Diagnóstico de flora e fauna

Meio fisíco

Programa de Monitoramento dos Corpos Hídricos
Justificativa Programa justifica-se pelo risco de contaminação e assoreamento de cursos d’água durante a construção do empreendimento.
Atividades Realizar a Coleta e a Análise das Amostras Emitir Relatório Trimestral, emitir Relatório Semestral Emitir Relatório Final e emitir Relatório de Atendimento das Condicionantes Ambientais.
Metodologia O monitoramento deverá ser realizado conforme Localização dos cursos d’água amostrados no Estudo Ambiental. Nesses corpos hídricos interceptados, quando houver obras que possam afetá-los, serão realizadas duas coletas, uma a montante e outra a jusante da obra, de modo a permitir avaliar as condições sem a ação das obras e as condições sob influência do empreendimento.

Meio biótico

Programa de Proteção à Fauna e a Flora
Justificativa A Área Diretamente Afetada do Porto sofrerá intervenções que promoverão a alterações na cobertura vegetal devido às atividades vinculadas a implantação do empreendimento. Dessa forma se justifica a necessidade deste Programa na elaboração de diretrizes e medidas para reduzir os impactos da supressão da flora.
Atividades Plano de Trabalho, Supervisão de Supressão, Plano de Corte, treinamento dos trabalhadores, demarcação das áreas de supressão, Afugentamento de Fauna, limpeza da área antes do desmatamento, Supressão da Vegetação, Remoção e Destinação dos Produtos da Supressão, Supervisão de Supressão, Relatório Trimestral, Relatório Semestral e Relatório Final.

Metodologia Serão coletados os dados e analisados, O diagnóstico Florístico é realizado de toda a extensão do Porto, depois é feito o levantamento da Regeneração Natural onde as espécies vegetais em processo de regeneração serão mensuradas e identificadas, é realizada a estrutura da vegetação que consiste em estruturar um parâmetro que reflete as alterações ocorridas ao longo do tempo pela formação e serão feitos relatórios semestrais até chegar ao relatório final.


Meio socioeconômico

Programa de Educação Ambiental
Justificativas A educação ambiental está voltada para grupos sociais da área de influência do Porto e tem como princípio fundamento transformar a preocupação ambiental em prática, baseada nas questões vividas e experimentadas pela população em questão. Com isto, a implantação do programa visa criar condições para a participação dos diferentes atores sociais no processo de gestão ambiental e no entendimento de seus papéis como agentes e cidadãos para a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva.
Atividades Serão realizadas oficinas de Planejamento e de ações, palestras com informativo e posterior a emissão dos relatórios semestral e Final.

Metodologias O programa utilizará a intervenção participativa para integrar à temática da Gestão Ambiental da obra, considerando a cultura socioambiental local. Serão utilizados também, instrumentos de acompanhamento, avaliação e controle das ações desenvolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *