Resumo de TCC Pronto – Modelos de Resumo de TCC


Aí você terminou seu TCC, e está revendo todas as coisas necessárias em um TCC segundo as normas da ABNT, quando se depara com um “resumo”. Aí vem várias questões: “Como fazer resumo de TCC?”, “Existe um modelo de TCC na internet?”, “Posso conseguir um TCC pronto pela internet?”. Pois é, estas e várias outras dúvidas serão sanadas neste texto.

Confira as principais questões sobre como fazer e como comprar um resumo de TCC facilmente!

Exemplos de resumo de TCC

Antes de mais nada, é necessário separar bem as coisas e entender do que estamos falando quando falamos em um resumo de TCC. Existem regras diferentes para resumos de monografias, artigos científicos e outros tipos de materiais. Como normalmente os trabalhos de conclusão de curso seguem estes dois modelos de resumo de tcc, iremos focar apenas neles. Portanto, primeiro passo: descobrir qual tipo de TCC você está fazendo. É uma monografia ou é um artigo científico?

Pois bem, independentemente do tipo de trabalho que seja o seu, vale dizer que muitas vezes o resumo do TCC também é chamado de “abstract”, uma palavra em inglês. Portanto, não estranhe caso nós tratemos o resumo como “abstract” aqui ou caso você veja este termo por aí em outros lugares.

Resumo de TCC pronto

Os resumos de TCC podem ser comprados prontos na internet, de forma avulsa – separada, ou de forma conjunta com o serviço de revisão de textos, o mais comum dos serviços desta indústria. O site mais comum para conseguir resumos de TCC prontos ou outros tipos de materiais é o Studybay, um portal cujo principal objetivo é ser uma ponte entre professores, acadêmicos, escritores e estudantes dos mais diversos níveis acadêmicos.

Para usar o portal, é muito simples. Em primeiro lugar, você deve se cadastrar no site, e então descrever o que precisa que seja feito pelos profissionais e colaboradores do Studybay. A ideia é que você diga se já tem o TCC pronto, se precisa de revisão de textos ou algo do tipo, ou se a única coisa que está buscando é mesmo alguém que redija e entregue um resumo de TCC pronto a você. Quanto à segurança, não se preocupe: o studybay é seguro e você pode usá-lo sem medo.

Como elaborar um resumo de TCC?

Fazer o resumo de um TCC é fácil, seja uma monografia ou um artigo científico. O conceito é basicamente o mesmo: você deverá colocar em poucas palavras um resumo dizendo do que se trata o seu trabalho, dando inclusive um vislumbre de como o seu trabalho acrescenta à academia – ou seja, compartilhando com os leitores as suas descobertas em potencial conseguidas ao longo do trabalho.

Tente endereçar as seguintes questões para ter um resumo de TCC completo e satisfatório:

  • Do que se trata o seu trabalho? Qual o tema e como você irá abordá-lo?
  • Qual a relevância e a importância deste trabalho acadêmico para a pesquisa que vem sendo realizada sobre o assunto por outras pessoas?
  • Quais ferramentas você utilizou para realizar sua pesquisa acadêmica?
  • Quais os resultados mais relevantes do ponto de vista acadêmico?

Resumo de TCC ABNT – Quais são as regras?

Conforme adiantamos antes de começarmos a falar mais profundamente sobre o tema, é importante que tenhamos bem claro qual tipo de TCC você está fazendo: se é uma monografia ou se é um artigo acadêmico. Por que isso é importante? Bem, principalmente pelo fato de que as normas requeridas pela ABNT – a associação brasileira de normas técnicas – é diferente dependendo do tipo de documento que será entregue.

Para ambos os casos, a fonte utilizada deve ser Times New Roman ou Arial, em tamanho 12 e espaçamento simples.

Veja as diferenças entre cada tipo de TCC com relação à forma de apresentação do resumo:

Resumo de TCC para Monografias

No caso das monografias, o número de palavras deve ser entre 150 a 500. Ou seja, você pode apresentar seu resumo de maneira bastante sintética, ou poderá se estender um pouco além, indo até 500 palavras – algo como uma página inteira.

Resumo de TCC para Artigos Científicos

Para artigos científicos, o número mínimo de palavras continua sendo 150, mas o máximo é de apenas 250 palavras. Isso porque o artigo científico é naturalmente menor, mais limitado e menos extenso do que uma monografia.

Frases para iniciar resumo de TCC

Não existem frases mágicas que vão ajudar você na hora de pensar sobre o resumo de um TCC. De qualquer forma, pensando em se tratar de algo sintético, no qual seu objetivo será descrever o que foi feito em seu trabalho, tente fazer isso da forma mais natural possível, como se estivesse contando a um amigo sobre o que você fez no seu TCC.

Frases como “Neste trabalho, me dediquei a estudar o fenômeno do…”, ou “O objetivo principal desta monografia é analisar os eventos do…”, entre outras do tipo são as mais comuns de serem encontradas no princípio dos resumos de TCC.

 

Como fazer resumo de TCC?

Como um primeiro exercício para formar o seu resumo de TCC, propomos algo bastante simples: tente escrever livremente, como se tivesse contando a um amigo sobre o seu trabalho, e você verá que tudo deve fluir bem. Não tem muito segredo, e caso esteja travado sem conseguir escrever nada, sempre existe a possibilidade de contratar um profissional que te ajude a escrever o conteúdo do zero.

Como iniciar um resumo de TCC?

A ideia é que você comece da forma mais natural e espontânea possível. Geralmente, as frases que começam um resumo de um trabalho científico têm como principal característica a definição do objeto de estudo e a abordagem que você utilizará para estudá-lo. Portanto, é comum vermos inícios de resumos dizendo coisas como “Este trabalho irá estudar...” ou “O objetivo deste trabalho consiste em...”, etc. De qualquer forma, não recomendamos que você se limite a pensar em frases específicas, pois não é de grande ajuda e costuma limitar sua criatividade em textos acadêmicos deste tipo.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br
Possuo mais de 4 anos de experiência na produção de artigos, monografias, projetos de pesquisa e teses de mestrado. Tenho expertise em áreas como psicologia, sociologia, direitos humanos, direito da família, direito civil e constitucional, e antropologia. Ao todo, já produzi mais de 300 artigos em uma variedade de tópicos, incluindo trabalhos acadêmicos.