Guia para fazer um pré-projeto de mestrado de excelente qualidade


Aí você terminou sua graduação, com um TCC fora de série. Uma monografia, estudo de caso ou qualquer outra produção acadêmica que recebeu ótimas notas e muitos elogios dos professores. De qualquer forma, ainda parece que não é o bastante quando vamos escrever um pré-projeto de mestrado, não é mesmo? Parece que só por se tratar de um título de “mestre” as coisas são mais sérias, complexas e profundas, e isso acaba se confirmando conforme vamos pesquisando mais sobre o assunto.

Mas não se desespere! Estamos aqui para mostrar para você todas as características e fornecer um guia de como desenvolver seu pré-projeto de mestrado passo a passo.

Modelo de pré-projeto

Parecido com um modelo de pré-projeto de TCC, no caso do mestrado o que vai mudar é a seriedade com a qual você deverá pesquisar e redigir o documento a ser apresentado. Por quê, você deve estar perguntando, e a resposta é muito simples: no pré-projeto de TCC, você já está na faculdade e já está com sua vaga garantida, tendo apenas que ir se consultando com seu orientador como será realizado o projeto. Quando falamos do pré-projeto de mestrado, a ideia é que você cative a banca examinadora para que eles selecionem o seu projeto como merecedor de cursar aquele mestrado.

Portanto, não vacile com relação ao projeto como um todo. Confira abaixo um modelo de pré-projeto interessante na hora de montar a estrutura do TCC, mas também interessante para pensar em como você irá entregar seu projeto na faculdade.

Introdução

Como todo trabalho acadêmico, é importante que você trabalhe no desenvolvimento de uma introdução geral sobre o tema a ser abordado. Aqui, dê uma explicação sobre do que se trata o tema, exponha as discussões e embates teóricos em questão hoje em dia.e  Explique também como este tema se relaciona com outros temas de estudo importantes.

Referenciais teóricos

Tenha em conta uma coisa importante: os referenciais teóricos são importantes, mas estão longe de serem fixos. Portanto, demonstre-se aberto à inclusão de mais autores e linhas de pensamento que você não tenha incluído em seu projeto. Considerando que você é um aspirante a um curso de mestrado, deverá mostrar-se interessado em aprender e conhecer mais coisas, e não parecer cheio de si nas opiniões e convicções.

Hipótese

Geralmente, os projetos de pesquisa de mestrado, doutorado e qualquer nível que seja exigem que você proponha uma hipótese a ser confirmada. A hipótese é uma afirmação que você deverá testar e tentar falsear durante toda a sua tese de mestrado. Boas hipóteses apresentam correlações entre variáveis e são testáveis e falseáveis; ou seja, boas hipóteses são facilmente comprováveis.

Objetivos do projeto

Você deverá listar de forma sucinta e objetiva o objetivo principal e os objetivos secundários do seu projeto de pesquisa de mestrado. O objetivo principal deve ser apenas um, enquanto os secundários podem ser até uns 5, mais ou menos. De qualquer forma, quanto mais focados e específicos forem seus objetivos, mais qualidade terá seu projeto de pesquisa.

Metodologia

Não deixe de incluir uma seção falando sobre a metodologia que você pretende seguir para levar a cabo sua pesquisa. Da mesma forma que nos referenciais teóricos, você deve mostrar que está aberto a sugestões e novas ideias para metodologias de estudo. Alguns tipos de metodologia existentes, por exemplo, são pesquisas etnográficas, pesquisas exploratórias, pesquisas documentais, entre outros.

Carta de motivações

Muitos cursos pedem que o aluno redija uma carta de motivações, detalhando os motivos de por que haver escolhido este curso e este tema de estudo em específico. Isso existe para que a banca também possa levar em conta as motivações pessoais e o contexto de vida da pessoa que está aplicando para a vaga. Por exemplo, às vezes o projeto não tem uma qualidade tão boa, mas a carta demonstra que o aluno demonstra vontade de aprender e escreve bem, e isso já pode ser um diferencial para que ele seja aceito.

Pré-projeto pronto

Assim como é possível comprar monografia ou um artigo acadêmico, você também pode comprar um pré-projeto de mestrado, desta forma sua vaga na pós-graduação é quase garantida, com uma equipe especializada em textos acadêmicos se encarregando de redigir seu pré-projeto.

Como um projeto de mestrado requer que o aluno seja capaz de entregar um documento que siga todos os padrões necessários para que seja considerado um documento de valor científico e acadêmico, a fase de pré-projeto pode ser um desafio e tanto para muitas pessoas. Às vezes você já tem até uma ótima ideia e algumas coisas prontas, mas precisa apenas de uma assessoria com alguns assuntos. Se for esse o caso, também podemos ajudá-lo.

Pré-projeto de pesquisa em educação

Os cursos de mestrado bolsas de pesquisa em educação estão em alta ultimamente, com várias oportunidades interessantes aparecendo na área. Para garantir que você não ficará de fora e ter acesso à vaga que você tanto sonha num mestrado de educação, vamos ajudar você em todos os passos dessa jornada.

Além de fornecer um serviço de redação completo do pré-projeto de pesquisa, também podemos ajudar com assessoria na apresentação do projeto, trabalhos de pesquisa, entre outros.

Confira um guia de perguntas frequentes sobre os pré-projetos de mestrado:

FAQ

O que é um pré-projeto de pesquisa?

A maioria dos cursos de mestrado e pós-graduação acadêmica requer que o aluno entregue um pré-projeto de pesquisa para servir como filtro e processo seletivo daquele curso de mestrado em específico.

Como fazer um pré-projeto de pesquisa?

É preciso estudar muito as teorias, autores e referenciais teóricos que estão em voga sobre o tema que será estudado. A partir daí, deve-se seguir o modelo de projeto de pesquisa que apresentamos.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br