Exemplo de ensaio crítico


Todo o processo para se escrever uma análise ou ensaio crítico tem dois pontos principais que devem ser levados em conta, e estamos falando de duas coisas de mesmo peso e medida, ou seja, com o mesmo valor e devendo ser levado em conta de maneira igual. A primeira delas é a forma como o seu leitor irá receber, consumir ou simplesmente ler o texto. A segunda, tem a ver com o processo de escrita, e é sobre estes dois temas que trataremos de falar por aqui. 

O que é um ensaio crítico

Um ensaio crítico científico pode ser sobre um livro, uma obra de arte, um filme ou outro assunto. O objetivo desses ensaios é desafiar sua capacidade de analisar algo e apresentar evidências bem pesquisadas.

Ensaio Crítico ABNT

Uma das coisas mais importantes de qualquer ensaio crítico, assim como de qualquer produção acadêmica textual em âmbito brasileiro, é que ela esteja de acordo com todas as normas da ABNT, em relação à ortografia, formatação, pontuação, referências, etc.

Então, depois de terminar um rascunho, deixe-o de lado por algumas horas ou alguns dias e volte para revisá-lo com novos olhos e especificamente com os olhos das normas da ABNT. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Estou representando com precisão o ponto de vista do autor? Estou apoiando minhas afirmações com evidências do texto? Estou fornecendo uma análise em vez de minha opinião pessoal? Minhas frases estão claras, minha gramática está correta e minha ortografia está correta? Qualquer coisa, empresas de comprar tcc como o studybay podem ajudá-lo no processo de revisão.

Como fazer um ensaio crítico

Aqui está um guia passo a passo sobre como escrever um ensaio crítico:

Etapa 1 – Examine o assunto do ensaio

Se você estiver escrevendo em um livro, peça ou poema, leia pelo menos uma vez. Se você está escrevendo sobre um filme, assista algumas vezes. Ao ler ou assistir, faça anotações:

  • Tema (s) principal (is) – sobre o que é o meu texto e o que vou defender, criticar ou qual será meu posicionamento?
  • Recursos que o tornam único ou semelhante a outras obras
  • Observações estilísticas – é representativo da escrita moderna ou pós-moderna? Faz parte do movimento cinematográfico neorrealista?

Que perguntas surgem conforme você o assiste / lê? Anote-os em suas anotações.

Etapa 2 – Faça uma pesquisa

Encontre fontes confiáveis ​​de especialistas acadêmicos. Ao ler suas fontes, faça anotações detalhadas. Inclua uma ampla gama de pensamentos e opiniões sobre a peça. Você pode restringir o que incluir e o que deixar de fora posteriormente. É melhor ter mais informações do que não o suficiente.

Etapa 3 – Desenvolva sua Tese

Uma declaração de tese deve ser uma opinião forte que se abre à oposição. Por exemplo, “Sua adaptação da peça original para se adequar ao cinema, junto com suas cenas magistralmente assombrantes, tornam Macbeth de Orson Welles a melhor versão cinematográfica da peça de Shakespeare”. Alguém poderia fazer fortes objeções a essa afirmação, o que a torna uma boa tese. Observe que a afirmação é forte em toda a sua extensão. Se você usar a palavra “indiscutivelmente o melhor filme …”, ela tira sua força.

Ensaio Crítico Estrutura

Depois de fazer seu esboço, é hora de detalhar seus temas. Aqui estão algumas dicas:

Para uma boa redação acadêmica – Familiarize-se com os termos que são relevantes para o seu assunto. Por exemplo, se você está escrevendo sobre uma pintura de Jackson Pollock, convém usar palavras como “expressionismo abstrato” e “estilo de pintura gota a gota”

Para facilitar a leitura – use palavras de transição como “Em primeiro lugar”, “Além”, “No entanto”, “Portanto”, “Além disso”. Eles servem como guias para o leitor para ajudá-lo a seguir sua lógica. Empresas onde você pode comprar artigo científico e ensaio acadêmico também podem ajuda-lo nesse tipo de redação.

Reserve um tempo para editar sua redação. Aqui estão algumas dicas úteis de edição:

  • Imprima e leia em voz alta.
  • Peça a um amigo ou pai para ler.
  • Use uma ferramenta de edição para editá-lo de gramática, ortografia e outras questões.

Assuntos que podem ser interessantes para um ensaio crítico

De forma alguma queremos levar a sua pesquisa ou argumentação para um lado ou opinião específica, mas deixamos abaixo alguns bons exemplos de como alguns temas cotidianos e alguns não tanto podem ser explorados:

  • Qual é a mensagem do filme e como o diretor a transmite?
  • Analise uma história em quadrinhos. O que é a mensagem / passagem e como ela amplia as possibilidades do meio visual novel?
  • Observe o remake de um filme clássico. O que mudou?
  • Examine a influência de uma popular série de TV na juventude.
  • Veja o Facebook. Qual foi a ideia inicial? Ele cresceu de forma consistente com a internet e como as pessoas a usam?
  • Compare a Grécia Antiga com os dias de hoje. As práticas, ensinamentos e rituais dos antigos gregos ainda são relevantes?
  • A colonização da América foi uma época brutal da história. Olhando para trás, poderíamos ter feito isso sem matar os povos indígenas da América?
  • Antigo Egito. Enfrente as controvérsias em torno das pirâmides de Gizé. Foram escravos ou alienígenas que os construíram?
  • Segunda Guerra Mundial. Alguns dizem que foi uma tragédia necessária que moldou o mundo moderno. Apresente e analise esta opinião controversa.
  • A Roma Antiga emprestou muito da cultura e da arte da Grécia Antiga e do Egito. No entanto, quando Mussolini apareceu, ele queria preservar a estética clássica italiana da Roma Antiga. Analise a ironia do movimento fascista de ultradireita à luz desses fatos.
  • O dinheiro arruinou os esportes. Analise o argumento para estabelecer se é verdadeiro ou falso.
  • Analise o efeito das apostas na comunidade esportiva.
  • Cristiano Ronaldo é conhecido por ser um ator em campo. Analise a validade desta afirmação.
  • Os e-sports devem ser considerados esportes?

Modelo de ensaio crítico

Pode haver várias evidências convincentes, mas você tem espaço limitado e não pode incluir todas elas. Como decidir:

  • Quais são as que melhor apoiam a sua afirmação de tese?
  • Quais são as autoridades mais reconhecidas no assunto?
  • Quais têm mais de um autor que apóia a mesma ideia?

É importante abordar o lado oposto de um argumento por alguns motivos:

Um contra-argumento dá ao leitor uma descrição mais completa do assunto

Ao abordá-lo, você se estabelece como uma autoridade no assunto; você estudou diferentes lados da questão

Faça um esboço de todos os pontos que deseja incluir. Sua redação deve ter:

Uma introdução – como você deseja apresentar o seu assunto? Com uma citação, uma anedota, uma estatística ou alguma outra técnica? Lembre-se de que a última frase do parágrafo introdutório geralmente é a declaração da tese.

Como escrever um ensaio crítico?

Um bom ensaio crítico apresenta uma análise convincente de um assunto apoiado por recursos válidos com um contraponto entrelaçado. Certifique-se de seguir estas dicas para escrever um ótimo ensaio acadêmico.

Qual a diferença entre análise crítica e ensaio crítico?

Uma análise crítica se trata de uma análise generalista, não necessariamente pensando nos preceitos da academia e da ABNT, e não necessariamente pensando de forma essencialista sobre um determinado tema. O ensaio crítico pretende ser isento, estimular o debate, propor reflexões e etc, enquanto a análise crítica pode ser uma mera análise de um filme ou série sob o ponto de vista estilístico, estético ou mesmo de conteúdo, mas sem necessariamente preocupar-se em manter a isenção a todo o momento. Empresas que ofertam coisas como faço tcc preço, também ajudam na produção acadêmica, e não necessariamente em análises críticas.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br