Como fazer a conclusão de um tcc passo a passo

Conclusão é a parte de um texto ou ensaio que tem o objetivo de retomar as ideias transmitidas ao longo do desenvolvimento e da introdução.

Uma conclusão é sintetizar brevemente os pontos mais relevantes, proporcionando o conhecimento explorado ao longo do texto, mas tomando cuidado para não repetir exatamente o que você já escreveu (evite redundâncias!), Ou acrescentar novas informações que não mencionado antes.

A ideia é não deixar pontas soltas para o leitor, esclarecer por que seu texto deve ser importante para ele e deixar uma impressão duradoura sobre ele.

É uma questão realmente muito aberta e sujeita a muitas variáveis ​​a serem respondidas. Na verdade, a extensão de uma conclusão depende do tipo de texto que você está almejando, do tipo de público ao qual está se dirigindo e da intensidade das informações que você apresenta.

Se for um artigo como este, por exemplo, que é uma redação educacional para a internet entre 1000 e 1500 palavras, 2 parágrafos é um bom comprimento e suficiente para uma conclusão.

No caso de uma investigação, um texto de ensaio, tese ou estudo aprofundado de considerável extensão, é correto que a conclusão se situe entre 1 e 4 páginas.

Como fazer a conclusão de um artigo TCC?

Às vezes acontece que, para definir um problema, devemos primeiro recorrer a falar sobre o que ele não é. E é exatamente isso que farei para definir o que é uma conclusão. Então, como fazer a conclusão de um artigo tcc?

Erradamente, as conclusões têm sido entendidas como o resumo de tudo o que já foi exposto em um texto, e não é assim! Uma conclusão não é repetir ideias, mas sim uma oportunidade chave para enfatizar a ideia ou o ponto principal de um escrito.

Em outras palavras, a conclusão pode ser definida como o momento certo para deixar uma marca marcante no leitor.

O objetivo desta parte do texto é lembrar pela última vez porque tudo o que você explicou é importante, explicar por que os resultados obtidos e deixar a porta aberta para outros tópicos e outras áreas de possível interesse a serem abordadas. no futuro, mas que continuam vinculados à sua contribuição intelectual.

Uma conclusão NÃO deve:

  • Adicionar novas informações à conclusão, ou seja, falar coisas que você não chegou a mencionar em nenhum momento do texto;
  • Repetir tudo o que você já disse com menos palavras, de forma mais resumida, sem tantos detalhes e amarrando tudo;
  • Apresentar novos argumentos, já que isso pode confundir o leitor;
  • Mostrar pouca confiança em fazer o argumento principal;
  • Ser incoerente em relação ao tema abordado na estrutura.

Por outro lado, uma conclusão deve apresentar os seguintes pontos:

  • Rever os pontos principais;
  • Enfatizar a importância do que você deseja verificar em seu TCC;
  • Retomar o resultado e impactar de forma concisa que saiu da ideia principal;
  • Motivar para continuar pensando sobre o tema;
  • Convidar seus leitores a seguir seu trabalho, com novas conclusões e pontos de vistas diferentes.

Conclusão de um trabalho de TCC

A primeira coisa que uma conclusão deve fazer é esclarecer ao leitor as dúvidas que ele ainda possa ter sobre o assunto abordado. Assim como fazer a introdução de um tcc ou como fazer um tcc de forma geral, a conclusão requer poder de síntese.

Ou seja, nele você retorna aos pontos principais, demonstrando como resolveu o problema. Isso ajuda o leitor a não esquecer qual foi o ponto ou pontos mais importantes que você fez no texto.

O conhecimento não é uma questão com ponto final. Ao contrário, é algo que se constrói indefinidamente e sua demonstração em um texto é apenas uma contribuição para um tema ainda maior.

A conclusão, por sua vez, é uma oportunidade para convidar o leitor a continuar sentindo a necessidade de se aprofundar. E você pode fazer isso fazendo uma chamada clara para algo que você deseja que o leitor faça.

Por exemplo, convide-o a aguardar a próxima parte de sua redação ou conduza-o a outro conteúdo que você criou com tópicos relacionados para que o leitor possa aprender mais sobre o assunto.

Convide-o a contribuir com conhecimento na forma de um comentário ou simplesmente colocar o que aprendeu em prática para verificar se o que você ensinou funciona.

Uma boa conclusão é tão importante quanto uma introdução. Vamos fazer um checklist antes de aprofundar o tema, para que você possa gravar na memória os elementos que não podem faltar, de forma alguma, ao final de seus ensaios.

Conclusão de um projeto de TCC

Antes de ficar em dúvida sobre como fazer referência de artigo científico ou como fazer artigo científico em si, procure informações sobre trabalhos prontos e modelo de tcc para tentar usar isso a seu favor. Veja algumas dicas para escrever sua conclusão:

  1. Escreva uma frase de abertura

Fuja dos clichês “Concluindo”, “Concluindo”, etc. Afinal, o leitor já sabe que você está prestes a concluir seu texto, certo? Em vez disso, você pode usar, por exemplo, “As evidências apresentadas acima mostram que”, “Finalmente …”.

  1. Evite repetições

Embora você precise abordar os pontos principais, isso não significa que tenha que aborrecer o leitor repetindo as mesmas informações de forma abreviada.

Você pode usar frases como “Devido a”, “Como você pode notar”, “Pelos motivos que mencionamos”, para estabelecer uma relação com as ideias sem repeti-las novamente e ter espaço para concluir de uma forma nova e criativa.

  1. Deixe uma impressão duradoura

Impressões duradouras são aquelas que permanecem na mente do leitor mesmo depois de terminar de ler o texto.

Você pode alcançá-los fazendo perguntas provocativas, terminando com avisos, evocando uma imagem, fazendo uma chamada para a ação, sugerindo resultados e muito mais (inspire-se com os tipos de seção de conclusões!)

Não é difícil fechar ciclos quando está claro qual foi o percurso, lembra? A conclusão só surge quando a experiência e a busca por informações resultam em autoconhecimento.

A conclusão deve receber a mesma força que é dada a uma introdução ou a um corpo de texto.

Assim como o objetivo de cada frase de um texto é fazer com que o leitor passe para a próxima, a conclusão se encarrega de encerrar com detalhes tudo o que você quis demonstrar para que o leitor acredite em você e volte para o seu trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *