Como fazer referência de artigo científico passo a passo

Na hora de escrever seu TCC ou artigo científico, é comum que surjam muitas dúvidas com relação à formatação do artigo, às referências e citações, e como organizar tudo isso na prática. Nosso texto vem para descomplicar tudo isso, explicando ponto a ponto como você deve fazer referência de artigo científico.

Citar e fazer referências bibliográficas é essencial em qualquer trabalho feito … e fazê-lo corretamente é mais do que necessário. O alto índice de publicação em revistas torna-as uma fonte inesgotável de conhecimento. E é que muitas vezes apoiamos nossas pesquisas em artigos em revistas impressas e / ou eletrônicas. Agora … sabemos fazer as referências bibliográficas de artigos de periódicos?

Como fazer referência de artigo científico ABNT

Como você deve saber bem, o órgão que regula, controla e estabelece as normas de citações e referências é a ABNT, sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todos os modelos e padrões nos quais uma tese ou artigo científico deve se encaixar são regidos por esta associação.

A ABNT trabalha com diversas normas que são geralmente descritas por meio de um número. A norma que dita como realizar referências bibliográficas é a de número 6023, e você já verá como ela funciona. Para começo de conversa, cada tipo de material terá regras de citação diferentes, variando entre uma bíblia, um jornal, um trabalho acadêmico ou um software, por exemplo.

Citação textual curta: se contiver menos de 40 palavras, é incorporada ao texto entre aspas, sem itálico e ao final da citação, incluem-se o (s) sobrenome (s) do autor, ano e página (s) entre parênteses onde se encontra a citação. Se o autor e o ano forem citados na frase introdutória da citação, somente o número ou intervalo de páginas é incluído no final da citação entre parênteses. Artigo científico como fazer, você verá mais adiante.

Citação textual longa: se a citação ocupar mais de 40 palavras, é colocada em parágrafo separado, sem aspas, sem itálico e sem recuo de primeira linha (a menos que a citação contenha vários parágrafos, caso em que se aplica a cada início do parágrafo) e após o ponto final, o autor, ano e número da página são citados entre parênteses. Este parágrafo separado deve ser recuado à esquerda. Tal como acontece com as citações literais curtas, se o autor e o ano forem citados na frase de introdução da citação, apenas o número da página será incluído entre parênteses no final da citação.

Quando citamos um trabalho elaborado por uma organização ou entidade, na primeira vez em que é citado, deve-se incluir o nome completo. Nas citações a seguir podemos incluir o nome abreviado.

Referência bibliográfica de artigo cientifico da internet

Conforme falamos, a referência bibliográfica e o formato no qual ela deve ser escrita é algo que varia segundo o tipo de documento sobre o qual estamos falando. Você sabe como fazer referência de site em artigo científico? Nesse caso, ele deve seguir o padrão referente justamente às produções de artigos científicos. Porém, no caso de um artigo científico de internet, dependendo de como ele seja publicado, é possível que você tenha que seguir o padrão de citação de um site de internet.

Confira um exemplo de uma citação de um site, que deve ser escrito com o autor, título, subtítulo, edição, ano, e o link com a data de último acesso ao artigo. Veja na prática:

GONÇALVES, Genival Ramos. Criptografia e segurança: como permanecer seguro na web? 2020. Disponível em: <http://www.genivalramos.com.br> Último acesso em 20 de dezembro de 2020.

Como fazer referência bibliográfica de artigo científico

No caso do artigo científico, a referência bibliográfica também deve seguir um padrão específico ao qual você deve dedicar máxima atenção. Neste caso, a ABNT solicita que você inclua ainda mais informações específicas e completas sobre o trabalho em questão, como o ano da defesa da tese, as folhas ou páginas, a faculdade, ano de publicação, volume, como fazer um tcc, como fazer um resumo, etc.

Veja um exemplo de uma referência de citação bibliográfica de um artigo científico:

GONÇALVES, Genival Ramos. Criptografia e Segurança: como permanecer seguro na web? 2020. 134 folhas. Dissertação (mestrado em segurança cibernética) – Departamento de segurança cibernética, Universidade Hipotética, São Paulo, Brasil, 2020.

Como nas citações, será utilizado o estilo baseado na ABNT, como fazer uma dissertação de mestrado, como fazer referência bibliográfica de artigo científico. Aqui estão algumas recomendações:

A seção se chamará “referências”, aparecerá no final do artigo e conterá apenas as fontes que subsidiam a pesquisa e que foram utilizadas para a elaboração do trabalho (não utiliza bibliografia). É por isso que cada entrada na lista de referências deve ser citada no texto.

As referências devem aparecer em ordem alfabética do sobrenome do autor (ou primeiro autor) e em letras minúsculas.

As obras do mesmo autor são organizadas em ordem cronológica, sendo que as mais antigas aparecem primeiro. Em primeiro lugar, as referências do autor solo aparecerão e, em seguida, os trabalhos com outros autores. Quando várias obras do mesmo autor aparecem, o nome é repetido para cada entrada.

Caso os documentos possuam TCC pronto, este deve obrigatoriamente ser incluído como parte da referência. Da mesma forma, os URLs das referências serão incluídos tanto quanto possível.

Podem ser incluídos até sete autores, separados por vírgulas e incluindo “&”, ou “e” se for português, antes do último autor. Se a referência tiver 8 ou mais autores, os 6 primeiros autores são incluídos, então três reticências (…) são inseridas e o nome do último autor é adicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *