida que você conduz pesquisas, tente tornar o assunto do seu artigo cada vez mais restrito. Você não pode defender uma discussão sobre um assunto super amplo. No entanto, quanto mais refinado o seu tópico, mais fácil será apresentar um argumento claro e defendê-lo com evidências bem pesquisadas. É fácil sair do curso, especialmente nos estágios iniciais de pesquisa. Se você sentir que está saindo do assunto, releia o prompt para ajudá-lo a voltar aos trilhos.

Por exemplo, você pode começar com um assunto geral, como artes decorativas britânicas. Então, conforme você lê, você se concentra em transferware e cerâmica. No final das contas, você se concentra em um oleiro na década de 1780 que inventou uma maneira de produzir em massa talheres padronizados.

Dica: Se você precisa analisar uma parte da literatura, sua tarefa é separar a obra em elementos literários e explicar como o autor usa essas partes para apresentar seu ponto de vista.

Projeto de pesquisa para mestrado

Pesquise fontes confiáveis ​​online e em uma biblioteca. Se você estiver escrevendo um artigo para uma aula, comece verificando o seu plano de estudos e as referências do livro didático. Procure livros, artigos e outros trabalhos acadêmicos relacionados ao tópico do seu trabalho. Então, como seguir uma trilha de pistas, verifique as referências dessas obras para fontes adicionais relevantes.

Fontes confiáveis ​​e confiáveis ​​incluem artigos acadêmicos (especialmente aqueles de referência de outros autores), sites governamentais, estudos científicos e agências de notícias confiáveis. Além disso, verifique as datas de suas fontes e certifique-se de que as informações coletadas estejam atualizadas.

Avalie como outros estudiosos abordaram o seu tópico. Identifique fontes ou trabalhos autorizados que sejam aceitos como os relatos mais importantes do assunto. Além disso, procure debates entre estudiosos e pergunte-se quem apresenta as evidências mais fortes para seu caso.

Provavelmente, você precisará incluir uma bibliografia ou página de trabalhos citados, portanto, mantenha suas fontes organizadas. Liste suas fontes, formate-as de acordo com seu guia de estilo atribuído (como MLA ou Chicago) e escreva 2 ou 3 frases resumidas abaixo de cada uma.

Faça uma tese preliminar. À medida que você aprende mais sobre o seu tópico, desenvolva uma tese de trabalho ou uma declaração concisa que apresente um argumento. Uma tese não é apenas um fato ou opinião; em vez disso, é uma reivindicação específica e defensável. Embora você possa ajustá-lo durante o processo de escrita, sua tese é a base de toda a estrutura de seu artigo.

Como fazer um pré-projeto de pesquisa?

Imagine que você é um advogado em um julgamento e está apresentando um caso a um júri. Pense em seus leitores como jurados; sua declaração de abertura é sua tese e você apresentará evidências ao júri para apresentar seu caso. Um pré-projeto de pesquisa é importante para quem quer fazer coisas como fazer projeto de pesquisa para mestrado, como fazer um bom projeto de pesquisa, como fazer a metodologia de um projeto de pesquisa, etc.

Uma tese deve ser específica em vez de vaga, como: “A fórmula aprimorada de Josiah Spode para porcelana de ossos permitiu a produção em massa de mercadorias impressas por transferência, o que expandiu o mercado global de cerâmica britânica.”

Metodologia de um projeto de pesquisa

Crie um esboço para mapear a estrutura do seu artigo. Use algarismos romanos (I., II., III. E assim por diante) e letras ou marcadores para organizar seu esboço. Comece com sua introdução, escreva sua tese e anote as principais evidências que você usará para defender seu argumento. Em seguida, esboce os parágrafos do corpo e a conclusão.

Seu esboço é o esqueleto do seu papel. Depois de fazer o esboço, tudo que você precisa fazer é preencher os detalhes.

Para facilitar a referência, inclua suas fontes onde elas se encaixam em seu esboço, assim:

III. Spode vs. Wedgewood na produção em massa

  1. Spode: fórmula química aperfeiçoada com objetivos para produção e distribuição rápidas (Travis, 2002, 43)
  2. Wedgewood: Mercado de luxo com preços elevados; menor ênfase na produção em massa (Himmelweit, 2001, 71)
  3. Portanto: Wedgewood, ao contrário de Spode, atrasou a expansão do mercado de cerâmica.

Apresente sua tese e argumento na introdução. Comece com uma frase que chame a atenção para atrair o público e apresentar o tópico. Em seguida, apresente sua tese para que eles saibam o que você estará discutindo. Para o restante da introdução, mapeie as evidências que você usará para apresentar seu caso.

Por exemplo, sua linha de abertura poderia ser: “Ignorados no presente, os fabricantes de cerâmica britânica nos séculos XVIII e XIX desempenharam papéis cruciais na Revolução Industrial da Inglaterra.”

Referencial teórico do projeto de pesquisa

Depois de apresentar sua tese, apresente suas evidências da seguinte forma: “Um exame das técnicas inovadoras de produção e distribuição de Spode demonstrará a importância de suas contribuições para a indústria e a Revolução Industrial em geral.” Mas então, como fazer o referencial teórico do projeto de pesquisa?

Dica: Algumas pessoas preferem escrever a introdução primeiro e usá-la para estruturar o restante do artigo. No entanto, outros gostam de escrever o corpo e, em seguida, preencher a introdução. Faça o que parecer natural para você. Se você escrever a introdução primeiro, lembre-se de que pode ajustá-la mais tarde para refletir o layout do seu trabalho acabado.

Construa seu argumento nos parágrafos do corpo. Primeiro, defina o contexto para seus leitores, especialmente se o tópico for obscuro. Em seguida, em cerca de 3 a 5 parágrafos do corpo, concentre-se em um elemento específico ou evidência que apóie sua tese. Cada ideia deve fluir para a próxima para que o leitor possa acompanhar facilmente sua lógica. Para um artigo sobre a cerâmica britânica na Revolução Industrial, por exemplo, você primeiro explicaria o que são os produtos, como são feitos e como era o mercado na época.

Depois de definir o contexto, você incluiria uma seção sobre a empresa de Josiah Spode e o que ele fez para tornar a cerâmica mais fácil de fabricar e distribuir.

A seguir, discuta como visar aos consumidores da classe média aumentou a demanda e expandiu a indústria de cerâmica em todo o mundo.

Em seguida, você poderia explicar como o Spode difere de concorrentes como a Wedgewood, que continuou a cortejar consumidores aristocráticos em vez de expandir o mercado para a classe média.

O número certo de seções ou parágrafos depende da sua tarefa. Em geral, atire de 3 a 5, mas verifique seu prompt para o comprimento atribuído.

Aborde um contra-argumento para fortalecer seu caso. Embora nem sempre seja necessário, abordar um contra-argumento pode ajudar a tornar seu argumento mais convincente. Depois de apresentar sua evidência, mencione uma visão contrastante sobre o assunto. Em seguida, explique por que essa perspectiva diferente está incorreta e por que sua afirmação é mais plausível.

Resumo de projeto de pesquisa

Resuma seu argumento, mas não simplesmente reescreva sua introdução usando um texto ligeiramente diferente. Para tornar sua conclusão mais memorável, você também pode conectar sua tese a um tópico ou tema mais amplo para torná-la mais compreensível para o leitor. Como fazer um resumo de um artigo?

Por exemplo, se você discutiu o papel do nacionalismo na Primeira Guerra Mundial, pode concluir mencionando o ressurgimento do nacionalismo nas relações exteriores contemporâneas.

Certifique-se de que seu artigo esteja bem organizado e inclua transições. Depois de terminar seu primeiro rascunho, leia e procure por questões organizacionais gerais. Certifique-se de que cada frase e parágrafo fluam bem para o próximo. Você pode ter que reescrever um parágrafo ou trocar as seções, mas reservar um tempo para as revisões é importante se você quiser entregar seu melhor trabalho.

Esta também é uma ótima oportunidade para garantir que seu artigo atenda aos parâmetros da tarefa e responda ao prompt!

É uma boa ideia deixar sua redação de lado por algumas horas (ou durante a noite, se tiver tempo). Dessa forma, você pode começar a editá-lo com novos olhos.

Como fazer um projeto de pesquisa para TCC?

Corte palavras desnecessárias e outras coisas sem importância. Além da organização geral do seu trabalho, amplie as palavras específicas e certifique-se de que sua linguagem seja forte. Verifique se você usou a voz ativa em vez da passiva e certifique-se de que suas escolhas de palavras sejam claras e concretas.

A voz passiva, como “A porta foi aberta por mim”, parece hesitante e prolixo. Por outro lado, a voz ativa, ou “Eu abri a porta”, parece forte e concisa.

Cada palavra em seu artigo deve fazer um trabalho específico. Tente evitar incluir palavras extras apenas para preencher um espaço em branco em uma página ou soar sofisticado.

Por exemplo, “O autor usa pathos para apelar às emoções dos leitores” é melhor do que “O autor utiliza pathos para apelar ao núcleo emocional de quem lê a passagem.”

Introdução de um projeto de pesquisa

Revise os erros ortográficos, gramaticais e de formatação. Depois de revisar a organização e o conteúdo do seu artigo, corrija todos os erros de digitação e gramática. Novamente, é útil deixar seu trabalho de lado por um tempo para que você possa revisá-lo com novos olhos.

Leia seu ensaio em voz alta para ajudar a garantir a detecção de todos os erros. Durante a leitura, verifique também o fluxo e, se necessário, ajuste quaisquer pontos que pareçam estranhos.

Peça a um amigo, parente ou professor para ler seu trabalho antes de enviá-lo. Faça com que uma ou duas pessoas avaliem a organização, persuasão, ortografia e gramática de seu rascunho. Novos leitores podem ajudá-lo a encontrar quaisquer erros e pontos obscuros que você possa ter esquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *