O que é um texto dissertativo argumentativo?


O que é um texto dissertativo argumentativo? O que faz com que um ensaio argumentativo seja bom? Como você pode obter uma boa nota em seu texto dissertativo argumentativo? Se você está em dúvida sobre estas questões, saiba que você veio ao lugar certo!

Responderemos a seguir todas as suas dúvidas sobre um texto dissertativo argumentativo de qualidade!

Como fazer um texto dissertativo argumentativo?

O objetivo de um ensaio argumentativo é estabelecer uma posição ou posição sobre uma questão, fornecendo razões e evidências de apoio. Um texto argumentativo dissertativo deverá:

  • Introduzir um tópico atraente e envolver o leitor;
  • Explicar e considerar todos os lados de uma questão de maneira justa e imparcial;
  • Abordar quaisquer possíveis contra-argumentos à perspectiva do escritor;
  • E persuadir o leitor a adotar ou considerar uma nova perspectiva.

É importante que todo texto dissertativo argumentativo contenha uma declaração de tese clara na introdução, o que significa que você deverá deixar bem claro logo de cara o que pensa sobre um determinado assunto. O texto também deve apresentar um bom raciocínio lógico e dar exemplos relevantes ou evidências que apoiam os pontos citados pelo escritor.

Texto dissertativo argumentativo exemplo

Veja abaixo um exemplo de um texto dissertativo argumentativo bastante curto e breve. Escolhemos falar sobre o tema “Ensino à distância: a educação do futuro?”, e iremos defender o ponto de que sim, o EAD – Educação à distância – é sim o tipo de educação que veremos no futuro em nosso mundo. Confira:

“O termo EAD vem se popularizando a cada dia. Antes mesmo de passarmos pelos problemas de saúde pública que vivemos em 2020, o ensino à distância já vinha se popularizando no Brasil ou no mundo, com uma porcentagem relevante de cursos de ensino superior sendo ministrados nesta modalidade.

Porém, um processo que parecia ter tudo para demorar mais várias décadas para acontecer, acabou sendo catalisado pelos problemas que vivemos durante este ano. Com a necessidade de fechar todas as escolas e faculdades por vários meses seguidos, vivemos um verdadeiro boom do EAD, sendo a maior parte desta explosão um movimento inevitável que precisou ser seguido por todas as instituições de ensino do mundo afora.

Agora, com bilhões de estudantes pelo mundo tendo aulas à distância, a verdade é que este modelo se tornou o principal e mais promissor de todos. É verdade que nada substitui as aulas presenciais e a interação cara-a-cara entre alunos, professores e outros alunos, porém, com o avanço das tecnologias da comunicação, mesmo essas barreiras e limitações do EAD têm tudo para serem superadas.”

Estrutura do texto dissertativo argumentativo

O planejamento para qualquer ensaio é fundamental, especialmente um ensaio argumentativo porque você está apresentando um argumento que você precisa defender com evidências sólidas. Sua pesquisa deve incluir todas as formas de fontes e materiais de referência (livros, periódicos, artigos, blogs, documentários) por fontes confiáveis ​​e especialistas do setor. Mantenha o seguinte em mente ao pesquisar:

  • Leia amplamente para garantir que você tenha uma boa visão geral do tema, incluindo os principais debates que ocorreram ou estão ocorrendo, argumentos e contra-argumentos e os principais especialistas na área.
  • Mantenha a mente aberta e tente ver os problemas da perspectiva de diferentes indivíduos e partes interessadas. Reconhecer esses pontos de vista e abordá-los em seu ensaio garantirá que você tenha um ensaio bem equilibrado.
  • Fique de olho em ângulos exclusivos que podem não ter sido totalmente explorados ainda.

Lembre-se de que, com o Google ao seu alcance, a pesquisa pode ser fácil de fazer, mas também que você nunca pode pesquisar completamente um tópico devido ao grande número de recursos à sua disposição online. Recomendamos seguir para a próxima etapa quando achar que tem material suficiente, porque você sempre pode fazer pesquisas adicionais depois, caso precise.

Como começar um texto dissertativo argumentativo

É importante começar com os primeiros parágrafos tendo, logo de cara, uma afirmação de abertura. Sua afirmação de abertura é onde você tenta chamar a atenção ou ‘enganchar’ o leitor. Isso atua como uma transição suave para seu histórico e declaração de tese, onde mais tarde você estabelecerá seu lado sobre o assunto. Você pode começar com uma estatística surpreendente que não é comumente conhecida na área. Você pode ser criativo aqui, mas certifique-se de seguir as normas da escrita acadêmica ou acadêmica. Isso significa que não há anedotas pessoais ou citações inspiradoras, etc. Salve-as para seus ensaios narrativos.

Introdução texto dissertativo argumentativo

Após este primeiro passo, siga trabalhando na introdução. Em seguida à declaração de abertura do primeiro parágrafo e sua contextualização, forneça um histórico sobre seu tópico para preparar os leitores para o restante de seu ensaio. Envolva o leitor respondendo às seguintes perguntas:

  • Por que essa questão é importante?
  • Quais são as causas desse problema?
  • Quem ou o que é afetado?
  • Existem soluções disponíveis?
  • O que pode ou deve ser feito a respeito?

Por exemplo, se o tópico for desigualdade de gênero no local de trabalho, você pode compartilhar estatísticas de pesquisas que exemplificam a diferença de renda de um homem e uma mulher comuns que desempenham a mesma função. Tenha em mente que a introdução é todo o tipo de informação que serve para iniciar sua explicação acerca de um determinado tema ou questão que for abordada.

Texto dissertativo argumentativo conclusão

A conclusão resume a afirmação de sua tese e os principais argumentos e tenta convencer o leitor de que seu argumento é o mais válido. Aqui estão algumas ideias sobre como concluir seu ensaio:

  • Inspire e convide o leitor a concordar com seu argumento. Faça perguntas ou declarações que sirvam para conversar com o leitor, perguntando se ele concorda ou pedindo que reflita sobre determinado assunto ou relação estabelecida por você no texto.
  • Apresente hipóteses. Ilustre a cadeia de eventos que acontecerá se o leitor adotar suas ideias. Use exemplos da vida real do passado ou do presente para fundamentar essas representações em uma realidade fundamentada.
  • Pense em uma “visão geral”. Se você está defendendo mudanças nas políticas, quais são as implicações de adotar (ou não) suas ideias? Como eles afetarão o leitor (ou o grupo relevante de pessoas)?

Assim que terminar a sua conclusão, uma boa ideia pode ser voltar à sua introdução e ver se deseja fazer alguma alteração nela. Enquanto escrevia o ensaio, você pode ter percebido ou adicionado pontos que não tinha antes. Você poderia ter formulado seus argumentos de uma maneira convincente que gostaria de replicar na introdução. Da mesma forma como fazer uma resenha crítica, escrever uma dissertação argumentativa demanda opinião própria.

Como fazer um texto dissertativo argumentativo passo a passo

  • Etapa 1: Escolha um tópico e escreva uma declaração de tese

Uma declaração de tese é um resumo de uma ou duas frases da mensagem central ou reivindicação principal de seu ensaio. Uma declaração de tese forte é vital, pois informa ao leitor do que trata o ensaio, para que ele possa decidir se deseja lê-lo ou não.

Uma afirmação de tese forte geralmente apresentará uma afirmação, sua posição sobre a afirmação e os principais pontos que apoiarão sua posição dentro do tópico selecionado. Também servirá como um guia para você quando estiver escrevendo os pontos do corpo do ensaio.

  • Etapa 2: pesquise suas ideias e organize suas descobertas

Se você já experimentou um bloqueio ao escrever, é provável que ele seja causado por um de dois motivos. O primeiro, porque você está olhando para uma tela em branco e não sabe como começar. Neste caso, vá atrás de alguns textos de exemplo para ver frases referência que você pode usar para o início, meio e fim do texto. Em segundo lugar, pode ser porque você não tem certeza de sua afirmação de tese e está inseguro sobre o ponto que quer sustentar em seu texto. Se for este o caso, tente ler mais um pouco e pare para refletir e pensar sobre o assunto.

  • Etapa 3: esboce uma estrutura e escreva seu ensaio

Esta etapa envolve delinear o conteúdo do seu ensaio em uma estrutura que crie um fluxo contínuo para o seu argumento, mas também para o seu leitor.

  • Etapa 4: Faça uma revisão final do seu texto dissertativo

Sim, a parte que mais teme depois de terminar seu ensaio, ler tudo! Mas você não pode deixar de revisá-lo de forma alguma. Aqui estão alguns aspectos a serem observados durante a revisão:

– Esteja atento a quaisquer erros ortográficos ou gramaticais, independentemente de quão pequenos consertem! Eles podem atrapalhar o foco do leitor e minar a integridade intelectual de seu ensaio.

– Tenha em mente as pessoas que irão ler seu texto. Na maioria dos casos, será seu professor ou seus colegas. Certifique-se de que sua linguagem reflita isso, mantenha-a formal e acadêmica, sem coloquialismos!

– Você tem evidências suficientes e as explicou bem? Caso contrário, você sempre pode fazer um pouco mais para fortalecer quaisquer argumentos mais fracos.

E pronto! Sim, é um processo longo, mas vale a pena se você quiser melhorar seu pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas enquanto obtém boas notas na redação. E lembre-se: se você está pensando em comprar TCC ou ter uma ajuda online, o Studybay pode te ajudar!

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br