Importância da contabilidade publica

É de fundamental importância, para quem quer trabalhar nessa área de contabilidade pública, ter um entendimento muito claro, sobre o orçamento público, nele vai ocorrer todas a execuções das finanças públicas. Atualmente este tema, está estreitamente ligado a previsão das receitas, é a fixação das despesas. No Brasil quem toma iniciativas sobre as leis, é o poder executivo, atualmente existe três leis orçamentarias: Plano Plurianual, que deve ser elaborado, é respeitado durante quatros anos. Lei das diretrizes Orçamentarias: é elaborado de forma anual, com objetivo de traçar os gastos do governo, durante o ano. É por fim a Lei Orçamentaria Anual: é onde o governo vai determinar onde vai investir o dinheiro, dividindo em orçamento fiscal, que são as empresas que o governo tem porcentagens, É o orçamento de seguridade social: onde o governo ira investir em empresas liga a ele, para assegurar os direitos básicos dos seus contribuintes.

Partido desse ponto, tudo que o governo arrecada, se denomina receita. Em contra partida, as despesas, e tudo que ele gasta, para se manter etc… Para organizar melhor, existe a classificações de receita e despesas. Segundo a lei 4.320/64 art.11, as receitas correntes, são advindos de tributação, contribuições, etc… Receita de capital são advindos de operação de crédito, alienação etc… As despesas são classificadas como institucional, determinara qual nível do governo poderá utiliza lá. Classificação por elementos: determinara quais gastos tem mais urgências, é por fim classificação funcional, será gasto internamento no governo, sevando em consideração qual tem mais necessidade, educação, saúdes entre outros.

Para assegurar todo esse processo, existe Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000). Vem traçar princípios a serem seguidos pelos nossos representantes públicos, é fundamental para quem quer atuar na área. O gestor ou profissional, precisa respeitar os limites dos orçamentos, gastar o dinheiro conforme foi planejado, manda as contas equilibradas. Vale destacar que o setor público não tem a necessidade de gerar lucros, mas deve ser administrado com bastante cautela, é por profissionais de extrema qualidade, para não se gera um déficit. Vale ressaltar o gasto com pessoal, que não pode ultrapassar, 50% união, 60% estado, 60% municípios. Os gestores públicos que não respeitarem todos esses parâmetros, praticar corrupção, gastos desenfreados, fraudes em licitações etc… Podem seguir o mesmo caminhos da nossa ex presidente Dilma, é tantos outros. ter os mandado casado, e responder processor, pagar multas.

Diante do estudo da contabilidade pública, vemos que e de suma importância para um gestor ou profissional da área, para obter bastante êxito, tanto na carreira política, como na carreira profissional, com a atual evolução do Brasil, vemos isso bem claro, se o gestor, ou profissional, não estiver em constante atualização, e tiver bastante entendimento, fica muito difícil desempenhar uma boa gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *