Aprenda como fazer uma dissertação de mestrado

Para o grau de Mestre em Ciências Sociais, você redige uma tese de mestrado em seu assunto principal e faz um exame de maturidade relacionado à tese. A tese é redigida individualmente ou em conjunto por dois alunos, da mesma disciplina ou de disciplinas principais diferentes. A tese pode ser redigida em finlandês, sueco ou inglês. No Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, teses não podem ser declaradas confidenciais.

A tese de mestrado é sua demonstração de competência mais importante até agora. É uma oportunidade de evidenciar sua maturidade acadêmica e capacidade de colocar seus pensamentos em texto. Você pode mostrar que é capaz de escolher um tópico relevante, definir uma questão de pesquisa e dominar os métodos de pesquisa necessários. Além disso, você pode demonstrar sua bolsa de estudos, abordagem crítica e lógica e aderência às práticas e regras acadêmicas. O trabalho de tese envolve reflexão independente sobre fenômenos sociais, familiarização com discussões teóricas no campo, aplicação de métodos de pesquisa acadêmica e integração de teoria e dados empíricos. Além disso, escrever sua tese permite que você aprenda coisas novas sobre si mesmo, por exemplo, sobre suas formas de trabalho e capacidade, percepção, criatividade e perseverança.

Referência de dissertação de mestrado ABNT

A orientação para o processo de tese é fornecida em seminários de mestrado, nos quais o tema e o plano de pesquisa são aceitos. Orientação individual também é fornecida durante e após os seminários. Seminários adicionais de ajuste fino podem ser organizados na fase final do processo. No início do segundo seminário, o mais tardar, um ou dois orientadores são designados para cada tese. Os alunos podem (e geralmente são recomendados) encontrar outros supervisores além do conferencista do seminário. O apoio dos pares também é importante durante o processo de tese. Recomenda-se, portanto, que você encontre outros redatores de teses e, por exemplo, estabeleça um círculo de teses onde possa discutir as várias fases da redação de teses e compartilhar experiências. Tudo para sber como fazer referência de dissertação de mestrado.

Você deve planejar seus estudos de uma forma que facilite o trabalho de sua tese. Por exemplo, você deve programar seus estudos metodológicos de forma que eles apoiem ​​a redação de sua tese e selecione a literatura de discussões metodológicas para apoiar o método de pesquisa escolhido. Completar a literatura relevante para a área de pesquisa simultaneamente com os seminários de mestrado.

Como fazer citação de dissertação de mestrado?

Escrever a tese de mestrado geralmente leva um pouco mais de um ano a partir da primeira sessão do seminário. Também pode ser feito mais rápido, mas o processo de escrita e gestação geralmente leva seu próprio tempo. De qualquer forma, você sabe como fazer um projeto de dissertação de mestrado? Sabe como fazer um projeto de pesquisa? Aqui explicaremos mais sobre o assunto.

O processo envolve um trabalho extenso e independente de longo prazo e consiste em várias fases. É por isso que você deve criar um cronograma indicativo e metas para si mesmo no início do processo.

A extensão das teses varia muito dependendo do desenho do estudo e dos dados da pesquisa. Escrever uma longa tese não é um mérito como tal. Às vezes, as coisas podem ser ditas de maneira concisa, mesmo em 50–60 páginas.

O comprimento excessivo pode até ser um sintoma de estrutura pouco clara e estreitamento insuficiente do tópico. A maioria das teses em ciências sociais consistiu de 50–100 páginas. A duração também varia entre as várias disciplinas.

Alguns deles são guias gerais de pesquisa, enquanto outros enfocam questões específicas, como redação acadêmica. Recomenda-se que você se familiarize com eles em um estágio inicial de seu processo de tese. Exemplos de guias de teses também estão disponíveis no site da Universidade de Helsinque.

Introdução de dissertação de mestrado

O planejamento da sua tese começa com a leitura da literatura de pesquisa anterior sobre o tema. Ao criar o plano de pesquisa, você deve ler muito e também levar isso em consideração ao planejar sua programação. Quanto melhor você se familiarizar com o tema durante o seminário, mais preciso e factível será o seu plano de tese – e mais fácil será o processo de redação. Primeiro você mapeia o que já se sabe sobre o tema e como foi estudado. Suas próprias perguntas e o tema de ligação do estudo serão cristalizados durante este processo. Você pode encontrar pesquisas anteriores de várias maneiras, incluindo pesquisas em bibliotecas e bancos de dados, periódicos, séries de publicações e com base em dicas dadas por professores. É útil seguir periódicos internacionais e suas colunas de resenhas de livros. As organizações de bibliotecas universitárias orientam sobre o uso de diferentes bases de dados (cursos de biblioteca). Veja mais sobre como fazer um ensaio acadêmico.

A orientação para pesquisas anteriores e a criação de uma base teórica devem ser sincronizadas com sua própria tarefa de pesquisa. A tarefa de pesquisa deve ser definida e limitada em um estágio inicial, para que você possa vincular a teoria e os conceitos existentes a ela. Definir adequadamente a tarefa de pesquisa é crucial para saber o tempo todo o que você está fazendo. Você deve ser capaz de resumir o problema de pesquisa em uma única questão principal. Isso torna mais fácil manter em mente o foco de sua tese. Lembre-se de que você pode continuar estudando o assunto mesmo depois da dissertação de mestrado, então você não precisa esclarecer todas as pistas ainda.

Considerações finais de uma dissertação de mestrado

Vários tipos de teses são escritos em ciências sociais. Eles combinam raciocínio, conceitos e observações empíricas de maneiras diferentes. Eles também podem ser puramente “teóricos”, ou seja, analisar uma teoria ou conceito com base na literatura de pesquisa anterior. Não existe uma fórmula pronta para a tese teórica: ela consiste em ler, analisar, raciocinar e traduzir seus pensamentos em texto. Se o que você busca são trabalhos acadêmicos prontos ou um site confiável para comprar tcc, verá mais informações aqui.

O estudo empírico também requer leitura, raciocínio e análise, mas nele você também coleta um conjunto empírico sistemático de dados. Os dados podem consistir em estatísticas existentes, arquivos, documentos, produtos de mídia (artigos de jornais, programas de TV, filmes, etc.), ou você pode coletar os dados com questionários e entrevistas ou por meio de observação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *