Diferença entre TCC e Monografia

Muitos alunos, quando menos esperam, se deparam com um problema “simples”: qual a diferença entre monografia e tcc? Ou ainda… qual a diferença entre tcc monografia dissertação e tese? Calma, calma… não é bem assim que funciona e você já vai entender o que queremos dizer com isso. Mas muitas vezes estes nomes podem ser sinônimos uns dos outros – só alguns!

O que é um TCC?

Para começar, o que é um TCC? Também muitas vezes chamado de Artigo, um TCC geralmente cobre um tópico muito específico, por exemplo: Como os Estados Unidos podem reduzir a violência armada.

Um artigo pode ser publicado como uma postagem em um blog, submetido e aceito por uma revista, jornal, anuário ou jornal. Existem também muitos sites que aceitam artigos, mas o grande ponto é que para ele ser considerado um TCC, deve ser um Trabalho de Conclusão de Curso.

Ou seja, não importa se o Trabalho de Conclusão de Curso é um artigo, uma monografia ou o que for, por isso a pergunta qual a diferença entre tcc monografia e artigo não faz muito sentido. Mas perguntar a diferença entre monografia e artigo, apenas, aí sim talvez faça.

O principal objetivo da apresentação de artigos é fazer com que seu nome seja reconhecido como uma autoridade em um determinado nicho ou campo. Um artigo científico é geralmente a publicação de uma profissão estabelecida, como cientistas, médicos, hospitais, departamento de pesquisa da universidade e think tank.

É semelhante, mas não igual à revista, pelo seguinte motivo. Um jornal é publicado com menos frequência, digamos, trimestral, semestral ou apenas uma vez por ano. Seu propósito é mais sério, como uma descoberta médica, propondo uma nova teoria e resultados de pesquisa. Sua circulação costuma ser limitada a pessoas desse nicho ou especialidade.

Uma revista é publicada com mais frequência, digamos, semanalmente e mensalmente, para consumo geral. Sua circulação geralmente é maior do que a de um jornal. Por causa da grande circulação de uma revista, você verá empresas dispostas a pagar um preço alto para colocar seus comerciais e anúncios ali.

O que é monografia?

Agora vamos lá, falar sobre comprar tcc e monografia pronto. Opa, não, ainda não… vamos de teoria. Monografias de pesquisa podem ser edições reformatadas de dissertações, teses ou outros relatórios de pesquisa significativos. As monografias são publicadas por editoras universitárias e editoras comerciais acadêmicas. Um ponto de diferença é que os autores podem receber o pagamento de royalties pelas monografias, enquanto para a maioria das outras pesquisas, como artigos de periódicos e conferências, os autores não recebem pagamento direto. Como um trabalho comercial, uma monografia normalmente será editada para ser lida por um público mais geral ou específico, dependendo de para quem a editora fará o marketing do livro. Os leitores de uma monografia de pesquisa provavelmente serão indivíduos com níveis variados de especialização na área, desde estudantes a acadêmicos, de profissionais a leigos. Ao escrever, você pode presumir que o leitor terá algum interesse no tópico, mas pode não ter muito conhecimento na área. Monografias de pesquisa são geralmente revisadas por pares.

Também pode ser uma questão de convenções disciplinares. Por exemplo, de acordo com alguns estudos, artes e humanidades ainda tendem a preferir monografias. As ciências naturais, por outro lado, parecem estar mais interessadas em artigos. Se você está mais orientado para debates internacionais ou nacionais / locais, também pode desempenhar um artigo ou algo assim.

Existem pelo menos duas tendências mais amplas que afetam o andamento das coisas. Primeiro, o mundo parece estar – para melhor ou para pior – se afastando do formato do livro como uma “medida” de realização acadêmica e em direção ao artigo. Segundo, há uma tendência geral na regulamentação formal de dar mais liberdade aos alunos e seus supervisores (que é outra palavra para abrir mão da responsabilidade). E às vezes, depende inteiramente do candidato.

Qual a diferença entre monografia e tcc

Bem, como já demos um spoiler um pouco antes, não tem muita lógica nesta pergunta, já que um TCC pode ser uma monografia, mas pode ser também um artigo científico, um trabalho maior ou de outra natureza que não um trabalho escrito, entre outras possibilidades. Porém, a academia e os ambientes acadêmicos infelizmente são assim, meio cabeça dura, e precisam categorizar coisas que não necessariamente se encaixam em qualquer categoria específica. Mas bem, vamos fazer um esforço de raciocínio e reflexão um pouco mais elaborado por um momento para tentar definir melhor estas questões de nomenclatura e taxonomia.

Você provavelmente já se deparou com a ideia de como a academia trata de tribos e territórios. A comunidade de ensino superior pode ser sua tribo, mas não é a única lá fora, e não precisa ser a única a que você pertence. Especialmente se você quiser dizer algo para, digamos, pessoas de estudos de política, bolsa de estudos organizacional, sociologia das profissões, estudos de processos globais, estudos de avaliação ou praticamente qualquer coisa que não seja um território exclusivo de pesquisadores do ensino superior, você provavelmente deve se familiarizar com seus respectivos diários, vocabulários, ferramentas e assim por diante.

Uma monografia pode ser uma maneira de fazer isso, mas “pensar em artigos” o empurrará para conferências e periódicos mais cedo, que é onde grande parte da conversa está ocorrendo. Todos estes são normalmente organizados dentro e em torno de limites bem estabelecidos de disciplinas acadêmicas ou áreas temáticas.

Fazer uma monografia pode significar que vai demorar um pouco mais até você apresentar seu trabalho em uma conferência, e o doutorado não deve durar para sempre. A desvantagem disso é que se jogar naquele mundo um pouco mais cedo pode significar que você ainda não está preparado para isso. Seu trabalho provavelmente será desafiado e criticado. A crítica pode até ser injusta ou ir além do ponto. Mas, muitas vezes, também vai direto ao ponto. O mundo, incluindo a academia, está cheio de pessoas que simplesmente não se preocupam em pensar como o que dizem afeta os outros e você pode ter algumas experiências muito desagradáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *