Diferença entre TCC Monografia e Artigo

Cada Universidade marca a extensão e formato em que o TCC ou monografia ou artigo deve ser apresentado, você deve estar atento e cumprir as orientações indicadas. Veja abaixo mais informações sobre a diferença entre TCC monografia e artigo. Para você que fica se perguntando qual a diferença entre tcc e monografia.

O que é um TCC?

Antes de perguntar-se qual a diferença entre tcc monografia e artigo científico, é melhor dar uma olhada de perto em como fazer um trabalho de conclusão de curso. A não ser que você esteja planejando comprar artigo tcc ou já tenha o TCC pronto.

Apresentação: Este ponto é muito importante, pois é a primeira impressão que eles terão do seu trabalho final. Podem exigir um tipo de encadernação, uma capa onde se lê o título do trabalho, o grau ou grau de mestre, o nome do aluno e do tutor … Podem também solicitar um tipo específico de formato (.pdf, .doc…) se o seu modelo de estudo estiver online (UOC, UNED).

Índice: Depois da capa, o normal é que peçam um índice no qual aparecem as seções e o número da página em que cada uma delas se encontra.

Folha de tutoria: Em algumas universidades, folhas de tutoria assinadas pelo tutor e pelo aluno devem ser adicionadas como anexos. Se você está estudando em uma universidade presencial, isso faz sentido, mas se você estiver em uma universidade não presencial, como era o meu caso, neste ponto

Extensão e formato: A Universidade marcará uma extensão recomendada por palavras (cerca de 20 páginas). Também indicará um espaçamento entre linhas, tipo de fonte e tamanho dos mesmos, tanto para os títulos quanto para o corpo (por exemplo, Times New Roman, 12 pontos).

Referências: É importante referenciar corretamente para que seu trabalho não seja considerado plágio. Existem vários sistemas de referência. No Brasil, o órgão que toma conta deste tipo de classificação e revisão é a ABNT, que regula as normas de como fazer isso -Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Se você ainda não sabe muito bem que tipo de TCC deseja fazer, que disciplina escolherá ou que área de estudo irá abranger, entre aqui. Você encontrará algumas diretrizes básicas para começar a guiar seu trabalho final.

O que é monografia?

Se você já escolheu a modalidade do seu trabalho final e tem as coisas um pouco mais claras graças aos nossos esclarecimentos, você está em condições de começar a trabalhar com o trabalho que lhe permitirá concluir a graduação ou o mestrado. Deixando de lado as orientações que a sua Universidade vai indicar para você (e que, claro, você deve respeitar), neste site apresento uma visão global que o ajudará a compor a estrutura e o pano de fundo do seu trabalho. Tanto no TCC quanto no artigo devemos seguir os mesmos passos para a sua preparação, portanto, se você pretende continuar estudando, só terá que aprendê-los uma vez.

Para facilitar, lembre-se que neste site você poderá ler o guia de preparação do projeto de conclusão de curso ou de mestrado, bem como um exemplo de como as diferentes seções do trabalho podem se concretizar, obrigado à amostra de uma obra real de cada tipo. Enfim, você tem nos menus à direita da web as três partes principais em que estruturei a informação, não pode faltar! Enfim, se em algum momento você tiver dúvidas, basta deixar sua dúvida nos comentários daquela seção em que você não encontrou a informação que procurava.

Às vezes, o Fim da Graduação ou Fim da Dissertação de Mestrado está nos sufocando, e parece que o dia da entrega nunca vai chegar, ou que vai chegar muito rápido e não estaremos preparados. O que podemos fazer para estar “em dia” e cumprir os prazos de entrega estipulados? Não existem fórmulas mágicas, mas considerando que muita gente acaba sendo aprovada ao seguir todos os passos que mencionamos aqui, acreditamos que podemos dar alguns conselhos para que você possa fazer isso perfeitamente!

O que é artigo?

Em muitos cursos e universidades, os professores costumam iniciar a entrega do TCC, monografia ou artigo em termos diferentes. Por exemplo, a primeira parte é um esboço do Referencial Teórico, e na segunda eles pedem que você escreva a Metodologia para eles. Um artigo seria o equivalente a cada partezinha dessa, ou todas elas resumidas em apenas uma de qualquer forma. Ou seja, o artigo é muito, mas muito mais breve que a tese ou monografia.

Ouça com atenção o que eles estão pedindo e não se sobrecarregue antes do tempo. Imagine que seu tutor pediu que você lhe desse a metodologia primeiro. Por que investir horas e horas em pesquisas do Referencial Teórico? Isso só vai fazer você atrasar o parto em questão, e que o tutor tenha um sentimento oposto à realidade: que você não está se esforçando porque não está cumprindo o prazo. Portanto, confie no que eles estão pedindo a você: eles não estão fazendo isso para irritar, mas para orientar você da melhor forma possível.

No entanto, às vezes pode ser que o esquema marcado não se adapte ao formato específico de seu TFG, de forma que sua metodologia e estrutura teórica estejam intimamente ligadas. Nestes casos, discuta com o seu professor e apresente a situação a ele; Talvez, ao invés de solicitar uma seção específica, isso lhe dê a liberdade de entregar um primeiro esboço geral, e de qualquer forma você estará demonstrando pró-atividade e interesse pelo trabalho.

Diferença entre monografia TCC e artigo científico

Não podemos colocar ênfase suficiente neste ponto: o planejamento é fundamental quando você está escrevendo um TCC. Vimos milhares de tarefas finais e muitas das falhas em alunos que não planejaram com antecedência ou deixaram tudo para o último minuto.

Você não precisa definir grandes objetivos para si mesmo, mas sim ir para pequenos objetivos. Por exemplo, ao aceitar o tema do trabalho em agosto, você pode começar com um planejamento geral como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *