Como fazer as referências da sua monografia


As referências bibliográficas para monografia, dissertação, tese de mestrado e doutorado e artigos científicos são regulamentadas pela norma ABNT NBR 6023/2020.

Para que outros pesquisadores tenham acesso às fontes bibliográficas que você utiliza, você deve se referir a elas claramente. As regras da ABNT padronizam a maneira como essas referências são criadas, indicando todas as informações necessárias para identificar os trabalhos citados.

Consequentemente, os padrões da ABNT para referências bibliográficas de trabalhos acadêmicos não são complexos; no entanto, são extensos e têm vários detalhes que variam dependendo do tipo de trabalho referenciado.

Como fazer citação de monografias

Em sua tese, Alexander Abdal apresenta o conceito de como o estado assume algumas características em países considerados subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, atuando com um papel incendiário para quem tem industrialização tardia. (ABDAL, 2015)

Na citação da tese doutorado acima (que foi feita através do nosso serviço de compras de teses de doutorado), você pode ver que o nome do autor e a data de publicação de sua tese foram anotados. À medida que seu trabalho acadêmico se desenvolve, você deve ter cuidado com questões como plágio, limitando-se a parafrasear as palavras do autor.

Quando citamos uma citação dentre de citação, usamos aspas dentro de aspas. As aspas simples para delimitação são utilizadas quando as citações têm menos de 3 linhas, juntamente com a página em que o relatório e o ano de publicação estão localizados.

Se o seu trabalho for julgado como plágio, isso pode colocar em jogo a credibilidade da sua dissertação e a reputação como acadêmico.

Padrões básicos da ABNT para CBT

Além de todas essas regras mencionadas para as referências de monografia, os padrões da ABNT se aplicam também ao seu trabalho de conclusão do curso (no comprar TCC, seguimos todas as normas ABNT!). Nesse caso, para uma melhor compreensão das regras, a associação divide todas elas regras em três sessões diferentes, a saber: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos de pós-textuais. A seguir, apresentamos uma breve descrição de cada uma dessas sessões e as regras básicas usadas em cada uma delas:

Elementos pré-textuais

Em elementos de pretexto, ou pré-textuais, a ABNT estabelece regras para a capa, coluna, página de rosto, erros de digitação, folha de aprovação, dedicação, agradecimentos, epígrafe, resumo e resumo em um idioma estrangeiro – summary.

Elementos de texto

Nesta seção, as regras se aplicam ao próprio texto, que ainda possui as seguintes subseções: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Elementos pós-textuais

Por fim, a ABNT define padrões para referências bibliográficas, aplicativos, glossários e aplicativos na seção de elementos pós-textuais.

Como fazer referências de monografia

Desenhos que não são de sua autoria devem conter referência. Esta entrada descreve como se referir às imagens por número na lista de referências. Para adicionar uma imagem que não lhe pertence, você deve primeiro inserir a imagem e indicá-la no texto pelo seu número e, em seguida, adicionar a referência à lista de referências.

Para a segunda etapa, você precisa criar uma referência (listada na lista de referências) com as seguintes informações: “Nome”, “Ano”, “Título”, “Tipo”, “Recebido de”.

O formato para vincular uma referência a uma imagem é o seguinte:

  • Sobrenome, inicial. (ano). Nome da obra[Tipo de imagem]. Disponível em http: //www.www.www.
  • Por exemplo, se você deseja criar um link para um desenho retirado da página patronesapa.com:
  • Gutierrez, M. (2020). Ilustração de sistemas difusos. [Cenário]. Disponível em http://normasapa.com

Itens:

  • Nome: Nome do autor, Sobrenome e Nome da obra.
  • Ano: o ano em que a imagem foi criada.
  • Título: o título original da imagem.
  • Tipo: tipo de imagem, por exemplo: desenho, mapa, ilustração, etc.
  • Disponível em: Fonte onde a imagem foi tirada.

No caso de referências (padrões da APA)

Esta seção discutirá as referências mais usadas. Se outras referências forem necessárias, consulte diretamente o Guia de padrões da APA.

As referências não devem ser confundidas com a bibliografia, que é comumente encontrada em outros tipos de manuscritos. Por um lado, na bibliografia há documentos para aprofundar o assunto discutido; na seção “Referências”, você encontrará material que serviu para desenvolver este trabalho e permite que o leitor amplie o conhecimento do tópico desenvolvido. Em outras palavras, o que é encontrado na bibliografia não aparece necessariamente no manuscrito, enquanto as referências são exclusivamente às citações encontradas no trabalho. Tudo isso para preservar o trabalho intelectual de outros autores e não ser enganado pelo plágio.

Para preparar as referências, deve-se levar em consideração o seguinte:

  • Elas devem ser organizadas em ordem alfabética, pela primeira letra do sobrenome.
  • Se dois ou mais sobrenomes coincidirem, organizamos em ordem alfabética as letras do nome.
  • Se houver várias referências do mesmo autor, elas serão organizadas em ordem cronológica, ou seja, por ano – do menor para o maior.
  • As referências devem ter um recuo duplo no texto.
  • Entre uma referência e outra referência, o espaçamento de linha deve ser duplo.
  • Referências como correspondências privadas podem ser citadas no texto, mas não devem aparecer na lista de referências.

Referências mais usadas nos padrões da APA: • Periódicos e artigos publicados em revistas científicas.

Exemplo de citação de monografia (exemplo)

Os alunos que estão escrevendo seu TCC devem estar cientes de que precisam entender e usar os vários tipos de referências com precisão, afinal, essas são as regras que os professores geralmente avaliam.

Nesse contexto, existem várias maneiras de compor citações na TCC, opções e as formas mais comuns de uso. Siga os exemplos abaixo e descubra como usá-los em seu trabalho:

Como fazer uma citação direta curta / Opção 1:

  • Cite o nome do autor;
  • Digite o ano de trabalho e o número da página em que o trecho foi obtido. Esta informação deve estar entre parênteses;
  • A passagem retirada do livro deve ser idêntica, ou seja, você não pode alterar nenhuma palavra. Deve estar entre aspas e ocupar não mais que três linhas;

Como fazer uma citação direta curta 2:

O exemplo acima é usado, exceto que, neste caso, o nome do autor, a data e o número da página são indicados no final da citação.

Como fazer uma citação direta longa

  • Cite o autor em letras minúsculas, fora dos colchetes e no final do parágrafo;
  • Data do relatório e número da página;
  • Cite a passagem idêntica a como está escrita na fonte da referência;
  • A seção será sem aspas, e deve ter no máximo 8 linhas;
  • Recuar 4 cm e fonte Arial tamanho 10.

Como fazer citações indiretas

  • A passagem será citada nas palavras do aluno com base no conteúdo do autor;
    nome do autor será exibido no início ou final da paráfrase em letras maiúsculas com a data do trabalho entre parênteses;

As citações, opções e usos mais comuns mencionados acima são apenas alguns dos padrões mais usados ​​pelos alunos em seus trabalhos acadêmicos. Portanto, é importante que qualquer aluno que escreva seu TCC estude e tenha conhecimento de todos esses exemplos, para fazer um projeto com mais confiança e de acordo com os padrões exigidos pelas universidades e professores.

FAQ

Como citar uma monografia?

Como fazer cotações TCC nas regras da ABNT Cite o autor entre colchetes em letras minúsculas; Digite o ano de trabalho e o número da página em que a passagem foi feita. Esta informação deve estar entre parênteses; A passagem retirada do livro deve ser idêntica, ou seja, você não pode alterar nenhuma palavra. Deve estar entre aspas e ocupar não mais que três linhas.

Como citar outra citação?

Citação direta Deve conter o ano de publicação e a página da qual o texto foi extraído. Se você estiver citando a frase pela primeira vez entre aspas, o link para o autor deve ser apresentado na seguinte ordem: (NOME DO AUTOR, ano, página). ... Se você ligar primeiro ao autor e depois citar, use: Sobrenome (ano, número da página).

Como citar trabalhos atualizados por outro autor?

Lista de trabalhos com apenas um autor, de acordo com os padrões da ABNT. Sobrenome, inicial do nome, se for um nome composto, iniciais dos dois nomes, local da publicação, editor e ano da publicação.

Como citar uma monografia no shopping?

Para fazer referência ao trabalho de conclusão do curso em seu próprio TCC, você deve usar as regras gerais estabelecidas pela ABNT em relação às referências bibliográficas. Nesse caso, é importante indicar o nome do autor, o nome do TSS, o ano de publicação do documento, a página do trabalho e o tipo de trabalho.

Autora: Sofia Barros Cunha
Editor do Site em comprartcc.com.br