Como fazer um texto dissertativo

Tarefas como fazer um texto dissertativo argumentativo podem ser desafiadoras muitas vezes. A qualidade do seu texto é essencial para convencer seus leitores a agirem a favor do que você está promovendo, e, por isso mesmo, você deve conhecer as características de um texto argumentativo que seja capaz de convencer seus leitores do ponto de vista que você queira expor.

Introdução de um texto dissertativo argumentativo

Em primeiro lugar, você deve partir do fato de que apoia ou refuta uma tese. Daí decorre que um texto argumentativo é aquele em que você dá razões que se expressam de forma coerente para verificar ou também convencer sobre a validade de dita tese. E como fazer a tese de um texto dissertativo argumentativo?

Bem, o objetivo de um texto argumentativo é levar o leitor a refletir sobre uma determinada posição. A escrita adequada é muito importante para atingir seus objetivos. É vital que você organize seu texto corretamente e que todas as suas ideias sejam colocadas em uma ordem lógica. Todos os parágrafos não cumprirão a mesma função, portanto as conexões são respeitadas, da mesma forma que é essencial seguir as normas ABNT, mesmo que você vá comprar monografia ou solicitar um tcc pronto no Studybay.

A introdução é responsável por mostrar uma visão geral do que você pode ver mais tarde. Alguns aspectos são importantes para serem contidos. Ao redigir a introdução de um texto, é aconselhável conhecer todas as informações e dados disponíveis da pesquisa. É importante escolher as informações mais relevantes e descartar aquelas que não atendam aos objetivos da investigação.

Conclusão de um texto dissertativo argumentativo

Como fazer a conclusão de um texto dissertativo argumentativo? Os argumentos são uma forma de ratificar o que já foi expresso. O objetivo desta parte é convencer quem está em dúvida sobre a sua veracidade. Sua função dentro do texto argumentativo é apoiar a tese por meio de evidências e / ou razões que a justifiquem.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve conter uma ideia principal que apoia a tese. Por esta razão, evite tratar dois ou mais argumentos no mesmo parágrafo, seria melhor você tratar dois parágrafos para explicar bem o argumento. Cada uma das afirmações que você fará no desenvolvimento para apoiar sua tese são chamadas de premissas. Eles devem identificar os fatos, citar e apresentar razões que sustentem a ideia central.

As conclusões são os últimos parágrafos que fecha seu texto argumentativo. As ideias que foram levantadas nos parágrafos anteriores devem ser retomadas e mostrar que a posição inicial é mantida. Por fim, é importante que você adicione perguntas que incentivem a reflexão do leitor.

Como fazer um texto dissertativo argumentativo exemplos

Depois de responder à pergunta “Como fazer a introdução de um texto dissertativo argumentativo?”, vem a pergunta sobre como fazer o texto em si. Dependendo da sua estratégia, você deve usar um ou outro tipo de argumentação mais relevante. Aqui vão alguns tipos que você pode usar:

Autoridade

Nesse tipo de texto, é mostrado o grau de confiança de onde suas informações são obtidas. Pode ser um renomado instituto de pesquisa, uma testemunha ou um cientista. A força desse argumento é dada pela fonte, portanto é imprescindível incluir algumas referências à pesquisa citada ou ao nome da instituição descrita. Não importa se você é uma eminência no assunto que está tratando, se você não remeter seus argumentos não terão valor.

Causa e consequência

Para verificar uma tese, pode-se buscar as relações de causa, que nada mais são do que os motivos ou motivos para tal afirmação. Além disso, são colocadas as consequências, que são os efeitos ou resultados de seguir ou não a declaração que você faz.

Princípios ou evidências concretas

Se seus argumentos são baseados em evidências concretas, então seu texto argumentativo pertence à realidade. Um exemplo é o uso de dados estatísticos ou fatos relevantes que são conhecidos do público.

Analogia

É um tipo de argumento que parte da hipótese que deve ser tratada como situação de igualdade. Devido a situações semelhantes sendo citadas, você pode decidir a culpa do leitor em favor do que você está reivindicando.

Senso comum

São o tipo de argumento que nem mesmo tem chance de discordar. São aqueles que são usados ​​para expressar um ponto de vista ou uma opinião. Desta forma ninguém pode falar nada sobre ele, já que é reconhecido mundialmente.

Tese de um texto dissertativo argumentativo

Existem 2 modos diferentes de raciocínio e os tipos de argumentos acima a serem usados.

O raciocínio dedutivo é quando você apresenta sua ideia central ou tese e, em seguida, passa a apresentar os argumentos que a sustentam.

Já o raciocínio indutivo tem que os argumentos precedem a tese.

Quatro dos principais tipos de argumento usados ​​em um texto argumentativo são racionais, exemplificativos, oficiais e factuais. Mas isso não para por aqui. Existem técnicas que você pode usar para fazer um bom texto argumentativo. Aqui estão alguns conceitos que você deve conhecer.

Usando a analogia

É conhecida como uma figura da língua falada que se estabelece para dizer semelhanças ou comparações entre certos fatos que a princípio são diferentes. O objetivo é tentar deduzir que as condições que se aplicam de um lado também são funcionais do outro.

Apele para o emocional

Essa técnica também é conhecida como “sofrimento e experiência”. É a capacidade que o escritor pode ter de provocar emoções ou sofrimento no leitor. Pode ser que, com argumentos lógicos simples, você não consiga comover emoções nos leitores. Esta técnica é usada para isso. Mas é fundamental que você conheça as enfermidades dos interlocutores. Para isso, você saberá quais argumentos deve usar para chegar ao lado emocional dele.

Como fazer um projeto de texto dissertativo

Diferencie bem entre premissas e conclusões

A primeira coisa que você deve fazer antes de começar qualquer coisa é perguntar a si mesmo o que deseja testar e quais serão suas conclusões. Você deve ter em mente que a conclusão é a declaração final das razões que você está apresentando.

Você deve ser muito claro sobre as premissas que vai apresentar.

Declare o que você vai dizer em uma ordem lógica

Se o seu objetivo é apresentar um argumento curto, não deve ter mais do que dois parágrafos.

O que os especialistas no assunto recomendam é que você primeiro escreva sua conclusão, para saber o que deseja chegar. Daqui você pode extrair as premissas que usará para chegar ao fim.

Qualquer que seja a estratégia que você use para escrever seu texto argumentativo, você deve ser fluente na expressão de ideias. Isso tornará os argumentos que você tornar mais fáceis e compreensíveis, e as pessoas poderão entendê-lo melhor.

Citação em um texto dissertativo

Como fazer uma citação em um texto dissertativo argumentativo, você sabe? E como fazer referência de artigo científico? Essas são coisas muito importantes a serem levadas em conta quando não se tem familiaridade com estes assuntos.

Muitas vezes nossas palavras podem nos fazer pensar coisas que não são. É por isso que, ao fazer seu texto argumentativo, evite usar palavras ou termos que se prestem a intenções duplas. Isso leva a enfraquecer suas reivindicações. Tente ser o mais transparente possível em suas apresentações para que aqueles que leem possam chegar à mesma conclusão que você.

Como você pode perceber, o texto argumentativo é parte fundamental da nossa vida e o utilizamos diariamente. Geralmente aparece toda vez que há posições opostas entre duas ou mais pessoas e toda vez que você quer convencer alguém de uma delas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *