Como fazer uma redação dissertativa argumentativa

Um ensaio argumentativo é um texto em que seu desenvolvimento é determinado por um argumento ou raciocínio; a exposição de tal raciocínio visa persuadir os leitores da validade de um ponto de vista. O ensaio tem uma ideia central da qual derivam outros que visam complementá-la. Geralmente é um texto acadêmico que dá ao autor uma voz sobre um tópico frequentemente controverso; nela há espaço para a subjetividade e, ao mesmo tempo, a apresentação de fatos e dados que sustentam a posição central. Este tipo de ensaio não pretende tratar de forma detalhada o assunto que aborda, mas sim refletir sobre ele, dando ao leitor opiniões justificadas para convidá-lo a refletir. Tarefas como fazer um projeto de TCC ou trabalhos acadêmicos prontos exigem um domínio deste gênero.

A seguir estão algumas etapas que você pode realizar antes de querer saber como fazer um texto dissertativo:

  • Escolha um tópico de interesse que possa causar polêmica.
  • Investigue o tópico minuciosamente: leia, obtenha uma bibliografia, posições a favor ou contra o argumento central.
  • Escreva um esqueleto parágrafo por parágrafo para descobrir que ordem ele terá e qual ideia vem depois de qual.
  • Escreva o ensaio completo e revise a sintaxe, a gramática e a redação. Deve ser claro, atraente de ler e contundente na forma como as ideias são apresentadas. Quer o leitor concorde ou não, o importante é fornecer uma leitura envolvente.

Redação dissertativa argumentativa passo a passo

Em geral, o que o ensaio busca é transmitir um ponto de vista pessoal sobre um tópico. Assim, pode-se dizer que um ensaio pode ser considerado “argumentativo” quando visa apresentar um raciocínio coerente e bem explicado sobre um tema e, assim, provocar a adesão do leitor ao argumento que descreve. Até certo ponto, todos eles têm algo argumentativo.

Em um ensaio expositivo, por exemplo, uma certa linha de argumento pode ser facilmente desenvolvida. Portanto, os dois tipos podem ser misturados e, nesse caso, seria um ensaio expositivo-argumentativo. Por exemplo, se uma pessoa decide “expor” os efeitos positivos e negativos do aquecimento global em linguagem simples, ela também pode querer argumentar sobre por que investir em energia verde é importante.

Alguns autores apontam que, quando o ensaio é argumentativo, o objetivo principal é convencer e gerar polêmica sobre o assunto. Esse é o propósito de qualquer argumento, convencer. Ou, pelo menos, provocar reflexão nos leitores, ou fazê-los questionar sobre sua própria posição sobre o assunto e se é ou não a correta.

Introdução de redação dissertativa argumentativa

É importante buscar fontes confiáveis ​​para embasar todos os nossos argumentos. Longe do que podemos pensar, a Internet será a última das fontes. Livros ou bancos de dados são muito mais confiáveis ​​em um trabalho desse porte. Mesmo assim, se a fonte na Internet for um órgão oficial, também terá credibilidade suficiente.

Tendo nos informado previamente sobre o assunto que queremos abordar, iremos descobrir se nossos argumentos anteriores foram suportados ou não. Se estiverem, quase todo o trabalho está feito, teremos apenas que escrever o ensaio. Caso contrário, certamente teremos que continuar procurando ou mudar o assunto para um em que nossos argumentos sejam apoiados por dados e opiniões profissionais.

Forneça informações que ajudem a conduzir o leitor a uma revisão mais aprofundada da literatura a seguir. Se aplicável, resuma a pesquisa de estudo de caso anterior aplicada ao problema de pesquisa e por que ela falha em abordar o problema de forma adequada. Descreva por que seu caso será útil. Se nenhum estudo de caso anterior foi usado para abordar o problema de pesquisa, explique por que você selecionou este assunto de análise. Explique por que seu estudo de caso será adequado para ajudar a expandir o conhecimento e a compreensão sobre o problema de pesquisa.

Conclusão de uma redação dissertativa argumentativa

Depois de ler todo o texto, escreva um parágrafo para concluir. Existem mais chaves para escrever o melhor ensaio argumentativo, que você pode melhorar praticando constantemente as partes do ensaio.

A função da conclusão de seu artigo é: 1) reiterar o argumento principal apoiado pelos achados de seu estudo de caso; 2) declarar claramente o contexto, o histórico e a necessidade de buscar o problema de pesquisa usando um desenho de estudo de caso em relação a uma questão, controvérsia ou lacuna encontrada na revisão da literatura; e, 3) fornecer um local para reafirmar de forma persuasiva e sucinta a importância de seu problema de pesquisa, visto que agora o leitor recebeu informações detalhadas sobre o assunto.

Dicas de como fazer uma redação dissertativa argumentativa

O objetivo de um artigo em ciências sociais desenvolvido em torno de uma redação dissertativa argumentativa é investigar profundamente um tema de análise a fim de revelar uma nova compreensão sobre o problema de pesquisa e, assim, contribuir com novos conhecimentos para o que já se sabe de estudos anteriores. . Em disciplinas de ciências sociais aplicadas, como por exemplo, educação, serviço social, administração pública, etc., os estudos de caso também podem ser usados ​​para revelar as melhores práticas, destacar programas-chave ou investigar aspectos interessantes do trabalho profissional.

Em geral, a estrutura de um artigo de pesquisa dissertativa argumentativa não é tão diferente de um artigo de pesquisa padrão de nível universitário. No entanto, existem diferenças sutis das quais você deve estar ciente.  É importante estar tento a pontos como fazer referência de artigo científico, normas da ABNT para TCC, etc.

As evidências que apoiam o método pelo qual você identificou e escolheu seu objeto de análise devem apoiar claramente a investigação do problema de pesquisa e estar vinculadas às principais descobertas de sua revisão da literatura. Certifique-se de citar todos os estudos que ajudaram a determinar se o caso que você escolheu era apropriado para examinar o problema.

NOTA: A escolha do caso ou conjunto de casos a estudar não pode parecer aleatória. Reitere resumidamente o problema de pesquisa que você está investigando e explique por que o objeto de análise em torno do qual você projetou o estudo de caso foi usado. Você deve então descrever as descobertas reveladas em seu estudo do caso usando a proclamação direta, declarativa e sucinta dos resultados do estudo. Destaque quaisquer descobertas inesperadas ou especialmente profundas.

Como fazer uma redação dissertativa argumentativa exemplos

Um dos questionamentos de como fazer uma redação dissertativa argumentativa é sobre como construir uma base para a compreensão de tendências e questões mais amplas aplicadas a circunstâncias semelhantes. No entanto, tenha cuidado ao tirar conclusões de seu estudo de caso. Eles devem ser baseados em evidências e fundamentados nos resultados do estudo; caso contrário, é apenas especulação. Olhando para um exemplo, seria incorreto afirmar que um fator para melhorar o acesso das meninas à educação no Azerbaijão e as implicações políticas que isso pode ter para melhorar o acesso em outras nações muçulmanas é devido ao acesso das meninas às mídias sociais, se não houver documentário evidências de seu estudo de caso para indicar isso. Pode haver evidências anedóticas de que as taxas de retenção eram melhores para meninas que estavam envolvidas com a mídia social, mas essa observação apenas apontaria para a necessidade de mais pesquisas e não seria um achado definitivo se isso não fizesse parte de sua agenda de pesquisa original.

Nenhum caso vai revelar tudo o que precisa ser entendido sobre um problema de pesquisa. Portanto, assim como você deve declarar claramente as limitações de um estudo de pesquisa geral, você deve descrever as limitações específicas inerentes ao objeto de análise. Por exemplo, o caso de estudar como as mulheres conceituam a necessidade de conservação de água em uma aldeia em Uganda poderia ter aplicação limitada em outros contextos culturais ou em áreas onde a água doce de rios ou lagos é abundante e, portanto, a conservação é entendida de forma diferente de preservar acesso a um recurso escasso.

Assim como você não quer generalizar demais a partir das descobertas do seu texto dissertativo argumentativo, você também deve ser meticuloso na consideração de todos os resultados ou recomendações possíveis derivados de suas descobertas. Do contrário, o leitor pode questionar a validade de sua análise, principalmente se você não documentou um resultado óbvio de sua pesquisa de estudo de caso. Por exemplo, no caso de estudar o acidente no cruzamento da ferrovia para avaliar onde e quais tipos de sinais de alerta devem ser localizados, você deixou de levar em consideração a sinalização de limite de velocidade, bem como os sinais de alerta. Ao projetar seu estudo de caso, certifique-se de ter abordado completamente todos os aspectos do problema e não deixe lacunas em sua análise que deixem o leitor questionando os resultados. Caso você tenha dúvidas ou problemas, procure um site confiável para comprar tcc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *